Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Luana Stamato
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/600
Resumo: O objetivo desta monografia é analisar quais fatores determinam a rentabilidade dos frigoríficos no Brasil, atentando para a possibilidade de questões de eficiência e/ou poder de mercado explicarem a margem líquida dos frigoríficos de bovinos no país. A amostra analisada compreende os anos de 1997 a 2009, e foi realizado um estudo de dados em painel. Os resultados indicaram que variáveis explicativas associadas a poder de mercado, como número de competidores na região de atuação do frigorífico, assim como variáveis de eficiência, como a experiência da firma, têm impactos sensíveis na determinação da margem de venda do setor. Adicionalmente, foi incluído nas regressões a interação número de competidores e escala. O resultado mostrou que o efeito escala é maior quando existem mais competidores, ou seja, o nível de produção da firma ajuda a reduzir a pressão competitiva, e tem, portanto, relação com poder de mercado.
id INSP_3618986795e69b8e7bab18998fa00bbe
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/600
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidadeFrigoríficosRentabilidadePoder de mercado e eficiênciaO objetivo desta monografia é analisar quais fatores determinam a rentabilidade dos frigoríficos no Brasil, atentando para a possibilidade de questões de eficiência e/ou poder de mercado explicarem a margem líquida dos frigoríficos de bovinos no país. A amostra analisada compreende os anos de 1997 a 2009, e foi realizado um estudo de dados em painel. Os resultados indicaram que variáveis explicativas associadas a poder de mercado, como número de competidores na região de atuação do frigorífico, assim como variáveis de eficiência, como a experiência da firma, têm impactos sensíveis na determinação da margem de venda do setor. Adicionalmente, foi incluído nas regressões a interação número de competidores e escala. O resultado mostrou que o efeito escala é maior quando existem mais competidores, ou seja, o nível de produção da firma ajuda a reduzir a pressão competitiva, e tem, portanto, relação com poder de mercado.The aim of this monograph is to analyze what are the factors that determine the profitability of the beef slaughter houses in Brazil, focusing on efficiency issues and/or market power issues that are important in determining the net margin of the sector. The sample includes the years from 1997 to 2009, and panel data analyzes were done. The results indicated that the explanatory variables related to the market power, such as the number of competitors in the slaughter house region of operation, and the variables related to efficiency issues, such as the years of experience of the firm, are both important to determine the net margin of the sector. In addition, it was included on the regressions the interaction “number of competitor” and “scale”. The result shows that the scale effect is bigger when the number of competitors in the region is high, therefore the production level of the firm helps to reduce the competitive pressure, so in this way the variable “scale” can be related with market power.Lazzarini, Sérgio GiovanettiCaldeira, Luana StamatoCaldeira, Luana Stamato2015-05-21T12:42:25Z2021-09-13T02:24:27Z20102015-05-21T12:42:25Z2021-09-13T02:24:27Z201021/05/2015bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion44 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/600São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T15:48:15Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T15:48:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
title Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
spellingShingle Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
Caldeira, Luana Stamato
Frigoríficos
Rentabilidade
Poder de mercado e eficiência
title_short Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
title_full Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
title_fullStr Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
title_full_unstemmed Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
title_sort Setor frigorífico brasileiro: uma análise de rentabilidade
author Caldeira, Luana Stamato
author_facet Caldeira, Luana Stamato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lazzarini, Sérgio Giovanetti
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Luana Stamato
Caldeira, Luana Stamato
dc.subject.por.fl_str_mv Frigoríficos
Rentabilidade
Poder de mercado e eficiência
topic Frigoríficos
Rentabilidade
Poder de mercado e eficiência
description O objetivo desta monografia é analisar quais fatores determinam a rentabilidade dos frigoríficos no Brasil, atentando para a possibilidade de questões de eficiência e/ou poder de mercado explicarem a margem líquida dos frigoríficos de bovinos no país. A amostra analisada compreende os anos de 1997 a 2009, e foi realizado um estudo de dados em painel. Os resultados indicaram que variáveis explicativas associadas a poder de mercado, como número de competidores na região de atuação do frigorífico, assim como variáveis de eficiência, como a experiência da firma, têm impactos sensíveis na determinação da margem de venda do setor. Adicionalmente, foi incluído nas regressões a interação número de competidores e escala. O resultado mostrou que o efeito escala é maior quando existem mais competidores, ou seja, o nível de produção da firma ajuda a reduzir a pressão competitiva, e tem, portanto, relação com poder de mercado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2015-05-21T12:42:25Z
2015-05-21T12:42:25Z
2021-09-13T02:24:27Z
2021-09-13T02:24:27Z
21/05/2015
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/600
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986252075663360