A Regionalização da Saúde no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Leticia Faria de Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Rudi, Rache, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5071
Resumo: RESUMO EXECUTIVO – A regionalização é vista como uma prioridade de política pública em saúde no Brasil, mas ainda é um trabalho em andamento. No entanto, apesar de existir grande esforço de pesquisa sobre o tema, muitas questões importantes persistem, por exemplo: (i) em que medida a regionalização avançou no país?; (ii) tem sido de fato induzida pelas normas federais?; (iii) quais os fatores que têm permitido a indução ou que têm restringido o movimento do sistema em direção à organização regional? Neste estudo, realizamos uma ampla análise empírica sobre padrões de expansão e reorganização de serviços de saúde, recursos hospitalares e fluxos de internação entre municípios ao longo das últimas duas décadas com o objetivo de avaliar se houve uma reorganização do sistema em direção a um desenho regional, e se este movimento se relaciona às normativas introduzidas. Ressaltamos desafios a um funcionamento mais regional da saúde no Brasil. O processo de descentralização do SUS e a falta de uma instância regional formal no pacto federativo dificultam a cooperação entre os entes federados. Ainda, outro desafio importante refere-se à falta de uma entidade regional com autonomia e financiamento próprio.
id INSP_35809f293b65c6395c96bf3a1ca0c70b
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/5071
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A Regionalização da Saúde no Brasildescentralizaçãofluxos assistenciaisregionalizaçãoserviços de saúdeRESUMO EXECUTIVO – A regionalização é vista como uma prioridade de política pública em saúde no Brasil, mas ainda é um trabalho em andamento. No entanto, apesar de existir grande esforço de pesquisa sobre o tema, muitas questões importantes persistem, por exemplo: (i) em que medida a regionalização avançou no país?; (ii) tem sido de fato induzida pelas normas federais?; (iii) quais os fatores que têm permitido a indução ou que têm restringido o movimento do sistema em direção à organização regional? Neste estudo, realizamos uma ampla análise empírica sobre padrões de expansão e reorganização de serviços de saúde, recursos hospitalares e fluxos de internação entre municípios ao longo das últimas duas décadas com o objetivo de avaliar se houve uma reorganização do sistema em direção a um desenho regional, e se este movimento se relaciona às normativas introduzidas. Ressaltamos desafios a um funcionamento mais regional da saúde no Brasil. O processo de descentralização do SUS e a falta de uma instância regional formal no pacto federativo dificultam a cooperação entre os entes federados. Ainda, outro desafio importante refere-se à falta de uma entidade regional com autonomia e financiamento próprio.Texto completoInstituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)2022-12-19T10:23:18Z2022-12-19T10:23:18Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article38 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/50717Estudo Institucionalhttps://ieps.org.br/estudo-institucional-07/BrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Leticia Faria de CarvalhoRocha, RudiRache, BeatrizNunes, Leticia Faria de CarvalhoRocha, RudiRache, Beatrizporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:09:53Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:09:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A Regionalização da Saúde no Brasil
title A Regionalização da Saúde no Brasil
spellingShingle A Regionalização da Saúde no Brasil
Nunes, Leticia Faria de Carvalho
descentralização
fluxos assistenciais
regionalização
serviços de saúde
title_short A Regionalização da Saúde no Brasil
title_full A Regionalização da Saúde no Brasil
title_fullStr A Regionalização da Saúde no Brasil
title_full_unstemmed A Regionalização da Saúde no Brasil
title_sort A Regionalização da Saúde no Brasil
author Nunes, Leticia Faria de Carvalho
author_facet Nunes, Leticia Faria de Carvalho
Rocha, Rudi
Rache, Beatriz
author_role author
author2 Rocha, Rudi
Rache, Beatriz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Leticia Faria de Carvalho
Rocha, Rudi
Rache, Beatriz
Nunes, Leticia Faria de Carvalho
Rocha, Rudi
Rache, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv descentralização
fluxos assistenciais
regionalização
serviços de saúde
topic descentralização
fluxos assistenciais
regionalização
serviços de saúde
description RESUMO EXECUTIVO – A regionalização é vista como uma prioridade de política pública em saúde no Brasil, mas ainda é um trabalho em andamento. No entanto, apesar de existir grande esforço de pesquisa sobre o tema, muitas questões importantes persistem, por exemplo: (i) em que medida a regionalização avançou no país?; (ii) tem sido de fato induzida pelas normas federais?; (iii) quais os fatores que têm permitido a indução ou que têm restringido o movimento do sistema em direção à organização regional? Neste estudo, realizamos uma ampla análise empírica sobre padrões de expansão e reorganização de serviços de saúde, recursos hospitalares e fluxos de internação entre municípios ao longo das últimas duas décadas com o objetivo de avaliar se houve uma reorganização do sistema em direção a um desenho regional, e se este movimento se relaciona às normativas introduzidas. Ressaltamos desafios a um funcionamento mais regional da saúde no Brasil. O processo de descentralização do SUS e a falta de uma instância regional formal no pacto federativo dificultam a cooperação entre os entes federados. Ainda, outro desafio importante refere-se à falta de uma entidade regional com autonomia e financiamento próprio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19T10:23:18Z
2022-12-19T10:23:18Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5071
7
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5071
identifier_str_mv 7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Estudo Institucional
https://ieps.org.br/estudo-institucional-07/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 p.
Digital
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986271588614145