Avaliando a qualidade do ensino médio na rede pública em relação à das escolas privadas na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2440 |
Resumo: | Este estudo mede a diferença em notas médias de estudantes de escolas públicas e particulares na cidade de São Paulo. Foram selecionadas apenas escolas particulares cuja mensalidade fosse similar ao investimento médio por aluno de escola pública, com o intuito de melhorar a comparabilidade entre os dois grupos. Usando microdados do Enem, um teste padronizado aplicado em larga escala no terceiro ano do ensino médio, primeiro estimamos a probabilidade de se estudar em escolas particulares ou públicas com base nas características individuais do aluno e da família, como idade, gênero, raça, escolaridade da mãe, renda familiar e indicadores socioeconômicos. Em seguida, comparamos as notas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas usando três métodos diferentes de pareamento. A metodologia usada como base neste estudo é o pareamento por escore de propensão, um método bastante utilizado para comparar grupos distintos. O grupo de tratamento foi associado aos alunos de escolas particulares, e o grupo de controle aos alunos de escolas públicas. As diferenças em notas foram estimadas como efeito médio do tratamento sobre os tratados (ATT). As notas dos alunos de escolas particulares não foram significativamente diferentes das notas dos alunos de escolas públicas em nenhuma das provas. Com o propósito de validar os resultados obtidos, utilizamos outros dois métodos de pareamento: o por distância de Mahalanobis e o coarsened exact matching (CEM). Utilizando estimadores de pareamento por distância de Mahalanobis, alunos de escolas particulares obtiveram notas superiores em ciências da natureza em 1,2% acima da nota média de controle. Pelo método CEM, alunos de escolas particulares apresentaram notas maiores em ciências da natureza e matemática ao nível de significância de 1%, mas as diferenças foram de apenas 1,3% e 1,2% sobre as notas médias de controle, respectivamente. Estes resultados modestos indicam que o tipo de rede em si não aparenta diferenciar de forma significativa o desempenho dos alunos, controlando pela renda e por outras covariadas individuais e familiares. |
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Avaliando a qualidade do ensino médio na rede pública em relação à das escolas privadas na cidade de São PauloEducação. Escolas públicas. Escolas particulares. Pareamento por escore de propensão. Distância de Mahalanobis. Coarsened exact matching. Enem.Este estudo mede a diferença em notas médias de estudantes de escolas públicas e particulares na cidade de São Paulo. Foram selecionadas apenas escolas particulares cuja mensalidade fosse similar ao investimento médio por aluno de escola pública, com o intuito de melhorar a comparabilidade entre os dois grupos. Usando microdados do Enem, um teste padronizado aplicado em larga escala no terceiro ano do ensino médio, primeiro estimamos a probabilidade de se estudar em escolas particulares ou públicas com base nas características individuais do aluno e da família, como idade, gênero, raça, escolaridade da mãe, renda familiar e indicadores socioeconômicos. Em seguida, comparamos as notas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas usando três métodos diferentes de pareamento. A metodologia usada como base neste estudo é o pareamento por escore de propensão, um método bastante utilizado para comparar grupos distintos. O grupo de tratamento foi associado aos alunos de escolas particulares, e o grupo de controle aos alunos de escolas públicas. As diferenças em notas foram estimadas como efeito médio do tratamento sobre os tratados (ATT). As notas dos alunos de escolas particulares não foram significativamente diferentes das notas dos alunos de escolas públicas em nenhuma das provas. Com o propósito de validar os resultados obtidos, utilizamos outros dois métodos de pareamento: o por distância de Mahalanobis e o coarsened exact matching (CEM). Utilizando estimadores de pareamento por distância de Mahalanobis, alunos de escolas particulares obtiveram notas superiores em ciências da natureza em 1,2% acima da nota média de controle. Pelo método CEM, alunos de escolas particulares apresentaram notas maiores em ciências da natureza e matemática ao nível de significância de 1%, mas as diferenças foram de apenas 1,3% e 1,2% sobre as notas médias de controle, respectivamente. Estes resultados modestos indicam que o tipo de rede em si não aparenta diferenciar de forma significativa o desempenho dos alunos, controlando pela renda e por outras covariadas individuais e familiares.This paper measures the difference in mean scores of public and private school students in São Paulo. I selected only private schools with fees similar to the average government spending per public school student in order to improve comparability between the two groups. Using microdata from Enem, a standardized test applied at a large scale at the end of secondary school, I estimated the probability of choosing private over public schooling based on student and family characteristics. Among the student and family co-variates were age, gender, ethnicity, mother’s educational attainment, family income, and socioeconomic indicators. Then, I compared mathematics, languages, science, and political sciences scores using three matching methods. The baseline methodology used in this paper is propensity score matching, a common matching method that uses propensity scores to compare distinct groups. The treatment group was associated with private school students, and the control group with public school students. Differences in scores were estimated as average treatment effect on the treated (ATT). Private school students’ scores were not significantly different from public school students’ scores in any subject. In order to validate these results, I also used two other matching methods: the Mahalanobis’ distance matching method and coarsened exact matching (CEM) method. Using Mahalanobis’ distance matching estimators, private school students performed better in science by 1.2% above the average control score. In CEM, private school students obtained higher scores in science and maths at the 1% significance level, but differences were only 1.3% and 1.2% above mean control scores, respectively. These modest results indicate that the type of schooling alone does not seem to distinguish students in a significant manner, after controlling for family income and other individual and family covariates.Menezes Filho, Naercio AquinoKoide, Claudine IchitaniKoide, Claudine Ichitani2021-09-13T03:18:22Z2019-09-09T18:37:59Z2021-09-13T03:18:22Z20182019-09-09T18:37:59Z20182018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis73 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2440São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:26:07Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/2440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:26:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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Este estudo mede a diferença em notas médias de estudantes de escolas públicas e particulares na cidade de São Paulo. Foram selecionadas apenas escolas particulares cuja mensalidade fosse similar ao investimento médio por aluno de escola pública, com o intuito de melhorar a comparabilidade entre os dois grupos. Usando microdados do Enem, um teste padronizado aplicado em larga escala no terceiro ano do ensino médio, primeiro estimamos a probabilidade de se estudar em escolas particulares ou públicas com base nas características individuais do aluno e da família, como idade, gênero, raça, escolaridade da mãe, renda familiar e indicadores socioeconômicos. Em seguida, comparamos as notas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas usando três métodos diferentes de pareamento. A metodologia usada como base neste estudo é o pareamento por escore de propensão, um método bastante utilizado para comparar grupos distintos. O grupo de tratamento foi associado aos alunos de escolas particulares, e o grupo de controle aos alunos de escolas públicas. As diferenças em notas foram estimadas como efeito médio do tratamento sobre os tratados (ATT). As notas dos alunos de escolas particulares não foram significativamente diferentes das notas dos alunos de escolas públicas em nenhuma das provas. Com o propósito de validar os resultados obtidos, utilizamos outros dois métodos de pareamento: o por distância de Mahalanobis e o coarsened exact matching (CEM). Utilizando estimadores de pareamento por distância de Mahalanobis, alunos de escolas particulares obtiveram notas superiores em ciências da natureza em 1,2% acima da nota média de controle. Pelo método CEM, alunos de escolas particulares apresentaram notas maiores em ciências da natureza e matemática ao nível de significância de 1%, mas as diferenças foram de apenas 1,3% e 1,2% sobre as notas médias de controle, respectivamente. Estes resultados modestos indicam que o tipo de rede em si não aparenta diferenciar de forma significativa o desempenho dos alunos, controlando pela renda e por outras covariadas individuais e familiares. |
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