Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fábio Da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1329
Resumo: O objetivo deste trabalho é explorar as principais variáveis que impactam a longevidade do cliente de telefonia fixa em um modelo integrado avaliando as principais alavancas de posicionamento competitivo, além de analisar um setor pouco estudado em um mercado emergente e altamente regulado como o brasileiro. Foram propostas cinco hipóteses para entender a influência de questões a política de descontos aplicada pela empresa, reclamações sobre o serviço prestado pelos clientes e o posicionamento competitivo em que a empresa está inserida, utilizando o modelo de longevidade de Cox. Os resultados encontrados destacam a importância da qualidade e agilidade na resolução de problemas com o cliente, além do poder de mercado da empresa e as vantagens de uma abordagem competitiva monopolística como fatores-chave para aumentar a longevidade do cliente. Outras questões como a relação entre preço e consumo do serviço, idade do cliente e inadimplência se mostraram relevantes, mas menos impactantes na longevidade. A segmentação de clientes na atuação da empresa se mostrou uma estratégia relevante para direcionar ações da empresa.
id INSP_5f715a1995b2143ec405f5d3696a6967
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1329
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no BrasilLongevidade de clientesModelo de sobrevivência de CoxMarketing de relacionamentoTelecomunicaçõesServiços de telefonia fixaCustomer longevityCox survival modelRelationship marketingTelecommunicationsFixed line bundleO objetivo deste trabalho é explorar as principais variáveis que impactam a longevidade do cliente de telefonia fixa em um modelo integrado avaliando as principais alavancas de posicionamento competitivo, além de analisar um setor pouco estudado em um mercado emergente e altamente regulado como o brasileiro. Foram propostas cinco hipóteses para entender a influência de questões a política de descontos aplicada pela empresa, reclamações sobre o serviço prestado pelos clientes e o posicionamento competitivo em que a empresa está inserida, utilizando o modelo de longevidade de Cox. Os resultados encontrados destacam a importância da qualidade e agilidade na resolução de problemas com o cliente, além do poder de mercado da empresa e as vantagens de uma abordagem competitiva monopolística como fatores-chave para aumentar a longevidade do cliente. Outras questões como a relação entre preço e consumo do serviço, idade do cliente e inadimplência se mostraram relevantes, mas menos impactantes na longevidade. A segmentação de clientes na atuação da empresa se mostrou uma estratégia relevante para direcionar ações da empresa.Kirschbaum, CharlesRodrigues, Fábio Da SilvaRodrigues, Fábio Da Silva2021-09-13T03:13:44Z2016-05-05T14:17:04Z2021-09-13T03:13:44Z20152016-05-05T14:17:04Z20152015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis40 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1329São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:15:51Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:15:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
title Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
spellingShingle Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
Rodrigues, Fábio Da Silva
Longevidade de clientes
Modelo de sobrevivência de Cox
Marketing de relacionamento
Telecomunicações
Serviços de telefonia fixa
Customer longevity
Cox survival model
Relationship marketing
Telecommunications
Fixed line bundle
title_short Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
title_full Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
title_fullStr Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
title_full_unstemmed Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
title_sort Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
author Rodrigues, Fábio Da Silva
author_facet Rodrigues, Fábio Da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kirschbaum, Charles
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fábio Da Silva
Rodrigues, Fábio Da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Longevidade de clientes
Modelo de sobrevivência de Cox
Marketing de relacionamento
Telecomunicações
Serviços de telefonia fixa
Customer longevity
Cox survival model
Relationship marketing
Telecommunications
Fixed line bundle
topic Longevidade de clientes
Modelo de sobrevivência de Cox
Marketing de relacionamento
Telecomunicações
Serviços de telefonia fixa
Customer longevity
Cox survival model
Relationship marketing
Telecommunications
Fixed line bundle
description O objetivo deste trabalho é explorar as principais variáveis que impactam a longevidade do cliente de telefonia fixa em um modelo integrado avaliando as principais alavancas de posicionamento competitivo, além de analisar um setor pouco estudado em um mercado emergente e altamente regulado como o brasileiro. Foram propostas cinco hipóteses para entender a influência de questões a política de descontos aplicada pela empresa, reclamações sobre o serviço prestado pelos clientes e o posicionamento competitivo em que a empresa está inserida, utilizando o modelo de longevidade de Cox. Os resultados encontrados destacam a importância da qualidade e agilidade na resolução de problemas com o cliente, além do poder de mercado da empresa e as vantagens de uma abordagem competitiva monopolística como fatores-chave para aumentar a longevidade do cliente. Outras questões como a relação entre preço e consumo do serviço, idade do cliente e inadimplência se mostraram relevantes, mas menos impactantes na longevidade. A segmentação de clientes na atuação da empresa se mostrou uma estratégia relevante para direcionar ações da empresa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015
2016-05-05T14:17:04Z
2016-05-05T14:17:04Z
2021-09-13T03:13:44Z
2021-09-13T03:13:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1329
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 p.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986260309082112