Uma investigação sobre como a valoração do mercado (momentos de alta e de baixa) influencia o desempenho das operações de fusões e aquisições no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/970 |
Resumo: | O objetivo desta Tese é estudar como o nível de valoração do mercado no momento do anúncio de uma operação de fusão e aquisição (F&A) impacta a performance de ações de empresas compradoras. Isto é, se o fato de uma aquisição ocorrer em um momento de alta (ações superavaliadas) ou baixa valoração (ações subavaliadas), relaciona-se com o desempenho de operações de F&A. A amostra de dados contém 110 operações de fusões e aquisições ocorridas no Brasil entre 1993 e 2007, nas quais a empresa compradora tem ações negociadas na BOVESPA. O desempenho das operações de F&A foi medido pelo retorno anormal acumulado das ações das empresas compradoras ao redor do dia do anúncio e após um ano da operação. A metodologia empregada consiste em testes de diferença de média e regressões robustas a heterocedasticidade, controlando-se por outras variáveis que influenciam o desempenho de operações de F&A. Os resultados indicam que o nível de valoração do mercado no momento do anúncio do negócio tem influência no desempenho das ações da compradora tanto no curto quanto no longo prazo. As evidências encontradas suportam que as operações de F&A anunciadas em momentos de aquecimento do mercado apresentaram retornos inferiores aos de meses de baixa valoração no curto prazo e superiores no longo prazo. |
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Uma investigação sobre como a valoração do mercado (momentos de alta e de baixa) influencia o desempenho das operações de fusões e aquisições no BrasilFinanças corporativasF&AFusõesAquisiçõesRetornos anormaisCorporate financeM&AMergerAcquisitionAbnormal returnsO objetivo desta Tese é estudar como o nível de valoração do mercado no momento do anúncio de uma operação de fusão e aquisição (F&A) impacta a performance de ações de empresas compradoras. Isto é, se o fato de uma aquisição ocorrer em um momento de alta (ações superavaliadas) ou baixa valoração (ações subavaliadas), relaciona-se com o desempenho de operações de F&A. A amostra de dados contém 110 operações de fusões e aquisições ocorridas no Brasil entre 1993 e 2007, nas quais a empresa compradora tem ações negociadas na BOVESPA. O desempenho das operações de F&A foi medido pelo retorno anormal acumulado das ações das empresas compradoras ao redor do dia do anúncio e após um ano da operação. A metodologia empregada consiste em testes de diferença de média e regressões robustas a heterocedasticidade, controlando-se por outras variáveis que influenciam o desempenho de operações de F&A. Os resultados indicam que o nível de valoração do mercado no momento do anúncio do negócio tem influência no desempenho das ações da compradora tanto no curto quanto no longo prazo. As evidências encontradas suportam que as operações de F&A anunciadas em momentos de aquecimento do mercado apresentaram retornos inferiores aos de meses de baixa valoração no curto prazo e superiores no longo prazo.In this article our aim is to study how the market valuation level, at the moment of an M&A announcement, impacts the performance of bidder’ stocks. In other words, to identify if the fact of an acquisition to take place in moment of high- (over-valued stocks) or low-valuation (under-valued stocks), have influence on M&A’s performance. Our data sample contains 110 M&A observations occurred in Brazilian market, between 1993 and 2007, where bidders have stocks traded at Bovespa (São Paulo Stocks Exchange). M&A’s performances were measured by bidders’ stocks cumulative abnormal returns around the announcement date and one year after the operation. The methodology applied consists in mean-difference tests and heteroskedasticity consistent regressions, controlling for other variables that have influence on M&A’s performance. The results show that market valuation level at the moment the deal is announced has influence in the behavior of bidders’ stock abnormal returns of short- and long-run. The evidences obtained give support to the conclusion that hot market announcements show worst returns than low-valuation months in the short-run, but better returns in the long-run.Minardi, Andrea Maria Accioly FonsecaBatista, Denis BarreiraBatista, Denis Barreira2021-09-13T03:15:12Z2015-10-14T22:32:45Z2021-09-13T03:15:12Z2015-10-14T22:32:45Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis41 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/970São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:22:48Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/970Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:22:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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