Núcleo de IPCA via modelo UCSVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tangza, Leonardo De Cicco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2738
Resumo: As medidas de inflação agregada possuem ruídos que devem ser tratados para uma melhor condução da política monetária. Com esse intuito o presente trabalho constrói uma medida de núcleo para a inflação brasileira (IPCA) via modelo de componentes não observados, com volatilidade estocástica e com ajuste de outlier (UCSVO, na sigla em inglês). Os resultados obtidos sugerem que medidas mais precisas de inflação tendencial podem ser obtidas usando medidas de inflação setoriais desagregadas. A metodologia também se mostrou robusta e maleável a alterações nas características das series ao longo do tempo. Além disso, foi observado que a tendência de inflação brasileira tem se tornado menos suscetível a choques idiossincráticos. Por outro lado, não foi obtido melhora de projeção de inflação com os núcleos obtidos pelo método proposto em relação aos núcleos já acompanhados pelo BCB.
id INSP_413be29031daf9f47ea8f56729fcde5d
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2738
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Núcleo de IPCA via modelo UCSVOInflação, Núcleo de Inflação, Volatilidade Estocástica.Inflation, Core Inflation, Stochastic volatilityAs medidas de inflação agregada possuem ruídos que devem ser tratados para uma melhor condução da política monetária. Com esse intuito o presente trabalho constrói uma medida de núcleo para a inflação brasileira (IPCA) via modelo de componentes não observados, com volatilidade estocástica e com ajuste de outlier (UCSVO, na sigla em inglês). Os resultados obtidos sugerem que medidas mais precisas de inflação tendencial podem ser obtidas usando medidas de inflação setoriais desagregadas. A metodologia também se mostrou robusta e maleável a alterações nas características das series ao longo do tempo. Além disso, foi observado que a tendência de inflação brasileira tem se tornado menos suscetível a choques idiossincráticos. Por outro lado, não foi obtido melhora de projeção de inflação com os núcleos obtidos pelo método proposto em relação aos núcleos já acompanhados pelo BCB.Aggregate inflation measures have noise that must be addressed to better conduct monetary policy. To this end, the present work builds a core measure for Brazilian consumer inflation (IPCA) via a model of unobserved component, with stochastic volatility and outlier adjustment (UCSVO). The results suggest that more accurate measures of trend inflation can be obtained using disaggregated sectorial inflation measures. The methodology was also robust and malleable to changes in the characteristics of the series over time. In addition, it has been observed that the Brazilian inflation trend has become less susceptible to idiosyncratic shocks. On the other hand, there was no improvement in the inflation projection with the cores obtained by the proposed method in relation to the cores already followed by the BCB.Athayde, Gustavo Monteiro deTangza, Leonardo De CiccoTangza, Leonardo De Cicco2021-09-13T03:21:45Z2021-04-16T11:26:16Z2021-09-13T03:21:45Z20192021-04-16T11:26:16Z20192019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis43 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2738São Paulo, SPTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:24:05Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2738Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:24:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Núcleo de IPCA via modelo UCSVO
title Núcleo de IPCA via modelo UCSVO
spellingShingle Núcleo de IPCA via modelo UCSVO
Tangza, Leonardo De Cicco
Inflação, Núcleo de Inflação, Volatilidade Estocástica.
Inflation, Core Inflation, Stochastic volatility
title_short Núcleo de IPCA via modelo UCSVO
title_full Núcleo de IPCA via modelo UCSVO
title_fullStr Núcleo de IPCA via modelo UCSVO
title_full_unstemmed Núcleo de IPCA via modelo UCSVO
title_sort Núcleo de IPCA via modelo UCSVO
author Tangza, Leonardo De Cicco
author_facet Tangza, Leonardo De Cicco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Athayde, Gustavo Monteiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Tangza, Leonardo De Cicco
Tangza, Leonardo De Cicco
dc.subject.por.fl_str_mv Inflação, Núcleo de Inflação, Volatilidade Estocástica.
Inflation, Core Inflation, Stochastic volatility
topic Inflação, Núcleo de Inflação, Volatilidade Estocástica.
Inflation, Core Inflation, Stochastic volatility
description As medidas de inflação agregada possuem ruídos que devem ser tratados para uma melhor condução da política monetária. Com esse intuito o presente trabalho constrói uma medida de núcleo para a inflação brasileira (IPCA) via modelo de componentes não observados, com volatilidade estocástica e com ajuste de outlier (UCSVO, na sigla em inglês). Os resultados obtidos sugerem que medidas mais precisas de inflação tendencial podem ser obtidas usando medidas de inflação setoriais desagregadas. A metodologia também se mostrou robusta e maleável a alterações nas características das series ao longo do tempo. Além disso, foi observado que a tendência de inflação brasileira tem se tornado menos suscetível a choques idiossincráticos. Por outro lado, não foi obtido melhora de projeção de inflação com os núcleos obtidos pelo método proposto em relação aos núcleos já acompanhados pelo BCB.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2019
2021-09-13T03:21:45Z
2021-04-16T11:26:16Z
2021-09-13T03:21:45Z
2021-04-16T11:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2738
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo, SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986272790282240