Eficiência técnica de cursos de administração: uma análise conjunta de DEA e SFA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Rodrigo Oliveira De
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/954
Resumo: A eficiência técnica da educação superior tem sido muito estudada através da Análise Envoltória de Dados (DEA) ou da Análise de Fronteira Estocástica (SFA). Dadas as vantagens e desvantagens associadas a cada metodologia, as estimativas de eficiência derivadas dessas análises nem sempre são convincentes. Este trabalho utiliza ambas as técnicas em um mesmo conjunto de cursos de administração de instituições de ensino com fins lucrativos e compara os resultados obtidos para ajudar administradores a melhor utilizarem os recursos de sua instituição. Foi encontrada uma alta correlação entre os níveis de eficiência estimados em todos os modelos aplicados, sugerindo que os resultados são relativamente robustos para o modelo DEA aplicado ou para a premissa de distribuição da SFA, entre outras especificações. Altos níveis de eficiência técnica são associados com os resultados da DEA e um alto desvio padrão dos resultados é associado com os resultados da SFA. Para analisar as implicações dos resultados para os administradores, ambas as metodologias são complementares quando os resultados são consistentes e é necessário cautela para analisar os dados quando os resultados são contraditórios.
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Foi encontrada uma alta correlação entre os níveis de eficiência estimados em todos os modelos aplicados, sugerindo que os resultados são relativamente robustos para o modelo DEA aplicado ou para a premissa de distribuição da SFA, entre outras especificações. Altos níveis de eficiência técnica são associados com os resultados da DEA e um alto desvio padrão dos resultados é associado com os resultados da SFA. Para analisar as implicações dos resultados para os administradores, ambas as metodologias são complementares quando os resultados são consistentes e é necessário cautela para analisar os dados quando os resultados são contraditórios.The technical efficiency of the higher education has been variously studied utilizing either Data Envelopment Analysis (DEA) or Stochastic Frontier Analysis (SFA). Given the strengths and weaknesses associated with these two approaches, the efficiency estimates derived from these analyses are not always convincing. This work applies both approaches to the same set of business administration courses of for-profit higher education institutions and compares the results obtained to help managers on having better use of the institution's resources. A high degree of correlation is found between the efficiency estimates derived from all the models applied, suggesting that results are relatively robust to the DEA model applied or the distributional assumption under SFA, among other specifications. High levels of technical efficiency are associated with DEA results and high standard deviation of the efficiency results are associated with SFA. In analyzing the implications of the results for management, both approaches are complementary when the results are consistent and it is necessary caution to analyze data when the results are contradictory.106 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessFronteira de eficiênciaEducação superiorAnálise envoltória de dadosAnálise de fronteira estocásticaEfficiency frontierHigher educationData envelopment analysisStochastic frontier analysisEficiência técnica de cursos de administração: uma análise conjunta de DEA e SFA.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERORIGINALRodrigo Oliveira de Miranda_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf2548646https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/954/1/Rodrigo%20Oliveira%20de%20Miranda_Trabalho.pdf848e457b445754098e9d5ba8561e21a3MD51Rodrigo Oliveira de Miranda_AutorizacaoAluno.pdfINDISPONÍVEL - 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