CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Catharine Prata
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Correa, Ana Bárbara Assunção Vazquez, Lopes, Raquel Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7054
Resumo: O público da Educação de Jovens e Adultos é constituído prioritariamente por jovens, adultos e idosos que trabalham, sendo assim, o desafio para o corpo docente e gestão consiste em alinhar as perspectivas curriculares aos saberes desses atores sociais. O presente artigo apresenta como objetivo geral analisar o currículo e o material didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Salvador, Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, utilizou-se o método de análise documental. Foram realizadas 21 visitas de observação na turma de EJA I, Tempo de Aprendizagem III (TAP III). Os documentos oficiais utilizados como norteadores no processo de letramento dos atores sociais da EJA em Salvador foram os Saberes na EJA I: Tempo de Aprendizagem III, a Proposta Curricular para o 1º segmento e a Proposta Curricular do 2º segmento.
id INSP_6beaa64c1ce1f37b5b4ad2531fc15137
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/7054
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADORCurriculum and didatic supplies in the education of young people and adults in a municipal school from SalvadorCurrículoEducação de Jovens e AdultosMaterial DidáticoSalvadorO público da Educação de Jovens e Adultos é constituído prioritariamente por jovens, adultos e idosos que trabalham, sendo assim, o desafio para o corpo docente e gestão consiste em alinhar as perspectivas curriculares aos saberes desses atores sociais. O presente artigo apresenta como objetivo geral analisar o currículo e o material didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Salvador, Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, utilizou-se o método de análise documental. Foram realizadas 21 visitas de observação na turma de EJA I, Tempo de Aprendizagem III (TAP III). Os documentos oficiais utilizados como norteadores no processo de letramento dos atores sociais da EJA em Salvador foram os Saberes na EJA I: Tempo de Aprendizagem III, a Proposta Curricular para o 1º segmento e a Proposta Curricular do 2º segmento.2024-10-11T15:46:11Z2024-10-11T15:46:11Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDigitalp. 270 - 292application/pdf2359-2192https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/705410.35501/dissol.v19i19.1181InglêsporRevista DisSoL - Discurso, Sociedade E LinguagemSeixas, Catharine PrataCorrea, Ana Bárbara Assunção VazquezLopes, Raquel AparecidaSeixas, Catharine PrataCorrea, Ana Bárbara Assunção VazquezLopes, Raquel Aparecidareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-12T03:00:41Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/7054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-12T03:00:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR
Curriculum and didatic supplies in the education of young people and adults in a municipal school from Salvador
title CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR
spellingShingle CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR
Seixas, Catharine Prata
Currículo
Educação de Jovens e Adultos
Material Didático
Salvador
title_short CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR
title_full CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR
title_fullStr CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR
title_full_unstemmed CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR
title_sort CURRÍCULO E MATERIAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR
author Seixas, Catharine Prata
author_facet Seixas, Catharine Prata
Correa, Ana Bárbara Assunção Vazquez
Lopes, Raquel Aparecida
author_role author
author2 Correa, Ana Bárbara Assunção Vazquez
Lopes, Raquel Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Catharine Prata
Correa, Ana Bárbara Assunção Vazquez
Lopes, Raquel Aparecida
Seixas, Catharine Prata
Correa, Ana Bárbara Assunção Vazquez
Lopes, Raquel Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação de Jovens e Adultos
Material Didático
Salvador
topic Currículo
Educação de Jovens e Adultos
Material Didático
Salvador
description O público da Educação de Jovens e Adultos é constituído prioritariamente por jovens, adultos e idosos que trabalham, sendo assim, o desafio para o corpo docente e gestão consiste em alinhar as perspectivas curriculares aos saberes desses atores sociais. O presente artigo apresenta como objetivo geral analisar o currículo e o material didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Salvador, Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, utilizou-se o método de análise documental. Foram realizadas 21 visitas de observação na turma de EJA I, Tempo de Aprendizagem III (TAP III). Os documentos oficiais utilizados como norteadores no processo de letramento dos atores sociais da EJA em Salvador foram os Saberes na EJA I: Tempo de Aprendizagem III, a Proposta Curricular para o 1º segmento e a Proposta Curricular do 2º segmento.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-11T15:46:11Z
2024-10-11T15:46:11Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2359-2192
https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7054
10.35501/dissol.v19i19.1181
identifier_str_mv 2359-2192
10.35501/dissol.v19i19.1181
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7054
dc.language.iso.fl_str_mv Inglês
por
language_invalid_str_mv Inglês
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital
p. 270 - 292
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986259297206272