Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1329 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é explorar as principais variáveis que impactam a longevidade do cliente de telefonia fixa em um modelo integrado avaliando as principais alavancas de posicionamento competitivo, além de analisar um setor pouco estudado em um mercado emergente e altamente regulado como o brasileiro. Foram propostas cinco hipóteses para entender a influência de questões a política de descontos aplicada pela empresa, reclamações sobre o serviço prestado pelos clientes e o posicionamento competitivo em que a empresa está inserida, utilizando o modelo de longevidade de Cox. Os resultados encontrados destacam a importância da qualidade e agilidade na resolução de problemas com o cliente, além do poder de mercado da empresa e as vantagens de uma abordagem competitiva monopolística como fatores-chave para aumentar a longevidade do cliente. Outras questões como a relação entre preço e consumo do serviço, idade do cliente e inadimplência se mostraram relevantes, mas menos impactantes na longevidade. A segmentação de clientes na atuação da empresa se mostrou uma estratégia relevante para direcionar ações da empresa. |
id |
INSP_5f715a1995b2143ec405f5d3696a6967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1329 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no BrasilLongevidade de clientesModelo de sobrevivência de CoxMarketing de relacionamentoTelecomunicaçõesServiços de telefonia fixaCustomer longevityCox survival modelRelationship marketingTelecommunicationsFixed line bundleO objetivo deste trabalho é explorar as principais variáveis que impactam a longevidade do cliente de telefonia fixa em um modelo integrado avaliando as principais alavancas de posicionamento competitivo, além de analisar um setor pouco estudado em um mercado emergente e altamente regulado como o brasileiro. Foram propostas cinco hipóteses para entender a influência de questões a política de descontos aplicada pela empresa, reclamações sobre o serviço prestado pelos clientes e o posicionamento competitivo em que a empresa está inserida, utilizando o modelo de longevidade de Cox. Os resultados encontrados destacam a importância da qualidade e agilidade na resolução de problemas com o cliente, além do poder de mercado da empresa e as vantagens de uma abordagem competitiva monopolística como fatores-chave para aumentar a longevidade do cliente. Outras questões como a relação entre preço e consumo do serviço, idade do cliente e inadimplência se mostraram relevantes, mas menos impactantes na longevidade. A segmentação de clientes na atuação da empresa se mostrou uma estratégia relevante para direcionar ações da empresa.Kirschbaum, CharlesRodrigues, Fábio Da SilvaRodrigues, Fábio Da Silva2021-09-13T03:13:44Z2016-05-05T14:17:04Z2021-09-13T03:13:44Z20152016-05-05T14:17:04Z20152015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis40 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1329São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:15:51Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:15:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil |
title |
Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil |
spellingShingle |
Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil Rodrigues, Fábio Da Silva Longevidade de clientes Modelo de sobrevivência de Cox Marketing de relacionamento Telecomunicações Serviços de telefonia fixa Customer longevity Cox survival model Relationship marketing Telecommunications Fixed line bundle |
title_short |
Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil |
title_full |
Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil |
title_fullStr |
Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil |
title_full_unstemmed |
Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil |
title_sort |
Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil |
author |
Rodrigues, Fábio Da Silva |
author_facet |
Rodrigues, Fábio Da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kirschbaum, Charles |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Fábio Da Silva Rodrigues, Fábio Da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Longevidade de clientes Modelo de sobrevivência de Cox Marketing de relacionamento Telecomunicações Serviços de telefonia fixa Customer longevity Cox survival model Relationship marketing Telecommunications Fixed line bundle |
topic |
Longevidade de clientes Modelo de sobrevivência de Cox Marketing de relacionamento Telecomunicações Serviços de telefonia fixa Customer longevity Cox survival model Relationship marketing Telecommunications Fixed line bundle |
description |
O objetivo deste trabalho é explorar as principais variáveis que impactam a longevidade do cliente de telefonia fixa em um modelo integrado avaliando as principais alavancas de posicionamento competitivo, além de analisar um setor pouco estudado em um mercado emergente e altamente regulado como o brasileiro. Foram propostas cinco hipóteses para entender a influência de questões a política de descontos aplicada pela empresa, reclamações sobre o serviço prestado pelos clientes e o posicionamento competitivo em que a empresa está inserida, utilizando o modelo de longevidade de Cox. Os resultados encontrados destacam a importância da qualidade e agilidade na resolução de problemas com o cliente, além do poder de mercado da empresa e as vantagens de uma abordagem competitiva monopolística como fatores-chave para aumentar a longevidade do cliente. Outras questões como a relação entre preço e consumo do serviço, idade do cliente e inadimplência se mostraram relevantes, mas menos impactantes na longevidade. A segmentação de clientes na atuação da empresa se mostrou uma estratégia relevante para direcionar ações da empresa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015 2016-05-05T14:17:04Z 2016-05-05T14:17:04Z 2021-09-13T03:13:44Z 2021-09-13T03:13:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1329 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 p. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1814986260309082112 |