Estereótipos e experiências discriminatórias no ambiente de trabalho: um estudo comparativo entre jovens nascidos antes de 1994 e entre 1994 e 2000
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3743 |
Resumo: | Buscou-se analisar a relação entre estereótipo e discriminação no ambiente de trabalho considerando a perspectiva de profissionais nascidos antes de 1941, considerados pela literatura como da geração XY versus a de profissionais nascidos entre 1994 e 2000, tidos como geração Z. Realizou-se (i) uma revisão sistemática da literatura com a finalidade de mapear o estado da arte e criar o modelo conceitual da temática, definindo premissas do modelo e hipóteses, e (ii) uma survey com análise descritiva comparativa e modelagem de equações estruturais, visando identifica a percepção dentre e entre os dois grupos de profissionais, bem com testar empiricamente o modelo concebido na primeira etapa. Destacam-se do conjunto de resultados: (i) o equilíbrio entre os estereótipos positivos que os jovens profissionais se atribuem (50%) e o fazem para os mais velhos também (50%), (ii) o público mais velho atribuem muito mais estereótipos negativos aos jovens (73%) do que a si mesmos (27%); dentre oito itens de discriminação no ambiente de trabalho, o único em que os profissionais mais velhos consideram ser mais discriminados dos que os mais jovens são com relação a avaliação injusta em decorrência da idade, em todos os demais itens os profissionais nascidos entre 1994-2000 se sentem mais discriminados dos que os mais velhos. |
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Estereótipos e experiências discriminatórias no ambiente de trabalho: um estudo comparativo entre jovens nascidos antes de 1994 e entre 1994 e 2000EstereótiposDiscriminaçãoGeração ZStereotypesDiscriminationGeneration ZBuscou-se analisar a relação entre estereótipo e discriminação no ambiente de trabalho considerando a perspectiva de profissionais nascidos antes de 1941, considerados pela literatura como da geração XY versus a de profissionais nascidos entre 1994 e 2000, tidos como geração Z. Realizou-se (i) uma revisão sistemática da literatura com a finalidade de mapear o estado da arte e criar o modelo conceitual da temática, definindo premissas do modelo e hipóteses, e (ii) uma survey com análise descritiva comparativa e modelagem de equações estruturais, visando identifica a percepção dentre e entre os dois grupos de profissionais, bem com testar empiricamente o modelo concebido na primeira etapa. Destacam-se do conjunto de resultados: (i) o equilíbrio entre os estereótipos positivos que os jovens profissionais se atribuem (50%) e o fazem para os mais velhos também (50%), (ii) o público mais velho atribuem muito mais estereótipos negativos aos jovens (73%) do que a si mesmos (27%); dentre oito itens de discriminação no ambiente de trabalho, o único em que os profissionais mais velhos consideram ser mais discriminados dos que os mais jovens são com relação a avaliação injusta em decorrência da idade, em todos os demais itens os profissionais nascidos entre 1994-2000 se sentem mais discriminados dos que os mais velhos.We sought to analyze the relationship between stereotype and discrimination in the workplace considering the perspective of professionals born before 1994, considered in the literature as generation XY versus professionals born between 1994 and 2000, considered as generation Z. i) a systematic literature review in order to map the state of the art and create the conceptual model of the theme, defining the model's assumptions and hypotheses, and (ii) a survey with comparative descriptive analysis and structural equation modeling, aiming to identify the perception between and between the two groups of professionals, as well as empirically testing the model conceived in the first stage. The following stand out from the set of results: (i) the balance between the positive stereotypes that young professionals attribute to themselves (50%) and the older ones as well (50%), (ii) the older public attribute much more negative stereotypes about young people (73%) than about themselves (27%); among eight items of discrimination in the workplace, the only one in which older professionals consider themselves to be more discriminated against than younger ones is with regard to unfair assessment due to age, in all other items professionals born between 1994-2000 they feel more discriminated against than their elders.Lima, Luciana CamposGino, Vinícius GazzolaGino, Vinícius Gazzola2022-07-13T13:16:49Z2022-07-13T13:16:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/report85 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3743BrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2023-07-11T04:10:11Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/3743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-07-11T04:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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Buscou-se analisar a relação entre estereótipo e discriminação no ambiente de trabalho considerando a perspectiva de profissionais nascidos antes de 1941, considerados pela literatura como da geração XY versus a de profissionais nascidos entre 1994 e 2000, tidos como geração Z. Realizou-se (i) uma revisão sistemática da literatura com a finalidade de mapear o estado da arte e criar o modelo conceitual da temática, definindo premissas do modelo e hipóteses, e (ii) uma survey com análise descritiva comparativa e modelagem de equações estruturais, visando identifica a percepção dentre e entre os dois grupos de profissionais, bem com testar empiricamente o modelo concebido na primeira etapa. Destacam-se do conjunto de resultados: (i) o equilíbrio entre os estereótipos positivos que os jovens profissionais se atribuem (50%) e o fazem para os mais velhos também (50%), (ii) o público mais velho atribuem muito mais estereótipos negativos aos jovens (73%) do que a si mesmos (27%); dentre oito itens de discriminação no ambiente de trabalho, o único em que os profissionais mais velhos consideram ser mais discriminados dos que os mais jovens são com relação a avaliação injusta em decorrência da idade, em todos os demais itens os profissionais nascidos entre 1994-2000 se sentem mais discriminados dos que os mais velhos. |
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