Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/759 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo entender e analisar os fatores de maior importância na entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro através da exportação. Os fatores em causa podem se definir através do conceito de distancia entre o Brasil e o pais exportador, tendo sido explorado na literatura existente através do Modelo Internacional de Distancia. Assim, este modelo foi aplicado a uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro de forma a explicitar melhor este conceito através de um caso real. Tendo por base uma análise de correlação dos valores das importações brasileiras por país, este estudo apresenta duas hipóteses que se relacionam com ambas as partes administrativa e geográfica do Modelo Internacional de Distancia. Concluiu-se que as empresas estrangeiras que entraram no mercado brasileiro através da exportação não devem encarar a falta de entendimento mutuo na dimensão administrativa, e a existência de uma grande distancia geográfica, como barreiras à exportação. O Modelo Internacional de Distancia é também suportado por um estudo de caso de uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro, revelando que no caso de a distancia entre os dois países ser grande, a diferença entre eles pode desvendar oportunidades de negócio que não poderiam ser exploradas no mercado local. |
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Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.ExportaçãoImportaçãoEstratégia de internationalizaçãoBrasilEstratégia empresarialExportImportInternationalization strategyBrazilCorporate strategyEste estudo tem como objetivo entender e analisar os fatores de maior importância na entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro através da exportação. Os fatores em causa podem se definir através do conceito de distancia entre o Brasil e o pais exportador, tendo sido explorado na literatura existente através do Modelo Internacional de Distancia. Assim, este modelo foi aplicado a uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro de forma a explicitar melhor este conceito através de um caso real. Tendo por base uma análise de correlação dos valores das importações brasileiras por país, este estudo apresenta duas hipóteses que se relacionam com ambas as partes administrativa e geográfica do Modelo Internacional de Distancia. Concluiu-se que as empresas estrangeiras que entraram no mercado brasileiro através da exportação não devem encarar a falta de entendimento mutuo na dimensão administrativa, e a existência de uma grande distancia geográfica, como barreiras à exportação. O Modelo Internacional de Distancia é também suportado por um estudo de caso de uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro, revelando que no caso de a distancia entre os dois países ser grande, a diferença entre eles pode desvendar oportunidades de negócio que não poderiam ser exploradas no mercado local.This paper aims to understand and examine the critical factors, which might help the companies willing to export to Brazil to enter that market. Those factors can be also defined as distances between Brazil and the other countries (companies) and have been analysed in the International Distance Model. In order to understand the findings of that model, it has been applied to one real world example of the Polish company exporting its product to Brazil. Based on the correlation analysis of the Brazilian import values (from each country), the study supports two hypothesis, which are related to the administrative and geographical parts of the International Distance Model. It concludes that the companies from the other countries should not treat the lack of the common ground in the administrative dimensions, as well as the existence of the large geographic distance, as the barrier to export its products to Brazil. The International Distance Model is supported by one case study of the Polish company exporting to Brazil, which reveals that in case of the distant countries, the difference between them might reveal certain opportunities that could have not been used in the local markets.Claro, Danny PimentelWisniewski, Bartosz PawelWisniewski, Bartosz Pawel2021-09-13T03:11:28Z2015-09-25T21:42:26Z2021-09-13T03:11:28Z2015-09-25T21:42:26Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis53 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/759São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:11:11Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/759Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:11:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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Este estudo tem como objetivo entender e analisar os fatores de maior importância na entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro através da exportação. Os fatores em causa podem se definir através do conceito de distancia entre o Brasil e o pais exportador, tendo sido explorado na literatura existente através do Modelo Internacional de Distancia. Assim, este modelo foi aplicado a uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro de forma a explicitar melhor este conceito através de um caso real. Tendo por base uma análise de correlação dos valores das importações brasileiras por país, este estudo apresenta duas hipóteses que se relacionam com ambas as partes administrativa e geográfica do Modelo Internacional de Distancia. Concluiu-se que as empresas estrangeiras que entraram no mercado brasileiro através da exportação não devem encarar a falta de entendimento mutuo na dimensão administrativa, e a existência de uma grande distancia geográfica, como barreiras à exportação. O Modelo Internacional de Distancia é também suportado por um estudo de caso de uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro, revelando que no caso de a distancia entre os dois países ser grande, a diferença entre eles pode desvendar oportunidades de negócio que não poderiam ser exploradas no mercado local. |
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