A Focalização dos Programas Sociais Federais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6225 |
Resumo: | Esse artigo discute a focalização do PBF e do BPC entre 2006 e 2016 fazendo uso de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Os resultados evidenciam que os dois principais programas de transferência de renda do governo brasileiro tiveram expansões de cobertura significativas no período analisado, mas também revelam que os benefícios ainda apresentam problemas de focalização. De acordo com a PNADC, 55% do orçamento dos programas teria sido destinado a famílias com renda acima do limite estabelecido pelas regras de participação em 2016 e nossas simulações indicam que seria possível eliminar a pobreza no Brasil transferindo esses recursos para os domicílios pobres. |
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A Focalização dos Programas Sociais FederaisBenefício de prestação continuadaBolsa FamíliaFocalização de programas sociaisEsse artigo discute a focalização do PBF e do BPC entre 2006 e 2016 fazendo uso de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Os resultados evidenciam que os dois principais programas de transferência de renda do governo brasileiro tiveram expansões de cobertura significativas no período analisado, mas também revelam que os benefícios ainda apresentam problemas de focalização. De acordo com a PNADC, 55% do orçamento dos programas teria sido destinado a famílias com renda acima do limite estabelecido pelas regras de participação em 2016 e nossas simulações indicam que seria possível eliminar a pobreza no Brasil transferindo esses recursos para os domicílios pobres.This article intends to discuss the targeting of PBF and BPC between 2006 and 2016 making use of data from Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) and Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Results indicate that the two major income transfer policies in Brazil have had significant coverage expansions in the period, but also that the programs still have targeting problems. PNAD data reveal that in 2016 55% of the programs budget was destined to families with income above the threshold established by the program rules. Our simulations indicate that it would be possible to eliminate poverty in Brazil by transferring these resources destined to non eligible families to poor domiciles.Produção vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paper2023-12-18T17:33:12Z2023-12-18T17:33:12Z2018Policy Paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion37 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6225Policy PaperBrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessHerdeiro, RenatoHerdeiro, RenatoNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-08-02T19:09:59Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-08-02T19:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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Esse artigo discute a focalização do PBF e do BPC entre 2006 e 2016 fazendo uso de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Os resultados evidenciam que os dois principais programas de transferência de renda do governo brasileiro tiveram expansões de cobertura significativas no período analisado, mas também revelam que os benefícios ainda apresentam problemas de focalização. De acordo com a PNADC, 55% do orçamento dos programas teria sido destinado a famílias com renda acima do limite estabelecido pelas regras de participação em 2016 e nossas simulações indicam que seria possível eliminar a pobreza no Brasil transferindo esses recursos para os domicílios pobres. |
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