A privatização do ensino superior brasileiro e o efeito nos indicadores de qualidade educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Megid, Juliana Mancinelli
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2072
Resumo: Ao longo das duas últimas décadas, o número de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES) aumentou consideravelmente, principalmente devido à expansão da participação privada no setor educacional, aliada a programas governamentais que tinham como objetivo promover o acesso ao ensino superior. Se por um lado, o setor privado preencheu uma demanda por cursos de nível superior que não era suprida pelo poder público, por outro, é preciso ficar atento às prioridades das IES privadas - privilegiar a rentabilidade pode fazer com que essas empresas deixem em segundo plano a questão da qualidade. Dessa forma, este estudo teve como objetivo investigar se existem, na prática, diferenças entre o desempenho das IES que priorizam a lucratividade das demais. A medição do desempenho se deu por meio dos Indicadores de Qualidade, divulgados anualmente pelo MEC/Inep – mais especificamente, pelo Conceito Enade, Conceito Preliminar de Cursos e Índice Geral de Cursos. Finalmente, por meio dos testes de comparação de médias entre as IES, foi possível observar que as que priorizam a rentabilidade apresentaram, de fato, pior desempenho nos indicadores de qualidade do que as demais no ano de 2014.
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spelling A privatização do ensino superior brasileiro e o efeito nos indicadores de qualidade educacionaisInstituições de Ensino Superior. Qualidade. PrivatizaçãoAo longo das duas últimas décadas, o número de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES) aumentou consideravelmente, principalmente devido à expansão da participação privada no setor educacional, aliada a programas governamentais que tinham como objetivo promover o acesso ao ensino superior. Se por um lado, o setor privado preencheu uma demanda por cursos de nível superior que não era suprida pelo poder público, por outro, é preciso ficar atento às prioridades das IES privadas - privilegiar a rentabilidade pode fazer com que essas empresas deixem em segundo plano a questão da qualidade. Dessa forma, este estudo teve como objetivo investigar se existem, na prática, diferenças entre o desempenho das IES que priorizam a lucratividade das demais. A medição do desempenho se deu por meio dos Indicadores de Qualidade, divulgados anualmente pelo MEC/Inep – mais especificamente, pelo Conceito Enade, Conceito Preliminar de Cursos e Índice Geral de Cursos. Finalmente, por meio dos testes de comparação de médias entre as IES, foi possível observar que as que priorizam a rentabilidade apresentaram, de fato, pior desempenho nos indicadores de qualidade do que as demais no ano de 2014.Over the last two decades, the number of vacancies in Higher Education Institutions (HEIs) has increased considerably, mainly due to the expansion of private participation in the education sector, together with government programs aimed at promoting access to higher education. If, on the one hand, the private sector has filled a demand for higher education courses that were not supplied by the public authorities, on the other hand, it is necessary to pay attention to the priorities of private HEIs - favoring profitability can make these companies leave the background the question of quality. Thus, this study aimed to investigate if there are, in practice, differences between the performance of HEIs that prioritize the profitability of the others. The measuring performance was done through the Quality Indicators, published annually by the MEC/Inep - more specifically, by the Enade Concept, Preliminary Concept of Courses and General Index of Courses. Finally, through the tests of means comparisons between HEIs, it was possible to observe that those that prioritize the profitability presented, in fact, worse performance in the quality indicators than the others in the year 2014.Cabral, SandroMegid, Juliana MancinelliMegid, Juliana Mancinelli2019-04-26T23:02:43Z2021-09-13T02:25:41Z20172019-04-26T23:02:43Z2021-09-13T02:25:41Z20172017bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion38 f.application/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2072São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:36:33Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:36:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
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