Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velloso, Gustavo Ghiraldelo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fassina, Lucas Garcia
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6551
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo agregar à discussão acerca da tomada de decisões envolvendo políticas públicas e trânsito de automóveis, assim como aplicar análises de efeitos de uma medida específica para exemplificar um processo real de mudança na legislação de trânsito, mensurando esses efeitos, ao utilizar o número de acidentes como proxy. Para tal, foram realizados processos com base em modelagem, tanto microeconômica quanto econométrica, por meio de alicerces da teoria dos jogos e de uma análise descritiva combinada a uma regressão de Poisson. Ao fim, os resultados encontrados visam avaliar um cenário de implementação de política pública.
id INSP_5431af3ca9c73c0df694912c671a191c
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/6551
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no BrasilPolíticas PúblicasTrânsitoMicroeconomiaEconometriaPublic PoliciesTrafficMicroeconomicsEconometricsO presente trabalho tem como objetivo agregar à discussão acerca da tomada de decisões envolvendo políticas públicas e trânsito de automóveis, assim como aplicar análises de efeitos de uma medida específica para exemplificar um processo real de mudança na legislação de trânsito, mensurando esses efeitos, ao utilizar o número de acidentes como proxy. Para tal, foram realizados processos com base em modelagem, tanto microeconômica quanto econométrica, por meio de alicerces da teoria dos jogos e de uma análise descritiva combinada a uma regressão de Poisson. Ao fim, os resultados encontrados visam avaliar um cenário de implementação de política pública.This paper aims to add to the discussion about decision making involving public policies and automobile traffic, as well as apply effects analysis of a specific measure to exemplify a real process of change in traffic legislation, measuring these effects by using the number of accidents as a proxy. To this end, processes were carried out based on modeling, both microeconomic and econometric, by means of game theory foundations and a descriptive analysis combined with Poisson regression. At the conclusion, the results seek to evaluate a public policy implementation scenario.Martins, Sérgio RicardoMartins, Sérgio RicardoVelloso, Gustavo GhiraldeloFassina, Lucas Garcia2024-04-18T00:09:16Z2024-04-18T00:09:16Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDigital37 p.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6551Brasilporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-20T03:00:34Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-20T03:00:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil
title Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil
spellingShingle Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil
Velloso, Gustavo Ghiraldelo
Políticas Públicas
Trânsito
Microeconomia
Econometria
Public Policies
Traffic
Microeconomics
Econometrics
title_short Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil
title_full Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil
title_fullStr Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil
title_full_unstemmed Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil
title_sort Avaliando leis brasileiras de trânsito na ótica de Wardrop: investigando a eficácia de leis através do total de acidentes de trânsito no Brasil
author Velloso, Gustavo Ghiraldelo
author_facet Velloso, Gustavo Ghiraldelo
Fassina, Lucas Garcia
author_role author
author2 Fassina, Lucas Garcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Sérgio Ricardo
Martins, Sérgio Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Velloso, Gustavo Ghiraldelo
Fassina, Lucas Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Trânsito
Microeconomia
Econometria
Public Policies
Traffic
Microeconomics
Econometrics
topic Políticas Públicas
Trânsito
Microeconomia
Econometria
Public Policies
Traffic
Microeconomics
Econometrics
description O presente trabalho tem como objetivo agregar à discussão acerca da tomada de decisões envolvendo políticas públicas e trânsito de automóveis, assim como aplicar análises de efeitos de uma medida específica para exemplificar um processo real de mudança na legislação de trânsito, mensurando esses efeitos, ao utilizar o número de acidentes como proxy. Para tal, foram realizados processos com base em modelagem, tanto microeconômica quanto econométrica, por meio de alicerces da teoria dos jogos e de uma análise descritiva combinada a uma regressão de Poisson. Ao fim, os resultados encontrados visam avaliar um cenário de implementação de política pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-04-18T00:09:16Z
2024-04-18T00:09:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6551
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital
37 p.
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986259423035392