O desenvolvimento do Projeto TIMAX: um telescópio imageador de raios-X duros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavio D'Amico
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
Texto Completo: http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.28.23.18
Resumo: Descreve-se neste trabalho o desenvolvimento do projeto TIMAX, o primeiro telescópio imageador de raios-X duros construidos no Hemisfério Sul. Uma nova e elegante maneira de se obter uma anti-máscara a partir da mascara inicial sem a adição de peso extra a experiência e as vantagens da utilização deste método são descritas. O experimento, que será lançado a bordo de um balão estratosférico, possui uma resolução angular de 1o,7 em um campo visada de 10oX10o (FWHM) com uma sensibilidade de 7 10-5 fótons cm-2 S-1 KeV-1 na faixa de 30 a 100 KeV, para uma atmosfera residual de 3,5 g cm-2 e um tempo de integração de 104s. Com essa sensibilidade o experimento esta apto a fazer imagens das fontes mais brilhantes do Hemisfério Sul, com especial atenção para o Centro Galáctico. Novas imagens em raios-X desta região ainda pouco estudada são as principais contribuições do experimento para o desenvolvimento da astrofísica de altas energias.
id INPE_7a30638173391d1e1e37c79c4ba3839d
oai_identifier_str oai:urlib.net:sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.28.23.18.15-0
network_acronym_str INPE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO desenvolvimento do Projeto TIMAX: um telescópio imageador de raios-X durosThe development of the Project TIMAX: A hard X-ray imaging telescope hard.1992-08-27João BragaThyrso Villela NetoEduardo Janot PachecoFlavio D'AmicoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)Programa de Pós-Graduação do INPE em Ciência EspacialINPEBRraios-x durostelescópios imageadoresmáscara codificadahard x-raystelescopes imagerscoded masksDescreve-se neste trabalho o desenvolvimento do projeto TIMAX, o primeiro telescópio imageador de raios-X duros construidos no Hemisfério Sul. Uma nova e elegante maneira de se obter uma anti-máscara a partir da mascara inicial sem a adição de peso extra a experiência e as vantagens da utilização deste método são descritas. O experimento, que será lançado a bordo de um balão estratosférico, possui uma resolução angular de 1o,7 em um campo visada de 10oX10o (FWHM) com uma sensibilidade de 7 10-5 fótons cm-2 S-1 KeV-1 na faixa de 30 a 100 KeV, para uma atmosfera residual de 3,5 g cm-2 e um tempo de integração de 104s. Com essa sensibilidade o experimento esta apto a fazer imagens das fontes mais brilhantes do Hemisfério Sul, com especial atenção para o Centro Galáctico. Novas imagens em raios-X desta região ainda pouco estudada são as principais contribuições do experimento para o desenvolvimento da astrofísica de altas energias.In this dissertation we describe the development of the TIMAX project, the first imaging telescope for hard X-rays built in the Southern Hemisphere. We show a new and elegant manner of providing an antimask of the initial mask without the addition of extra weight to the experiment and the advantages of this method are emphasized. The TIMAX experiment has an angular resolution o f~ 1°.7 in a 10° x 10° (FWHM) field of view with a sensitivity of 7 · 10-s photons cm-2 s-1 keV-1 in the 30 - 100 keV range, for an integration time of 104 s at a residual atmosphere of 3.5 g cm-2 . With this sensitivity we are able to produce images o f the brightest sources in the Southern Hemisphere. We are particularly interested in the Galactic Center Region. New hard X-ray images of this poorly studied region of the sky are the main contributions of the experiment for the evolution of high energy astrophysics.http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.28.23.18info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPEinstname:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)instacron:INPE2021-07-31T06:52:33Zoai:urlib.net:sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.28.23.18.15-0Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibdigital.sid.inpe.br/PUBhttp://bibdigital.sid.inpe.br/col/iconet.com.br/banon/2003/11.21.21.08/doc/oai.cgiopendoar:32772021-07-31 06:52:33.959Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)false
dc.title.pt.fl_str_mv O desenvolvimento do Projeto TIMAX: um telescópio imageador de raios-X duros
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The development of the Project TIMAX: A hard X-ray imaging telescope hard.
