Análise do impacto da escolarização na saúde individual: evidências para o Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5477 |
Resumo: | Essa monografia descreve as principais dimensões que impactam o nível de saúde da população, com foco na dimensão educacional, e tem como objetivo verificar o impacto do aumento da escolarização no nível de saúde individual. Para revisão dessas dimensões foram analisados estudos dos autores Aday, Andersen, McIntyre e Mooney, importantes pesquisadores da área, entre outros. Foram abordadas inicialmente dimensões mais tangíveis como geografia e renda, muito analisadas na década de 70, e posteriormente a dimensão educacional, menos tangível, presente nas literaturas mais recentes. A literatura aponta que o fator educacional agrega positivamente o nível de saúde individual através do aumento da informação, permitindo que as pessoas conheçam seus direitos e opções e com isso consigam tomar a melhores decisões. Para a análise empírica foram utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, com mais de 120 mil dados de indivíduos de todo o Brasil. Foi escolhido o modelo econométrico Logit Multinomial Ordenado e a variável resposta utilizada foi a autoavaliação do nível de saúde, ranqueada de 1 (menor nível de saúde) a 5 (maior nível de saúde). Os resultados contribuem para o entendimento de que o nível de saúde da população pode melhorar através de ações que englobem não apenas ações diretas no serviço de saúde, mas também ações intersetoriais como o foco na escolarização. |
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Análise do impacto da escolarização na saúde individual: evidências para o BrasilSaúde individualEscolarizaçãoLogit multinomial ordenadoIndividual healthSchoolingMultinomial ordered logitEssa monografia descreve as principais dimensões que impactam o nível de saúde da população, com foco na dimensão educacional, e tem como objetivo verificar o impacto do aumento da escolarização no nível de saúde individual. Para revisão dessas dimensões foram analisados estudos dos autores Aday, Andersen, McIntyre e Mooney, importantes pesquisadores da área, entre outros. Foram abordadas inicialmente dimensões mais tangíveis como geografia e renda, muito analisadas na década de 70, e posteriormente a dimensão educacional, menos tangível, presente nas literaturas mais recentes. A literatura aponta que o fator educacional agrega positivamente o nível de saúde individual através do aumento da informação, permitindo que as pessoas conheçam seus direitos e opções e com isso consigam tomar a melhores decisões. Para a análise empírica foram utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, com mais de 120 mil dados de indivíduos de todo o Brasil. Foi escolhido o modelo econométrico Logit Multinomial Ordenado e a variável resposta utilizada foi a autoavaliação do nível de saúde, ranqueada de 1 (menor nível de saúde) a 5 (maior nível de saúde). Os resultados contribuem para o entendimento de que o nível de saúde da população pode melhorar através de ações que englobem não apenas ações diretas no serviço de saúde, mas também ações intersetoriais como o foco na escolarização.This monograph describes the main dimensions that impact the health level of the population, with a focus on the educational dimension, and aims to verify the impact of an increase in schooling on the level of individual health. To review these dimensions, were analyzed studies by Aday, Andersen, McIntyre and Mooney, important researchers in the area. Initially, were addressed more tangible dimensions, such as geography and income, which were extensively analyzed in the 1970s, and later, the educational dimension, less tangible, present in most recent literature. The literature shows that the educational factor adds positively to the individual level of health by increasing information, allowing people to know their rights and options, and thereby making better decisions. For the empirical analysis, were used data from a National Health Survey (PNS) carried out in 2013, with data from individuals from all over Brazil. Was chosen the econometric model Multinomial Ordered Logit, and the response variable used was the self-assessment of the level of health, ranked from 1 (lowest health level) to 5 (highest health level). The results contribute to the understanding that the population’s health level can improve through actions that include not only direct actions in the health service, but also intersectoral actions such as the focus on schooling.GraduaçãoMartins, Sergio RicardoCosta, Isadora Cardoso VeríssimoCosta, Isadora Cardoso Veríssimo2023-03-29T22:21:44Z2023-03-29T22:21:44Z2021bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion32 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5477BrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:12:00Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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