Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Marcelo Tifaldi
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1885
Resumo: O esporte faz parte da cultura dos Estados Unidos da América. Não é segredo que o país apresenta resultados extraordinários internacionalmente, como nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, bem como uma capacidade incrível de somar entretenimento ao esporte nacional. Dentre os campeonatos nacionais, a liga de futebol americano (NFL) é aquela que merece maior destaque por ser o esporte mais popular dos EUA para 35% dos americanos, segundo pesquisa de 2014 do site ForTheWin, enquanto beisebol aparece na segunda posição com apenas 14% (Anexo 1). Tal popularidade desperta interesse nas grandes empresas a investirem no esporte, sendo um investimento muito comum a aquisição dos Naming Rights dos estádios. Para se medir os fatores que impactam o valor a ser pago por esses Naming Rights e considerando-se os times atuantes na liga em 2018, utilizou-se como base os 26 estádios que realizaram acordos de Naming Rights. A partir de um método de benchmark valuation de preços hedônicos com diversas características, pode-se dizer que o valor de um contrato de Naming Rights dos estádios da NFL nos EUA depende positivamente do tempo de duração do contrato, do logaritmo natural da capacidade do estádio, do logaritmo natural da renda média anual da área metropolitana estatística em que o estádio está sediado, e a quantidade de edições do Super Bowl que o estádio já sediou, e negativamente caso o acordo seja uma extensão de contrato e da idade do estádio na data de divulgação do acordo. Essas relações podem servir de proxy e auxiliar na obtenção de modelos apropriados para futuros acordos de aquisição de Naming Rights.
id INSP_519dea7f7dcfe3685c6e7738c11a4fe4
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1885
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFLEsporte. Direitos de nomenclatura. NFL. Estados Unidos da América.O esporte faz parte da cultura dos Estados Unidos da América. Não é segredo que o país apresenta resultados extraordinários internacionalmente, como nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, bem como uma capacidade incrível de somar entretenimento ao esporte nacional. Dentre os campeonatos nacionais, a liga de futebol americano (NFL) é aquela que merece maior destaque por ser o esporte mais popular dos EUA para 35% dos americanos, segundo pesquisa de 2014 do site ForTheWin, enquanto beisebol aparece na segunda posição com apenas 14% (Anexo 1). Tal popularidade desperta interesse nas grandes empresas a investirem no esporte, sendo um investimento muito comum a aquisição dos Naming Rights dos estádios. Para se medir os fatores que impactam o valor a ser pago por esses Naming Rights e considerando-se os times atuantes na liga em 2018, utilizou-se como base os 26 estádios que realizaram acordos de Naming Rights. A partir de um método de benchmark valuation de preços hedônicos com diversas características, pode-se dizer que o valor de um contrato de Naming Rights dos estádios da NFL nos EUA depende positivamente do tempo de duração do contrato, do logaritmo natural da capacidade do estádio, do logaritmo natural da renda média anual da área metropolitana estatística em que o estádio está sediado, e a quantidade de edições do Super Bowl que o estádio já sediou, e negativamente caso o acordo seja uma extensão de contrato e da idade do estádio na data de divulgação do acordo. Essas relações podem servir de proxy e auxiliar na obtenção de modelos apropriados para futuros acordos de aquisição de Naming Rights.Sport is part of the culture of the United States of America. It is no secret that the country presents extraordinary results internationally, which can be seen in the Summer and Winter Olympics, as well as an incredible capacity to add entertainment to the national sport. Among the national championships, the National Football League (NFL) is the one that deserves greater prominence as it is the most popular sport in the US for 35% of the Americans, according to a 2014 ForTheWin website survey, while baseball is in second place with only 14% (Annex 1). This popularity arouses interest in big companies to invest in the sport, and a very common type of investment is the acquisition of the Naming Rights of the stadiums. In order to measure the factors that impact the amount to be paid for these Naming Rights and considering the teams that are active in the league in 2018, the 26 stadiums that made Naming Rights agreements were used as a basis. Based on a benchmark valuation method of hedonic prices with several characteristics, it can be said that the value of a Naming Rights contract of the NFL stadiums in the US depends positively on the duration of the contract, the natural logarithm of the stadium's capacity , the natural logarithm of the annual average income of the metropolitan statistical area in which the stadium is located, and the number of Super Bowl editions that the stadium has already hosted, and negatively if the agreement is an extension of the contract and the age of the stadium on the date of the agreement. These relationships can serve as a proxy and help in obtaining appropriate models for future Naming Rights acquisition agreements.Martins, Sérgio RicardoFranco, Marcelo TifaldiFranco, Marcelo Tifaldi2019-02-23T00:54:28Z2021-09-13T02:55:44Z20182019-02-23T00:54:28Z2021-09-13T02:55:44Z20182018bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion29 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1885São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T15:49:19Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T15:49:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL
title Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL
spellingShingle Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL
Franco, Marcelo Tifaldi
Esporte. Direitos de nomenclatura. NFL. Estados Unidos da América.
title_short Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL
title_full Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL
title_fullStr Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL
title_full_unstemmed Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL
title_sort Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL
author Franco, Marcelo Tifaldi
author_facet Franco, Marcelo Tifaldi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Sérgio Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Marcelo Tifaldi
Franco, Marcelo Tifaldi
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte. Direitos de nomenclatura. NFL. Estados Unidos da América.
topic Esporte. Direitos de nomenclatura. NFL. Estados Unidos da América.
description O esporte faz parte da cultura dos Estados Unidos da América. Não é segredo que o país apresenta resultados extraordinários internacionalmente, como nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, bem como uma capacidade incrível de somar entretenimento ao esporte nacional. Dentre os campeonatos nacionais, a liga de futebol americano (NFL) é aquela que merece maior destaque por ser o esporte mais popular dos EUA para 35% dos americanos, segundo pesquisa de 2014 do site ForTheWin, enquanto beisebol aparece na segunda posição com apenas 14% (Anexo 1). Tal popularidade desperta interesse nas grandes empresas a investirem no esporte, sendo um investimento muito comum a aquisição dos Naming Rights dos estádios. Para se medir os fatores que impactam o valor a ser pago por esses Naming Rights e considerando-se os times atuantes na liga em 2018, utilizou-se como base os 26 estádios que realizaram acordos de Naming Rights. A partir de um método de benchmark valuation de preços hedônicos com diversas características, pode-se dizer que o valor de um contrato de Naming Rights dos estádios da NFL nos EUA depende positivamente do tempo de duração do contrato, do logaritmo natural da capacidade do estádio, do logaritmo natural da renda média anual da área metropolitana estatística em que o estádio está sediado, e a quantidade de edições do Super Bowl que o estádio já sediou, e negativamente caso o acordo seja uma extensão de contrato e da idade do estádio na data de divulgação do acordo. Essas relações podem servir de proxy e auxiliar na obtenção de modelos apropriados para futuros acordos de aquisição de Naming Rights.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018
2019-02-23T00:54:28Z
2019-02-23T00:54:28Z
2021-09-13T02:55:44Z
2021-09-13T02:55:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1885
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986256562520064