Análise da sensibilidade dos spreads soberanos: um canal indireto de influência de fatores domésticos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Adriano Pires
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1017
Resumo: A análise da sensibilidade dos spreads soberanos a mudanças do ambiente internacional é foco do presente trabalho. Objetiva-se analisar se a sensibilidade dos spreads não é a mesma entre os diversos países emergentes e que parte destas diferenças pode ser relacionada a discrepâncias exibidas nos próprios fundamentos domésticos, o que cria um canal indireto de influência dos mesmos sobre a determinação do risco-país. Evidencia-se que medidas tais como taxa de crescimento do PIB, taxa de inflação e índice de vulnerabilidade externa afetam o grau de resposta dos spreads dos títulos soberanos a mudanças no quadro externo. Os resultados desta investigação corroboram o entendimento de que os governos devem implementar boas práticas de gestão macroeconômica, uma vez que é grande o peso dado pelos investidores à qualidade de tal prática.
id INSP_0fc5772397fa35685e3285203e88057f
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1017
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Análise da sensibilidade dos spreads soberanos: um canal indireto de influência de fatores domésticos?SensibilidadeCanal indiretoSpreads soberanoA análise da sensibilidade dos spreads soberanos a mudanças do ambiente internacional é foco do presente trabalho. Objetiva-se analisar se a sensibilidade dos spreads não é a mesma entre os diversos países emergentes e que parte destas diferenças pode ser relacionada a discrepâncias exibidas nos próprios fundamentos domésticos, o que cria um canal indireto de influência dos mesmos sobre a determinação do risco-país. Evidencia-se que medidas tais como taxa de crescimento do PIB, taxa de inflação e índice de vulnerabilidade externa afetam o grau de resposta dos spreads dos títulos soberanos a mudanças no quadro externo. Os resultados desta investigação corroboram o entendimento de que os governos devem implementar boas práticas de gestão macroeconômica, uma vez que é grande o peso dado pelos investidores à qualidade de tal prática.This paper aims to analize the sensitivity of sovereign spreads to changes in the external environment. The object is to demonstrate that spread sensitivity varies among emerging markets and that part of the differences observed could be traced to discrepancies in their respective domestic fundamentals, which establish an indirect influence channel of fundamentals on the determination of country risk. Evidence suggests that metrics such as GDP growth rate, inflation rates and external solvency ratios affect the intensity of the response of sovereign spreads to changes in the external conditions. The conclusions of the present research corroborate the notion that countries profit directly from the implementation of good macroeconomic management practices, on the tenet that investors attach a substantial weighting to the quality of economic governance.Rossi Junior, Jose LuizLopes, Adriano PiresLopes, Adriano Pires2021-09-13T03:16:15Z2015-10-20T14:16:58Z2021-09-13T03:16:15Z20072015-10-20T14:16:58Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis55 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1017São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T14:55:02Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T14:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da sensibilidade dos spreads soberanos: um canal indireto de influência de fatores domésticos?
title Análise da sensibilidade dos spreads soberanos: um canal indireto de influência de fatores domésticos?
spellingShingle Análise da sensibilidade dos spreads soberanos: um canal indireto de influência de fatores domésticos?
Lopes, Adriano Pires
Sensibilidade
Canal indireto
Spreads soberano
title_short Análise da sensibilidade dos spreads soberanos: um canal indireto de influência de fatores domésticos?
title_full Análise da sensibilidade dos spreads soberanos: um canal indireto de influência de fatores domésticos?
title_fullStr Análise da sensibilidade dos spreads soberanos: um canal indireto de influência de fatores domésticos?
title_full_unstemmed Análise da sensibilidade dos spreads soberanos: um canal indireto de influência de fatores domésticos?
title_sort Análise da sensibilidade dos spreads soberanos: um canal indireto de influência de fatores domésticos?
author Lopes, Adriano Pires
author_facet Lopes, Adriano Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi Junior, Jose Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Adriano Pires
Lopes, Adriano Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Sensibilidade
Canal indireto
Spreads soberano
topic Sensibilidade
Canal indireto
Spreads soberano
description A análise da sensibilidade dos spreads soberanos a mudanças do ambiente internacional é foco do presente trabalho. Objetiva-se analisar se a sensibilidade dos spreads não é a mesma entre os diversos países emergentes e que parte destas diferenças pode ser relacionada a discrepâncias exibidas nos próprios fundamentos domésticos, o que cria um canal indireto de influência dos mesmos sobre a determinação do risco-país. Evidencia-se que medidas tais como taxa de crescimento do PIB, taxa de inflação e índice de vulnerabilidade externa afetam o grau de resposta dos spreads dos títulos soberanos a mudanças no quadro externo. Os resultados desta investigação corroboram o entendimento de que os governos devem implementar boas práticas de gestão macroeconômica, uma vez que é grande o peso dado pelos investidores à qualidade de tal prática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007
2015-10-20T14:16:58Z
2015-10-20T14:16:58Z
2021-09-13T03:16:15Z
2021-09-13T03:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1017
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986263367778304