Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6551 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo agregar à discussão acerca da tomada de decisões envolvendo políticas públicas e trânsito de automóveis, assim como aplicar análises de efeitos de uma medida específica para exemplificar um processo real de mudança na legislação de trânsito, mensurando esses efeitos, ao utilizar o número de acidentes como proxy. Para tal, foram realizados processos com base em modelagem, tanto microeconômica quanto econométrica, por meio de alicerces da teoria dos jogos e de uma análise descritiva combinada a uma regressão de Poisson. Ao fim, os resultados encontrados visam avaliar um cenário de implementação de política pública. |
id |
INSP_5431af3ca9c73c0df694912c671a191c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/6551 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no BrasilPolíticas PúblicasTrânsitoMicroeconomiaEconometriaPublic PoliciesTrafficMicroeconomicsEconometricsO presente trabalho tem como objetivo agregar à discussão acerca da tomada de decisões envolvendo políticas públicas e trânsito de automóveis, assim como aplicar análises de efeitos de uma medida específica para exemplificar um processo real de mudança na legislação de trânsito, mensurando esses efeitos, ao utilizar o número de acidentes como proxy. Para tal, foram realizados processos com base em modelagem, tanto microeconômica quanto econométrica, por meio de alicerces da teoria dos jogos e de uma análise descritiva combinada a uma regressão de Poisson. Ao fim, os resultados encontrados visam avaliar um cenário de implementação de política pública.This paper aims to add to the discussion about decision making involving public policies and automobile traffic, as well as apply effects analysis of a specific measure to exemplify a real process of change in traffic legislation, measuring these effects by using the number of accidents as a proxy. To this end, processes were carried out based on modeling, both microeconomic and econometric, by means of game theory foundations and a descriptive analysis combined with Poisson regression. At the conclusion, the results seek to evaluate a public policy implementation scenario.Martins, Sérgio RicardoMartins, Sérgio RicardoVelloso, Gustavo GhiraldeloFassina, Lucas Garcia2024-04-18T00:09:16Z2024-04-18T00:09:16Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDigital37 p.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6551Brasilporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-20T03:00:34Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-20T03:00:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil |
title |
Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil |
spellingShingle |
Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil Velloso, Gustavo Ghiraldelo Políticas Públicas Trânsito Microeconomia Econometria Public Policies Traffic Microeconomics Econometrics |
title_short |
Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil |
title_full |
Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil |
title_fullStr |
Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil |
title_full_unstemmed |
Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil |
title_sort |
Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil |
author |
Velloso, Gustavo Ghiraldelo |
author_facet |
Velloso, Gustavo Ghiraldelo Fassina, Lucas Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Fassina, Lucas Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Sérgio Ricardo Martins, Sérgio Ricardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velloso, Gustavo Ghiraldelo Fassina, Lucas Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Trânsito Microeconomia Econometria Public Policies Traffic Microeconomics Econometrics |
topic |
Políticas Públicas Trânsito Microeconomia Econometria Public Policies Traffic Microeconomics Econometrics |
description |
O presente trabalho tem como objetivo agregar à discussão acerca da tomada de decisões envolvendo políticas públicas e trânsito de automóveis, assim como aplicar análises de efeitos de uma medida específica para exemplificar um processo real de mudança na legislação de trânsito, mensurando esses efeitos, ao utilizar o número de acidentes como proxy. Para tal, foram realizados processos com base em modelagem, tanto microeconômica quanto econométrica, por meio de alicerces da teoria dos jogos e de uma análise descritiva combinada a uma regressão de Poisson. Ao fim, os resultados encontrados visam avaliar um cenário de implementação de política pública. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-04-18T00:09:16Z 2024-04-18T00:09:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6551 |
url |
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital 37 p. application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986259423035392 |