Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudanças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5803 |
Resumo: | Esse trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, apresenta os seus problemas e contribuições. Sobre os rankings oficiais brasileiros, conclui-se que: (i) MEC tem uma política distinta para o ranking no ensino superior vis-à-vis ao do ensino médio – no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad-hoc dos pesos dos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados. |
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Rankings em educação: tipos, problemas, informações e mudançasRankingsValor AdicionadoComportamento OportunísticoRankingsValue AddedOpportunistic BehaviorEsse trabalho classifica os diferentes tipos existentes de rankings na educação, apresenta os seus problemas e contribuições. Sobre os rankings oficiais brasileiros, conclui-se que: (i) MEC tem uma política distinta para o ranking no ensino superior vis-à-vis ao do ensino médio – no primeiro ele estima o valor adicionado e preocupa-se em inibir comportamentos oportunísticos; (ii) foco nos resultados do Enem/Enade pode levar a um alvo diferente da qualidade da educação; (iii) a escolha ad-hoc dos pesos dos componentes do ranking da graduação torna questionável a sua utilização; (iv) é importante o fornecimento dos intervalos de confiança dos valores adicionados estimados.This paper classifies the different types of rankings in education, presents its problems and contributions. About the Brazilian official rankings, it concludes that: (i) the Brazilian Ministry of Education has a different policy with respect to the higher education ranking vis-àvis the secondary one – in the latter, it estimates the value added and inhibits opportunistic behavior; (ii) the focus in the Enem/Enade results may not imply greater education quality; (iii) the ad-hoc choice of the higher education ranking components weights questions its validity; (iv) it is important to provide the confidence intervals of the estimated value added.InsperIBMEC São Paulo2023-07-17T14:35:10Z2023-07-17T14:35:10Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5803WPE 198/2009Insper Working PaperBrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Eduardo de CarvalhoAndrade, Eduardo de Carvalhoporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2023-08-08T20:52:54Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-08-08T20:52:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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