Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1774 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar determinantes da demanda de produtos em um contexto de hipercompetição, isso é, contextos envolvendo movimentações contínuas dos competidores lançando novos modelos e inovações. Essa análise será aplicada ao mercado de smartphones, que apresentou nos últimos anos um rápido aumento das vendas e, ao mesmo tempo, o lançamento de inúmeros novos produtos. O modelo analisado envolve três grupos de fatores. Preço, que é o valor que o varejo brasileiro compra o smartphone do distribuidor para depois colocar a sua margem e vender ao consumidor final; marcas, que são atreladas aos fabricantes de smartphones; e, finalmente, a própria participação de mercado (market share) passada das marcas, indicando a penetração do seu produto. Para verificar o efeito desses fatores, foi estimada uma regressão múltipla linear controlando pelo efeito endógeno dos preços dos produtos. A base de dados foi coletada do maior distribuidor de celulares do país, envolvendo vendas de aproximadamente 10 marcas observadas (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, entre outros) em 42 meses. Os resultados mostram que preço, marca e market share passado, conjuntamente, têm efeito significativamente relevante na tomada de decisão da compra de um smartphone. |
id |
INSP_96716590da390d3903904e5ecd5d6705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1774 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, José GuilhermeLazzarini, Sérgio GiovanettiSão Paulo2021-09-13T03:11:00Z2018-04-02T11:21:38Z2021-09-13T03:11:00Z20162018-04-02T11:21:38Z20162016https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1774O objetivo deste trabalho é analisar determinantes da demanda de produtos em um contexto de hipercompetição, isso é, contextos envolvendo movimentações contínuas dos competidores lançando novos modelos e inovações. Essa análise será aplicada ao mercado de smartphones, que apresentou nos últimos anos um rápido aumento das vendas e, ao mesmo tempo, o lançamento de inúmeros novos produtos. O modelo analisado envolve três grupos de fatores. Preço, que é o valor que o varejo brasileiro compra o smartphone do distribuidor para depois colocar a sua margem e vender ao consumidor final; marcas, que são atreladas aos fabricantes de smartphones; e, finalmente, a própria participação de mercado (market share) passada das marcas, indicando a penetração do seu produto. Para verificar o efeito desses fatores, foi estimada uma regressão múltipla linear controlando pelo efeito endógeno dos preços dos produtos. A base de dados foi coletada do maior distribuidor de celulares do país, envolvendo vendas de aproximadamente 10 marcas observadas (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, entre outros) em 42 meses. Os resultados mostram que preço, marca e market share passado, conjuntamente, têm efeito significativamente relevante na tomada de decisão da compra de um smartphone.The objective of this research is to the determinants of demand in an hypercompetitive context, involving continuous launching of new products, innovation and new strategies. This study is focused on the smartphone market, which has shown a fast growth in sales units as well as new products. The proposed model involves three general factors. Pricing, which is the value paid by consumers from the distributor; brand names, indicating the company selling the smartphone; and the past market share of each brand name, demonstrating their penetration on the smartphone market. To identify the effect of these factors, a multiple regression has been estimated, controlling for the endogenous effect of prices. The database has been collected from the largest Brazilian smartphones distributor, with sales of 10 different brands (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, and others) within 42 months. The results show that price, brand names, and past market share jointly show significant effects on the decision to buy smartphones.45 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessHipercompetiçãoDiferenciaçãoSmartphonesEstimação de demandaHipercompetitionDifferentiationSmartphonesDemand forecastDemanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphonesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTJOSÉ GUILHERME BUENO GARCIA_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain71275https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/1/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdf.txt3f5691431165f445971a2cc82affbd9cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALJOSÉ GUILHERME BUENO GARCIA_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf490348https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/3/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdfb33ba9dae49c8d6f1013d037ca64e0a3MD53THUMBNAILJOSÉ GUILHERME BUENO GARCIA_Trabalho.pdf.jpgJOSÉ GUILHERME BUENO GARCIA_Trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/4/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdf.jpg80e08d0ee2eb8f4445b990811824ce1bMD5411224/17742022-12-02 12:46:28.891oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:46:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones |
title |
Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones |
spellingShingle |
Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones Garcia, José Guilherme Hipercompetição Diferenciação Smartphones Estimação de demanda Hipercompetition Differentiation Smartphones Demand forecast |
title_short |
Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones |
title_full |
Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones |
title_fullStr |
Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones |
title_full_unstemmed |
Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones |
title_sort |
Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones |
author |
Garcia, José Guilherme |
author_facet |
Garcia, José Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, José Guilherme |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lazzarini, Sérgio Giovanetti |
contributor_str_mv |
Lazzarini, Sérgio Giovanetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipercompetição Diferenciação Smartphones Estimação de demanda Hipercompetition Differentiation Smartphones Demand forecast |
topic |
Hipercompetição Diferenciação Smartphones Estimação de demanda Hipercompetition Differentiation Smartphones Demand forecast |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar determinantes da demanda de produtos em um contexto de hipercompetição, isso é, contextos envolvendo movimentações contínuas dos competidores lançando novos modelos e inovações. Essa análise será aplicada ao mercado de smartphones, que apresentou nos últimos anos um rápido aumento das vendas e, ao mesmo tempo, o lançamento de inúmeros novos produtos. O modelo analisado envolve três grupos de fatores. Preço, que é o valor que o varejo brasileiro compra o smartphone do distribuidor para depois colocar a sua margem e vender ao consumidor final; marcas, que são atreladas aos fabricantes de smartphones; e, finalmente, a própria participação de mercado (market share) passada das marcas, indicando a penetração do seu produto. Para verificar o efeito desses fatores, foi estimada uma regressão múltipla linear controlando pelo efeito endógeno dos preços dos produtos. A base de dados foi coletada do maior distribuidor de celulares do país, envolvendo vendas de aproximadamente 10 marcas observadas (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, entre outros) em 42 meses. Os resultados mostram que preço, marca e market share passado, conjuntamente, têm efeito significativamente relevante na tomada de decisão da compra de um smartphone. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2018-04-02T11:21:38Z 2021-09-13T03:11:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-02T11:21:38Z 2021-09-13T03:11:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1774 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
45 p. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/1/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/2/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/3/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/4/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f5691431165f445971a2cc82affbd9c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 b33ba9dae49c8d6f1013d037ca64e0a3 80e08d0ee2eb8f4445b990811824ce1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085964850888704 |