O impacto de variáveis macroeconômicas na criação de valor em fusões e aquisições entre empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega Neto, Augusto
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/163
Resumo: Esse estudo objetiva analisar, empiricamente, a criação de valor em F&As nacionais de empresas brasileiras e avaliar o impacto de variáveis macroeconômicas na criação de valor através de análise econométrica dos dados e, desta forma, pretende-se ter argumentos concretos de cenários favoráveis e desfavoráveis a criação de valor de F&A e, consequentemente, a decisão de estratégia a ser tomada pela empresa: crescimento orgânico ou inorgânico, dada a perspectiva do cenário macroeconômico futuro. Analisou-se o cenário de Aquisições e Fusões na primeira década dos anos 2000. Através da revisão bibliográfica foram definidas quais medidas de valor a serem adotadas para medir a criação de valor em uma F&A: CAR e ΔROA. Foi feito um teste empírico, através de um modelo linear, estimado via Mínimos Quadrados Ordinários, onde a variável resposta é a medida de criação de valor e a variável explicativa as variáveis macroeconômicas. Foram propostos dois modelos com posteriores ajustes nas variáveis a fim de se aumentar o poder de explicação do modelo. Com isso, objetiva-se explicitar como e quais variáveis macroeconômicas, tais como inflação, PIB, juros, crédito, retorno de mercado e taxa de câmbio, impactam na criação de valor de uma Aquisição e Fusão. Foram utilizados dados da base de dados Thomson Reuters ,desde janeiro de 1994 até dezembro de 2011, contendo informações sobre F&As no Brasil e variação percentual absoluta das variáveis macroeconômicas relativas ao primeiro ano a partir do anúncio do deal. Encontraram-se evidências empíricas que corroboram a tese de que variáveis macroeconômicas influenciam a criação de valor em uma F&A: aumento absoluto na variação Inflação é negativamente relacionado com criação de valor, enquanto que aumento absoluto na variação PIB, Crédito e Câmbio são positivamente relacionados com criação de valor .
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