Análise do determinismo na comunicação por rede em sistemas computacionais embarcados em veículos aeroespaciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sérgio Duarte Penna
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INPE
Texto Completo: http://urlib.net/sid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/11.26.12.38
Resumo: Sistemas computacionais embarcados em veículos aeroespaciais têm assumido um caráter distribuído na tentativa de resolver problemas como reconfigurabilidade, escalabilidade, mantenabilidade, comunalidade e longevidade de componentes e subsistemas. Em um sistema de computação distribuída, processos e tarefas são executados por computadores similares interligados por um canal de comunicação. Por outro lado, sistemas distribuídos apresentam desafios de projeto bem maiores que os tradicionais sistemas ditos monolíticos, onde todas as funções são executadas por um único computador combinando hardware e software. Dentre eles destacamos o determinismo (previsibilidade na ocorrência de eventos), a causalidade (a ordenação temporal de ocorrências de eventos) e o sincronismo (simultaneidade de ocorrências de eventos) [Stankovic, 1988]. Este trabalho tem por objetivo a análise do determinismo na comunicação por rede em sistemas computacionais embarcados em veículos aeroespaciais. Um caso de estudo representado por um modelo simples de um corretor de trajetória é analisado exercitando técnicas disponíveis, em particular usando fundamentos do Network Calculus e a multiplexação por divisão do tempo, buscando assegurar um caráter determinístico à comunicação de dados. Os resultados obtidos são comparados e é mostrado que as análises são suficientes para determinar parâmetros essenciais para uma escolha correta do meio físico e da estratégia apropriada para transmissão de dados ainda em fase de projeto. Finalmente, as limitações encontradas nas análises feitas são discutidas e novos estudos são sugeridos.
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