title O desenvolvimento do Projeto TIMAX: um telescópio imageador de raios-X duros
spellingShingle O desenvolvimento do Projeto TIMAX: um telescópio imageador de raios-X duros
Flavio D'Amico
title_short O desenvolvimento do Projeto TIMAX: um telescópio imageador de raios-X duros
title_full O desenvolvimento do Projeto TIMAX: um telescópio imageador de raios-X duros
title_fullStr O desenvolvimento do Projeto TIMAX: um telescópio imageador de raios-X duros
title_full_unstemmed O desenvolvimento do Projeto TIMAX: um telescópio imageador de raios-X duros
title_sort O desenvolvimento do Projeto TIMAX: um telescópio imageador de raios-X duros
author Flavio D'Amico
author_facet Flavio D'Amico
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv João Braga
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Thyrso Villela Neto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo Janot Pacheco
dc.contributor.author.fl_str_mv Flavio D'Amico
contributor_str_mv João Braga
Thyrso Villela Neto
Eduardo Janot Pacheco
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Descreve-se neste trabalho o desenvolvimento do projeto TIMAX, o primeiro telescópio imageador de raios-X duros construidos no Hemisfério Sul. Uma nova e elegante maneira de se obter uma anti-máscara a partir da mascara inicial sem a adição de peso extra a experiência e as vantagens da utilização deste método são descritas. O experimento, que será lançado a bordo de um balão estratosférico, possui uma resolução angular de 1o,7 em um campo visada de 10oX10o (FWHM) com uma sensibilidade de 7 10-5 fótons cm-2 S-1 KeV-1 na faixa de 30 a 100 KeV, para uma atmosfera residual de 3,5 g cm-2 e um tempo de integração de 104s. Com essa sensibilidade o experimento esta apto a fazer imagens das fontes mais brilhantes do Hemisfério Sul, com especial atenção para o Centro Galáctico. Novas imagens em raios-X desta região ainda pouco estudada são as principais contribuições do experimento para o desenvolvimento da astrofísica de altas energias.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv In this dissertation we describe the development of the TIMAX project, the first imaging telescope for hard X-rays built in the Southern Hemisphere. We show a new and elegant manner of providing an antimask of the initial mask without the addition of extra weight to the experiment and the advantages of this method are emphasized. The TIMAX experiment has an angular resolution o f~ 1°.7 in a 10° x 10° (FWHM) field of view with a sensitivity of 7 · 10-s photons cm-2 s-1 keV-1 in the 30 - 100 keV range, for an integration time of 104 s at a residual atmosphere of 3.5 g cm-2 . With this sensitivity we are able to produce images o f the brightest sources in the Southern Hemisphere. We are particularly interested in the Galactic Center Region. New hard X-ray images of this poorly studied region of the sky are the main contributions of the experiment for the evolution of high energy astrophysics.
description Descreve-se neste trabalho o desenvolvimento do projeto TIMAX, o primeiro telescópio imageador de raios-X duros construidos no Hemisfério Sul. Uma nova e elegante maneira de se obter uma anti-máscara a partir da mascara inicial sem a adição de peso extra a experiência e as vantagens da utilização deste método são descritas. O experimento, que será lançado a bordo de um balão estratosférico, possui uma resolução angular de 1o,7 em um campo visada de 10oX10o (FWHM) com uma sensibilidade de 7 10-5 fótons cm-2 S-1 KeV-1 na faixa de 30 a 100 KeV, para uma atmosfera residual de 3,5 g cm-2 e um tempo de integração de 104s. Com essa sensibilidade o experimento esta apto a fazer imagens das fontes mais brilhantes do Hemisfério Sul, com especial atenção para o Centro Galáctico. Novas imagens em raios-X desta região ainda pouco estudada são as principais contribuições do experimento para o desenvolvimento da astrofísica de altas energias.
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.28.23.18
url http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.28.23.18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação do INPE em Ciência Espacial
dc.publisher.initials.fl_str_mv INPE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
instname:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
instacron:INPE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
instname_str Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
instacron_str INPE
institution INPE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
repository.mail.fl_str_mv
publisher_program_txtF_mv Programa de Pós-Graduação do INPE em Ciência Espacial
contributor_advisor1_txtF_mv João Braga
_version_ 1706809348840226816