O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1202 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de analisar o mercado de luxo no Brasil e sua representatividade. Além disso, destacar as questões que se referem à relação entre necessidade e satisfação pessoal, bem como entre desejo, prazer e felicidade na aquisição do luxo. Para a realização deste trabalho, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, de investigação descritiva exploratória e de análise fatorial através de uma coleta de dados por meio de um questionário padronizado com indivíduos considerados pertencentes a uma classe rica. O foco do estudo recaiu sobre cinco temas: o luxo no contexto capitalista, o conceito de luxo e suas definições, os sentimentos que envolvem os consumidores desse mercado, a evolução do luxo no Brasil e a pesquisa realizada com o público. |
id |
INSP_31a549e38acf8f5e8e3ee4fd50c96cca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1202 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejoLuxoCapitalismoNecessidadeDesejoFelicidadeLuxuryCapitalismNeedDesireHappinessO presente estudo tem o objetivo de analisar o mercado de luxo no Brasil e sua representatividade. Além disso, destacar as questões que se referem à relação entre necessidade e satisfação pessoal, bem como entre desejo, prazer e felicidade na aquisição do luxo. Para a realização deste trabalho, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, de investigação descritiva exploratória e de análise fatorial através de uma coleta de dados por meio de um questionário padronizado com indivíduos considerados pertencentes a uma classe rica. O foco do estudo recaiu sobre cinco temas: o luxo no contexto capitalista, o conceito de luxo e suas definições, os sentimentos que envolvem os consumidores desse mercado, a evolução do luxo no Brasil e a pesquisa realizada com o público.The present study aims to analyse the luxury market in Brazil and its representativeness. Also, highlight the issues that concern the relationship between need and personal satisfaction, and between desire, pleasure and happiness in the purchase of luxury. The inquiry method used for this project was made through a bibliographical research, a descriptive exploratory analysis and a factor analysis through a data collection with standardized questionnaire with individuals belonging to a class considered rich. The focus of the study is about five themes: luxury in the capitalist context, the concept of luxury and its definitions, the feelings involving consumers in this market, the evolution of luxury in Brazil and the research with the public.Strehlau, Vivian IaraNeves, Marcela AugustoNeves, Marcela Augusto2015-12-02T15:48:59Z2021-09-13T02:33:40Z20082015-12-02T15:48:59Z2021-09-13T02:33:40Z20082008bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion51 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1202São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:11:27Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:11:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo |
title |
O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo |
spellingShingle |
O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo Neves, Marcela Augusto Luxo Capitalismo Necessidade Desejo Felicidade Luxury Capitalism Need Desire Happiness |
title_short |
O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo |
title_full |
O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo |
title_fullStr |
O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo |
title_full_unstemmed |
O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo |
title_sort |
O mercado de luxo no Brasil: as vicissitudes da representatividade, da satisfação pessoal e do desejo |
author |
Neves, Marcela Augusto |
author_facet |
Neves, Marcela Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Strehlau, Vivian Iara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Marcela Augusto Neves, Marcela Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luxo Capitalismo Necessidade Desejo Felicidade Luxury Capitalism Need Desire Happiness |
topic |
Luxo Capitalismo Necessidade Desejo Felicidade Luxury Capitalism Need Desire Happiness |
description |
O presente estudo tem o objetivo de analisar o mercado de luxo no Brasil e sua representatividade. Além disso, destacar as questões que se referem à relação entre necessidade e satisfação pessoal, bem como entre desejo, prazer e felicidade na aquisição do luxo. Para a realização deste trabalho, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, de investigação descritiva exploratória e de análise fatorial através de uma coleta de dados por meio de um questionário padronizado com indivíduos considerados pertencentes a uma classe rica. O foco do estudo recaiu sobre cinco temas: o luxo no contexto capitalista, o conceito de luxo e suas definições, os sentimentos que envolvem os consumidores desse mercado, a evolução do luxo no Brasil e a pesquisa realizada com o público. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2008 2015-12-02T15:48:59Z 2015-12-02T15:48:59Z 2021-09-13T02:33:40Z 2021-09-13T02:33:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
bachelor thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1202 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986272968540160 |