A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Guilherme De Vitto
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1596
Resumo: O debate sobre a participação das fontes de energia renováveis na matriz energética brasileira é alvo constante de análise e pesquisa, principalmente sobre a possível contribuição da mesma no PIB de um país. Este trabalho objetiva averiguar se a produção de energia renovável brasileira impacta no seu PIB, adotando uma abordagem econométrica, com um estudo de séries temporais, utilizando uma metodologia consolidada para a obtenção de resultados consistentes. Com os dados provenientes da Empresa de Energia Elétrica, do Banco Central do Brasil e da Fundação Getúlio Vargas seguindo a metodologia escolhida, a conclusão é de que não se pode afirmar nada sobre o impacto da participação das fontes de energia renováveis sobre o PIB brasileiro, para o período de 1970-2014. O resultado é imparcial no tocante aos resultados anteriores da literatura considerada neste estudo.
id INSP_1b76e1de29d445197ecc6f52cbdde1f7
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1596
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?Matriz energéticaCrescimento econômicoEnergia renovávelBrasilEnergy matrixEconomic growthRenewable energyBrazilO debate sobre a participação das fontes de energia renováveis na matriz energética brasileira é alvo constante de análise e pesquisa, principalmente sobre a possível contribuição da mesma no PIB de um país. Este trabalho objetiva averiguar se a produção de energia renovável brasileira impacta no seu PIB, adotando uma abordagem econométrica, com um estudo de séries temporais, utilizando uma metodologia consolidada para a obtenção de resultados consistentes. Com os dados provenientes da Empresa de Energia Elétrica, do Banco Central do Brasil e da Fundação Getúlio Vargas seguindo a metodologia escolhida, a conclusão é de que não se pode afirmar nada sobre o impacto da participação das fontes de energia renováveis sobre o PIB brasileiro, para o período de 1970-2014. O resultado é imparcial no tocante aos resultados anteriores da literatura considerada neste estudo.The debate about the participation of renewable energy sources in the Brazilian energy matrix is a constant topic of analysis and research, especially about its possible contribution to a country's GDP. This paper aims to verify if the Brazilian renewable energy production impacts on its GDP, adopting an econometric approach, with a time series study, using a consolidated methodology to obtain consistent results. With the data coming from the Electric Power Company, the Central Bank of Brazil and the Getúlio Vargas Foundation following the methodology chosen, the conclusion is that nothing can be said about the impact of the participation of renewable energy sources on the Brazilian GDP, For the period 1970-2014. The result is unbiased regarding the previous results of the literature considered in this study.Martins, Sérgio RicardoSantos, Guilherme De VittoSantos, Guilherme De Vitto2017-07-27T13:53:33Z2021-09-13T02:44:57Z20172017-07-27T13:53:33Z2021-09-13T02:44:57Z20172017bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion42 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1596São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T15:39:29Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1596Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T15:39:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?
title A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?
spellingShingle A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?
Santos, Guilherme De Vitto
Matriz energética
Crescimento econômico
Energia renovável
Brasil
Energy matrix
Economic growth
Renewable energy
Brazil
title_short A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?
title_full A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?
title_fullStr A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?
title_full_unstemmed A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?
title_sort A produção doméstica de energia de fontes renováveis contribui para o aumento do produto interno bruto do Brasil?
author Santos, Guilherme De Vitto
author_facet Santos, Guilherme De Vitto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Sérgio Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Guilherme De Vitto
Santos, Guilherme De Vitto
dc.subject.por.fl_str_mv Matriz energética
Crescimento econômico
Energia renovável
Brasil
Energy matrix
Economic growth
Renewable energy
Brazil
topic Matriz energética
Crescimento econômico
Energia renovável
Brasil
Energy matrix
Economic growth
Renewable energy
Brazil
description O debate sobre a participação das fontes de energia renováveis na matriz energética brasileira é alvo constante de análise e pesquisa, principalmente sobre a possível contribuição da mesma no PIB de um país. Este trabalho objetiva averiguar se a produção de energia renovável brasileira impacta no seu PIB, adotando uma abordagem econométrica, com um estudo de séries temporais, utilizando uma metodologia consolidada para a obtenção de resultados consistentes. Com os dados provenientes da Empresa de Energia Elétrica, do Banco Central do Brasil e da Fundação Getúlio Vargas seguindo a metodologia escolhida, a conclusão é de que não se pode afirmar nada sobre o impacto da participação das fontes de energia renováveis sobre o PIB brasileiro, para o período de 1970-2014. O resultado é imparcial no tocante aos resultados anteriores da literatura considerada neste estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27T13:53:33Z
2017
2017-07-27T13:53:33Z
2017
2017
2021-09-13T02:44:57Z
2021-09-13T02:44:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1596
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986264356585472