A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carlos Eduardo Morotti
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/854
Resumo: O presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles.
id INSP_923d2ac6462717a6571188613a0abe2d
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/854
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São PauloTransporteDemandaInfraestruturasTransportationDemandInfrastructureO presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles.This paper estimates the demand probability of three different transportation models in the metropolitan region of São Paulo - cars, buses and subways - by a multinomial logit model adapted to aggregate data, in order to determine which change in user, path and route influence the individual choice for transportation. The results confirm the existence of efficient government actions, indicating that infrastructure nowadays taken as important to fight the traffic problem - bus lanes and subway stations - in fact impact user’s decision and reflect on a decreasing use of private cars. In addition, characteristics of the individuals and the regions they go through also influence the demand for different means of transportation, especially the cost of transportation, establishing themselves as indirect means of action to the government. Finally, the estimation model used allows perform various tests whetherobserving each transportation model choice or comparing probabilities of choice among them.Moita, Rodrigo Menon SimõesLopes, Carlos Eduardo MorottiLopes, Carlos Eduardo Morotti2021-09-13T03:15:03Z2015-10-06T13:29:53Z2021-09-13T03:15:03Z20122015-10-06T13:29:53Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis60 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/854São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T14:56:09Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T14:56:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo
title A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo
spellingShingle A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo
Lopes, Carlos Eduardo Morotti
Transporte
Demanda
Infraestruturas
Transportation
Demand
Infrastructure
title_short A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo
title_full A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo
title_fullStr A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo
title_full_unstemmed A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo
title_sort A demanda por meios de transporte na região metropolitana de São Paulo
author Lopes, Carlos Eduardo Morotti
author_facet Lopes, Carlos Eduardo Morotti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carlos Eduardo Morotti
Lopes, Carlos Eduardo Morotti
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte
Demanda
Infraestruturas
Transportation
Demand
Infrastructure
topic Transporte
Demanda
Infraestruturas
Transportation
Demand
Infrastructure
description O presente trabalho estima a probabilidade de demanda de três diferentes meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo – quais sejam: carros, ônibus e metrô – mediante um modelo logit multinomial adaptado para dados agregados, objetivando concluir se determinadas alterações sobre os usuários, as vias e as rotas existentes influenciam a escolha por meio de transporte dos indivíduos. Os resultados confirmam a existência de espaço para atuação dos gestores públicos, indicando que infraestruturas tidas, atualmente, como importantes para combater o problema do trânsito, no caso os corredores de ônibus e as estações de metrô, de fato impactam na decisão dos usuários e refletem em um uso menor dos automóveis particulares. Além disso, características dos próprios indivíduos e das regiões pelas quais transitam também influenciam a demanda pelos diferentes meios, em especial o custo do meio de transporte, estabelecendo-se como meios de ação indireta para o poder público. Finalmente, o modelo de estimação utilizado permite realizar análises variadas, seja observando as probabilidades de escolha entre cada meio, seja comparando tais probabilidades entre eles.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012
2015-10-06T13:29:53Z
2015-10-06T13:29:53Z
2021-09-13T03:15:03Z
2021-09-13T03:15:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/854
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986270062936064