Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Eduardo de Carvalho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5803
Resumo: Esse trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, apresenta os seus problemas e contribuições. Sobre os rankings oficiais brasileiros, conclui-se que: (i) MEC tem uma política distinta para o ranking no ensino superior vis-à-vis ao do ensino médio – no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad-hoc dos pesos dos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados.
id INSP_6896945307f47e213a75e15ab65df4ff
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/5803
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudançasRankingsValor AdicionadoComportamento OportunísticoRankingsValue AddedOpportunistic BehaviorEsse trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, apresenta os seus problemas e contribuições. Sobre os rankings oficiais brasileiros, conclui-se que: (i) MEC tem uma política distinta para o ranking no ensino superior vis-à-vis ao do ensino médio – no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad-hoc dos pesos dos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados.This paper classifies the different types of rankings in education, presents its problems and contributions. About the Brazilian official rankings, it concludes that: (i) the Brazilian Ministry of Education has a different policy with respect to the higher education ranking vis-àvis the secondary one – in the latter, it estimates the value added and inhibits opportunistic behavior; (ii) the focus in the Enem/Enade results may not imply greater education quality; (iii) the ad-hoc choice of the higher education ranking components weights questions its validity; (iv) it is important to provide the confidence intervals of the estimated value added.InsperIBMEC São Paulo2023-07-17T14:35:10Z2023-07-17T14:35:10Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5803WPE 198/2009Insper Working PaperBrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Eduardo de CarvalhoAndrade, Eduardo de Carvalhoporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2023-08-08T20:52:54Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-08-08T20:52:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
title Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
spellingShingle Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
Andrade, Eduardo de Carvalho
Rankings
Valor Adicionado
Comportamento Oportunístico
Rankings
Value Added
Opportunistic Behavior
title_short Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
title_full Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
title_fullStr Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
title_full_unstemmed Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
title_sort Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
author Andrade, Eduardo de Carvalho
author_facet Andrade, Eduardo de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Eduardo de Carvalho
Andrade, Eduardo de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Rankings
Valor Adicionado
Comportamento Oportunístico
Rankings
Value Added
Opportunistic Behavior
topic Rankings
Valor Adicionado
Comportamento Oportunístico
Rankings
Value Added
Opportunistic Behavior
description Esse trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, apresenta os seus problemas e contribuições. Sobre os rankings oficiais brasileiros, conclui-se que: (i) MEC tem uma política distinta para o ranking no ensino superior vis-à-vis ao do ensino médio – no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad-hoc dos pesos dos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-07-17T14:35:10Z
2023-07-17T14:35:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5803
WPE 198/2009
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5803
identifier_str_mv WPE 198/2009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Insper Working Paper
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 p.
Digital
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Insper
IBMEC São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Insper
IBMEC São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986255841099776