Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, José Guilherme
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1774
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar determinantes da demanda de produtos em um contexto de hipercompetição, isso é, contextos envolvendo movimentações contínuas dos competidores lançando novos modelos e inovações. Essa análise será aplicada ao mercado de smartphones, que apresentou nos últimos anos um rápido aumento das vendas e, ao mesmo tempo, o lançamento de inúmeros novos produtos. O modelo analisado envolve três grupos de fatores. Preço, que é o valor que o varejo brasileiro compra o smartphone do distribuidor para depois colocar a sua margem e vender ao consumidor final; marcas, que são atreladas aos fabricantes de smartphones; e, finalmente, a própria participação de mercado (market share) passada das marcas, indicando a penetração do seu produto. Para verificar o efeito desses fatores, foi estimada uma regressão múltipla linear controlando pelo efeito endógeno dos preços dos produtos. A base de dados foi coletada do maior distribuidor de celulares do país, envolvendo vendas de aproximadamente 10 marcas observadas (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, entre outros) em 42 meses. Os resultados mostram que preço, marca e market share passado, conjuntamente, têm efeito significativamente relevante na tomada de decisão da compra de um smartphone.
id INSP_96716590da390d3903904e5ecd5d6705
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1774
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Garcia, José GuilhermeLazzarini, Sérgio GiovanettiSão Paulo2021-09-13T03:11:00Z2018-04-02T11:21:38Z2021-09-13T03:11:00Z20162018-04-02T11:21:38Z20162016https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1774O objetivo deste trabalho é analisar determinantes da demanda de produtos em um contexto de hipercompetição, isso é, contextos envolvendo movimentações contínuas dos competidores lançando novos modelos e inovações. Essa análise será aplicada ao mercado de smartphones, que apresentou nos últimos anos um rápido aumento das vendas e, ao mesmo tempo, o lançamento de inúmeros novos produtos. O modelo analisado envolve três grupos de fatores. Preço, que é o valor que o varejo brasileiro compra o smartphone do distribuidor para depois colocar a sua margem e vender ao consumidor final; marcas, que são atreladas aos fabricantes de smartphones; e, finalmente, a própria participação de mercado (market share) passada das marcas, indicando a penetração do seu produto. Para verificar o efeito desses fatores, foi estimada uma regressão múltipla linear controlando pelo efeito endógeno dos preços dos produtos. A base de dados foi coletada do maior distribuidor de celulares do país, envolvendo vendas de aproximadamente 10 marcas observadas (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, entre outros) em 42 meses. Os resultados mostram que preço, marca e market share passado, conjuntamente, têm efeito significativamente relevante na tomada de decisão da compra de um smartphone.The objective of this research is to the determinants of demand in an hypercompetitive context, involving continuous launching of new products, innovation and new strategies. This study is focused on the smartphone market, which has shown a fast growth in sales units as well as new products. The proposed model involves three general factors. Pricing, which is the value paid by consumers from the distributor; brand names, indicating the company selling the smartphone; and the past market share of each brand name, demonstrating their penetration on the smartphone market. To identify the effect of these factors, a multiple regression has been estimated, controlling for the endogenous effect of prices. The database has been collected from the largest Brazilian smartphones distributor, with sales of 10 different brands (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, and others) within 42 months. The results show that price, brand names, and past market share jointly show significant effects on the decision to buy smartphones.45 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessHipercompetiçãoDiferenciaçãoSmartphonesEstimação de demandaHipercompetitionDifferentiationSmartphonesDemand forecastDemanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphonesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTJOSÉ GUILHERME BUENO GARCIA_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain71275https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/1/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdf.txt3f5691431165f445971a2cc82affbd9cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALJOSÉ GUILHERME BUENO GARCIA_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf490348https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/3/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdfb33ba9dae49c8d6f1013d037ca64e0a3MD53THUMBNAILJOSÉ GUILHERME BUENO GARCIA_Trabalho.pdf.jpgJOSÉ GUILHERME BUENO GARCIA_Trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/4/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdf.jpg80e08d0ee2eb8f4445b990811824ce1bMD5411224/17742022-12-02 12:46:28.891oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T17:46:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
title Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
spellingShingle Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
Garcia, José Guilherme
Hipercompetição
Diferenciação
Smartphones
Estimação de demanda
Hipercompetition
Differentiation
Smartphones
Demand forecast
title_short Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
title_full Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
title_fullStr Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
title_full_unstemmed Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
title_sort Demanda em um contexto hipercompetitivo: um estudo empírico no mercado de Smartphones
author Garcia, José Guilherme
author_facet Garcia, José Guilherme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, José Guilherme
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lazzarini, Sérgio Giovanetti
contributor_str_mv Lazzarini, Sérgio Giovanetti
dc.subject.por.fl_str_mv Hipercompetição
Diferenciação
Smartphones
Estimação de demanda
Hipercompetition
Differentiation
Smartphones
Demand forecast
topic Hipercompetição
Diferenciação
Smartphones
Estimação de demanda
Hipercompetition
Differentiation
Smartphones
Demand forecast
description O objetivo deste trabalho é analisar determinantes da demanda de produtos em um contexto de hipercompetição, isso é, contextos envolvendo movimentações contínuas dos competidores lançando novos modelos e inovações. Essa análise será aplicada ao mercado de smartphones, que apresentou nos últimos anos um rápido aumento das vendas e, ao mesmo tempo, o lançamento de inúmeros novos produtos. O modelo analisado envolve três grupos de fatores. Preço, que é o valor que o varejo brasileiro compra o smartphone do distribuidor para depois colocar a sua margem e vender ao consumidor final; marcas, que são atreladas aos fabricantes de smartphones; e, finalmente, a própria participação de mercado (market share) passada das marcas, indicando a penetração do seu produto. Para verificar o efeito desses fatores, foi estimada uma regressão múltipla linear controlando pelo efeito endógeno dos preços dos produtos. A base de dados foi coletada do maior distribuidor de celulares do país, envolvendo vendas de aproximadamente 10 marcas observadas (Alcatel, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony, entre outros) em 42 meses. Os resultados mostram que preço, marca e market share passado, conjuntamente, têm efeito significativamente relevante na tomada de decisão da compra de um smartphone.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2018-04-02T11:21:38Z
2021-09-13T03:11:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-02T11:21:38Z
2021-09-13T03:11:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1774
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 p.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/1/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/2/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/3/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1774/4/JOS%c3%89%20GUILHERME%20BUENO%20GARCIA_Trabalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f5691431165f445971a2cc82affbd9c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b33ba9dae49c8d6f1013d037ca64e0a3
80e08d0ee2eb8f4445b990811824ce1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085964850888704