Global value chains e o caso do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirino, Andressa Leão Borges
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1295
Resumo: O objetivo desse estudo é comparar a participação do Brasil com a de outros países na fragmentação do processo global de produção (Global Supply Chain). Na análise descritiva, constarão as variáveis criadas pela OECD em parceria com a WTO que indicarão o valor adicionado por cada país no comércio internacional. De modo geral, busca-se compreender a integração e associação das economias no intercâmbio de bens e os principais aspectos determinantes das Global Value Chains. Para tanto, a balança comercial apresenta importante papel na avaliação da participação de cada país em termos de valor adicionado nas exportações e importações. No caso, surgem como principais resultados que variáveis macroeconômicas apresentam diferentes elasticidades com relação ao valor adicionado aos bens e serviços a serem exportados entre si e ao longo do tempo. Nível de emprego e investimento em ativos fixos mostraram-se variáveis relativamente influentes no valor adicionado às exportações, reforçando a premissa de que esses são fatores importantes na cadeia de produção. Ainda, conclui-se que o Brasil especificamente manteve-se aproximadamente invariante ao longo do tempo com relação aos seus parceiros comerciais, possivelmente por questões de política interna que não puderam ser contempladas neste trabalho.
id INSP_14387c81c65464c487a194aeb81ef6b1
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1295
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Global value chains e o caso do BrasilGlobal value chainsComércio internacionalFragmentaçãoO objetivo desse estudo é comparar a participação do Brasil com a de outros países na fragmentação do processo global de produção (Global Supply Chain). Na análise descritiva, constarão as variáveis criadas pela OECD em parceria com a WTO que indicarão o valor adicionado por cada país no comércio internacional. De modo geral, busca-se compreender a integração e associação das economias no intercâmbio de bens e os principais aspectos determinantes das Global Value Chains. Para tanto, a balança comercial apresenta importante papel na avaliação da participação de cada país em termos de valor adicionado nas exportações e importações. No caso, surgem como principais resultados que variáveis macroeconômicas apresentam diferentes elasticidades com relação ao valor adicionado aos bens e serviços a serem exportados entre si e ao longo do tempo. Nível de emprego e investimento em ativos fixos mostraram-se variáveis relativamente influentes no valor adicionado às exportações, reforçando a premissa de que esses são fatores importantes na cadeia de produção. Ainda, conclui-se que o Brasil especificamente manteve-se aproximadamente invariante ao longo do tempo com relação aos seus parceiros comerciais, possivelmente por questões de política interna que não puderam ser contempladas neste trabalho.Campos, Camila de Freitas SouzaCirino, Andressa Leão BorgesCirino, Andressa Leão Borges2016-03-16T16:31:22Z2021-09-13T02:34:07Z20152016-03-16T16:31:22Z2021-09-13T02:34:07Z20152015bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion52 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1295São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:31:45Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:31:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Global value chains e o caso do Brasil
title Global value chains e o caso do Brasil
spellingShingle Global value chains e o caso do Brasil
Cirino, Andressa Leão Borges
Global value chains
Comércio internacional
Fragmentação
title_short Global value chains e o caso do Brasil
title_full Global value chains e o caso do Brasil
title_fullStr Global value chains e o caso do Brasil
title_full_unstemmed Global value chains e o caso do Brasil
title_sort Global value chains e o caso do Brasil
author Cirino, Andressa Leão Borges
author_facet Cirino, Andressa Leão Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Camila de Freitas Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Cirino, Andressa Leão Borges
Cirino, Andressa Leão Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Global value chains
Comércio internacional
Fragmentação
topic Global value chains
Comércio internacional
Fragmentação
description O objetivo desse estudo é comparar a participação do Brasil com a de outros países na fragmentação do processo global de produção (Global Supply Chain). Na análise descritiva, constarão as variáveis criadas pela OECD em parceria com a WTO que indicarão o valor adicionado por cada país no comércio internacional. De modo geral, busca-se compreender a integração e associação das economias no intercâmbio de bens e os principais aspectos determinantes das Global Value Chains. Para tanto, a balança comercial apresenta importante papel na avaliação da participação de cada país em termos de valor adicionado nas exportações e importações. No caso, surgem como principais resultados que variáveis macroeconômicas apresentam diferentes elasticidades com relação ao valor adicionado aos bens e serviços a serem exportados entre si e ao longo do tempo. Nível de emprego e investimento em ativos fixos mostraram-se variáveis relativamente influentes no valor adicionado às exportações, reforçando a premissa de que esses são fatores importantes na cadeia de produção. Ainda, conclui-se que o Brasil especificamente manteve-se aproximadamente invariante ao longo do tempo com relação aos seus parceiros comerciais, possivelmente por questões de política interna que não puderam ser contempladas neste trabalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015
2016-03-16T16:31:22Z
2016-03-16T16:31:22Z
2021-09-13T02:34:07Z
2021-09-13T02:34:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1295
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986266453737472