A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6055 |
Resumo: | Quando a rentabilidade está aliada à qualidade de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com capital aberto, sua atratividade por parte de futuros investidores é maior. Em geral, a rentabilidade das IES´s é divulgada por meio de prospectos, resultados trimestrais e relação com investidores (RI), entretanto esforços bem menores são alocados às demonstrações de indicadores de qualidade. Desta forma, este artigo propõe identificar fatores que refletem a qualidade de IES´s, apontando doze indicadores, dentre os quais, alguns que levam a benefícios à qualidade e outros que podem acusar riscos de diminuição da qualidade. Também foi construído um mapa de posicionamento com estes doze indicadores alocando-os nas variáveis rentabilidade e qualidade, de forma a identificar o nível de atratividade de uma IES. |
id |
INSP_5391d4361c4d6216fd450ba142b6c6a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/6055 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital abertoAbertura de capitaisEnsino superiorQualidadeOpen marketHigher educationQualityQuando a rentabilidade está aliada à qualidade de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com capital aberto, sua atratividade por parte de futuros investidores é maior. Em geral, a rentabilidade das IES´s é divulgada por meio de prospectos, resultados trimestrais e relação com investidores (RI), entretanto esforços bem menores são alocados às demonstrações de indicadores de qualidade. Desta forma, este artigo propõe identificar fatores que refletem a qualidade de IES´s, apontando doze indicadores, dentre os quais, alguns que levam a benefícios à qualidade e outros que podem acusar riscos de diminuição da qualidade. Também foi construído um mapa de posicionamento com estes doze indicadores alocando-os nas variáveis rentabilidade e qualidade, de forma a identificar o nível de atratividade de uma IES.https://www.scielo.br/j/ensaio/a/gfLqkWp8cgbZ7ndkMjKtYcR/?format=pdf&lang=ptWhen the yield is connected to the quality of a Higher Education Institution (HEI), its attractiveness for future investors is larger. In general, the yield data of the HEI´s is available in prospects, quarterly results and relations with investors (RI). However, less effort is placed to demonstrations of quality indicators. So, this article intends to identify factors that reflect the quality of HEI´s, presenting twelve pointers, some of them benefit quality and others can point out risks of quality reduction. A positioning map was also built by using these twelve pointers and placing them in the variables yield and quality, in order to identify the attractiveness level of an HEI.Fundação CESGRANRIO2023-09-20T00:46:02Z2023-09-20T00:46:02Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18 p.p. 437-454Digitalapplication/pdfapplication/pdf0104-40361809-4465https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/60556016Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoBrasilRio de JaneiroO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessGramani, Maria Cristina NogueiraGramani, Maria Cristina Nogueiraporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-09T03:01:02Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-09T03:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto |
title |
A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto |
spellingShingle |
A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto Gramani, Maria Cristina Nogueira Abertura de capitais Ensino superior Qualidade Open market Higher education Quality |
title_short |
A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto |
title_full |
A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto |
title_fullStr |
A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto |
title_full_unstemmed |
A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto |
title_sort |
A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto |
author |
Gramani, Maria Cristina Nogueira |
author_facet |
Gramani, Maria Cristina Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gramani, Maria Cristina Nogueira Gramani, Maria Cristina Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abertura de capitais Ensino superior Qualidade Open market Higher education Quality |
topic |
Abertura de capitais Ensino superior Qualidade Open market Higher education Quality |
description |
Quando a rentabilidade está aliada à qualidade de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com capital aberto, sua atratividade por parte de futuros investidores é maior. Em geral, a rentabilidade das IES´s é divulgada por meio de prospectos, resultados trimestrais e relação com investidores (RI), entretanto esforços bem menores são alocados às demonstrações de indicadores de qualidade. Desta forma, este artigo propõe identificar fatores que refletem a qualidade de IES´s, apontando doze indicadores, dentre os quais, alguns que levam a benefícios à qualidade e outros que podem acusar riscos de diminuição da qualidade. Também foi construído um mapa de posicionamento com estes doze indicadores alocando-os nas variáveis rentabilidade e qualidade, de forma a identificar o nível de atratividade de uma IES. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2023-09-20T00:46:02Z 2023-09-20T00:46:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
0104-4036 1809-4465 https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6055 60 16 |
identifier_str_mv |
0104-4036 1809-4465 60 16 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 p. p. 437-454 Digital application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Rio de Janeiro |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986266422280192 |