O impacto do programa bolsa família nos indicadores de desempenho escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/897 |
Resumo: | Este trabalho avalia a relação entre o Programa Bolsa Família e a qualidade de ensino no Brasil. Após uma análise sobre os estudos realizados a cerca dos efeitos do programa, identificou-se uma lacuna no que diz respeito ao impacto sobre a educação, que é a contrapartida exigida deste Programa de Transferência Condicionada de Renda. A partir desta percepção, buscou-se elaborar um estudo que objetiva medir o impacto do Programa Bolsa Família sobre a Educação. Para mensurar um dado qualitativo, caso da educação, foram adotados indicadores de desempenho escolar do ensino público, que junto aos dados de repasse do Bolsa Família, formaram a base de dados do estudo proposto. As equações em primeiras diferenças aplicadas aos dados em formato de painel, foram regredidas a fim de obter-se os coeficientes que medem a relação entre a educação e o Programa Bolsa Família. Os resultados obtidos após as regressões apontam para o impacto positivo do programa sobre as taxas de aprovação dos alunos das 4ªs e 8ªs séries do ensino público. Porém, as observações da relação sobre as notas do Prova Brasil destes alunos não fornecem uma direção única. Enquanto há uma heterogeneidade nos resultados obtidos com as notas dos alunos da 4ª série, para os alunos da 8ª série todos os indicadores apontam para um impacto negativo do Programa Bolsa Família sobre o desempenho. Com estes resultados conclui-se que a educação tem sofrido uma piora de qualidade após a implementação do Programa, uma vez que a maior entrada de alunos no ensino público não foi seguida de investimentos na qualificação deste ensino |
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O impacto do programa bolsa família nos indicadores de desempenho escolarQualidade de ensino públicoPrograma bolsa famíliaDados em painelQuality of public shoolsPrograma bolsa famíliaPanel data analysisEste trabalho avalia a relação entre o Programa Bolsa Família e a qualidade de ensino no Brasil. Após uma análise sobre os estudos realizados a cerca dos efeitos do programa, identificou-se uma lacuna no que diz respeito ao impacto sobre a educação, que é a contrapartida exigida deste Programa de Transferência Condicionada de Renda. A partir desta percepção, buscou-se elaborar um estudo que objetiva medir o impacto do Programa Bolsa Família sobre a Educação. Para mensurar um dado qualitativo, caso da educação, foram adotados indicadores de desempenho escolar do ensino público, que junto aos dados de repasse do Bolsa Família, formaram a base de dados do estudo proposto. As equações em primeiras diferenças aplicadas aos dados em formato de painel, foram regredidas a fim de obter-se os coeficientes que medem a relação entre a educação e o Programa Bolsa Família. Os resultados obtidos após as regressões apontam para o impacto positivo do programa sobre as taxas de aprovação dos alunos das 4ªs e 8ªs séries do ensino público. Porém, as observações da relação sobre as notas do Prova Brasil destes alunos não fornecem uma direção única. Enquanto há uma heterogeneidade nos resultados obtidos com as notas dos alunos da 4ª série, para os alunos da 8ª série todos os indicadores apontam para um impacto negativo do Programa Bolsa Família sobre o desempenho. Com estes resultados conclui-se que a educação tem sofrido uma piora de qualidade após a implementação do Programa, uma vez que a maior entrada de alunos no ensino público não foi seguida de investimentos na qualificação deste ensinoThis paper evaluates the relationship between Programa Bolsa Família and the quality of schools in Brazil. There was identified a gap in studies that analyzes the effects after the adoption of this program, in which there are no references on the impacts over education the required counterpart for this Conditional Cash Transfer Program. This gap was the starting point for this study, that aim to measure the impact of Programa Bolsa Família over the Education. Education is a qualitative data, therefore the study adopted school performance indicators from the public education as the cash donation values from the program. The data was arranged on a Panel format and the regressions were applied to equations in First Difference model to obtain the relationship coefficients. The results obtained from this study show a positive impact of the program over the grade advancement percentages for both 4th and 8th grades students. The relation between the program and the student s grades was not homogeneous as the grade advancement percentages. For 4th grade students there was no clear impact from Programa Bolsa Família, but for 8th grade students all results showed a negative effect over the Prova Brasil grades. The study points to a worsen education after the introduction of Programa Bolsa Família, that could be a result of an increasing number of students without the corresponding investment on school qualification.Menezes Filho, Naercio AquinoLizo, Helena De Angelo ELizo, Helena De Angelo E2021-09-13T03:15:12Z2015-10-07T22:26:34Z2021-09-13T03:15:12Z2015-10-07T22:26:34Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis46 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/897São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:26:00Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/897Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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