Metodologia de sensoriamento remoto no monitoramento de modificações no canal fluvial e atualização de cartas náuticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner Santos de Almeida
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
Texto Completo: http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1912/2005/07.18.22.33.22
Resumo: Este trabalho tem como finalidade propor metodologia de Sensoriamento Remoto para monitoramento das alterações ocorridas na forma do canal fluvial de um trecho do rio Solimões, como subsidio para atualização cartográfica de cartas náuticas. No desenvolvimento da metodologia foram usados produtos de sensores remotos (imagens MSS e TM da serie LANDSAT e fotografias aéreas da região), documentos cartográficos (mapas batimétricos e topográficos), técnicas de processamento de imagens e de computação aplicada nos ambientes do Sistema de Tratamento de Imagens (SITIM-150) e do Sistema de Informações Geográficas (SIG), ambos pertencentes ao Instituto de Pesquisas Espaciais. Os resultados alcançados permitiram detectar deposições de sedimentos e erosões ocorridas no trecho do canal fluvial estudado. Estas modificações justificaram a confecção de uma restituição cartográfica UTM, com pontos de controle obtidos durante o trabalho de campo. Essa restituição permitiu a atualização dos contornos das partes emersas de um trecho da carta náutica da região, sendo obtida uma precisão cartográfica compatível com as cartas planimétricas, em termos de Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC), classe A, na escala de 1:100.000.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMetodologia de sensoriamento remoto no monitoramento de modificações no canal fluvial e atualização de cartas náuticasMethodology of remote sensing for monitoring modifications in the fluvial channel and updating nautical charts1989-05-10Tânia Maria SausenEvlyn Márcia Leão de Moraes NovoJerson KelmanNelson Delfino d'Ávila MascarenhasJuércio Tavares de MattosWagner Santos de AlmeidaInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)Programa de Pós-Graduação do INPE em Sensoriamento RemotoINPEBRcartografiario Solimõescartas náuticasriossitim-150Sistemas de Informação Geográfica (SGI)mapeador temático (LANDSAT)satélites LANDSATcanal fluvialimagens LANDSATsistemas multiespectrais de varredurafotografia aéreadados cartográficossedimentoserosãosistema de tratamento de imagensmonitoramentocartographynautical chartsriversthematic mapper (LANDSAT)topographyLANDSAT satellitesmorphologygeographic information systemEste trabalho tem como finalidade propor metodologia de Sensoriamento Remoto para monitoramento das alterações ocorridas na forma do canal fluvial de um trecho do rio Solimões, como subsidio para atualização cartográfica de cartas náuticas. No desenvolvimento da metodologia foram usados produtos de sensores remotos (imagens MSS e TM da serie LANDSAT e fotografias aéreas da região), documentos cartográficos (mapas batimétricos e topográficos), técnicas de processamento de imagens e de computação aplicada nos ambientes do Sistema de Tratamento de Imagens (SITIM-150) e do Sistema de Informações Geográficas (SIG), ambos pertencentes ao Instituto de Pesquisas Espaciais. Os resultados alcançados permitiram detectar deposições de sedimentos e erosões ocorridas no trecho do canal fluvial estudado. Estas modificações justificaram a confecção de uma restituição cartográfica UTM, com pontos de controle obtidos durante o trabalho de campo. Essa restituição permitiu a atualização dos contornos das partes emersas de um trecho da carta náutica da região, sendo obtida uma precisão cartográfica compatível com as cartas planimétricas, em termos de Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC), classe A, na escala de 1:100.000.This work has the finality to propose methodology of Remote Sensing for monitoring the fluvial morphology of a section's Solimões river (Brazil), as support for artographic updating of nautical charts. In developing of the methodology, the following material was used: LANDSAT MSS and TM images, aerial photographs, cartographic documents (bathymetric and topographic maps), image processing techniques and data base technologies for mapping applications in a Geographical Information System. Among the results obtained it should be emphasized that deposition and erosion of sediments were detected which have caused changes at the section of the river channel under study. Due to these changes, a cartographic restitution was made, using a TM-LANDSAT image registered with an UTM cartographic grid. The control points were obtained during the field work. This restitution allowed the up-to dating of the contour-line of a part of the nautical chart. The cartographic precision obtained is compatible with planimetric charts, in terms of Cartographic Accuracy Standard (PEC) class A, scale 1:100.000.http://urlib.net/sid.inpe.br/iris@1912/2005/07.18.22.33.22info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPEinstname:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)instacron:INPE2021-07-31T06:52:40Zoai:urlib.net:sid.inpe.br/iris@1912/2005/07.18.22.33.31-0Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibdigital.sid.inpe.br/PUBhttp://bibdigital.sid.inpe.br/col/iconet.com.br/banon/2003/11.21.21.08/doc/oai.cgiopendoar:32772021-07-31 06:52:40.744Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)false
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