Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Bernardo da Silveira
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/644
Resumo: Motivado pelo crescente reconhecimento da importância dos ativos intangíveis, este trabalho tem como objetivo definir o que é um ativo intangível e a partir disso, analisar sua importância na gestão das empresas e as técnicas que vem sendo utilizadas para valorá-los. Mais do que simplesmente olhar para as técnicas existentes este trabalho se propõe a estabelecer uma metodologia de valoração de ativos intangíveis de uma empresa frente a seus concorrentes e estabelecer se de fato há uma correlação entre uma maior quantidade de ativos intangíveis e uma melhoria no valor da empresa. Para atingir tais objetivos, o trabalho inicialmente recorre a literatura sobre o assunto para abordar as diversas definições de intangíveis e as técnicas de avaliação existentes, formando um referencial teórico que permite a construção e aplicação de um índice capaz de estabelecer uma medida relativa dos ativos intangíveis das empresas atuantes no setor de bens de consumo brasileiro.
id INSP_9dcf30d11f4b9571effefc92f6f0bd5f
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/644
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileiraIntangíveisAvaliação financeiraEstratégiaMotivado pelo crescente reconhecimento da importância dos ativos intangíveis, este trabalho tem como objetivo definir o que é um ativo intangível e a partir disso, analisar sua importância na gestão das empresas e as técnicas que vem sendo utilizadas para valorá-los. Mais do que simplesmente olhar para as técnicas existentes este trabalho se propõe a estabelecer uma metodologia de valoração de ativos intangíveis de uma empresa frente a seus concorrentes e estabelecer se de fato há uma correlação entre uma maior quantidade de ativos intangíveis e uma melhoria no valor da empresa. Para atingir tais objetivos, o trabalho inicialmente recorre a literatura sobre o assunto para abordar as diversas definições de intangíveis e as técnicas de avaliação existentes, formando um referencial teórico que permite a construção e aplicação de um índice capaz de estabelecer uma medida relativa dos ativos intangíveis das empresas atuantes no setor de bens de consumo brasileiro.Motivated by the growing recognition of the importance of intangible assets this work aims to define what an intangible asset is and from this, to analyze its importance in business management and the techniques being used to value them. Rather than simply looking at the existing techniques this work proposes to establish a methodology for valuation of intangible assets of a company compared to its competitors and than to establish if in fact there is a correlation between an increased amount of intangible assets and an improvement in the value of company. To achieve these objectives, the work initially uses the literature on the subject to address the different definitions of intangible assets and valuation techniques for forming a theoretical framework that enables the construction and application of an index able to establish a relative measure of intangible assets of companies operating in the sector of consumer goods in Brazil.Almeida, Ricardo José deAlves, Bernardo da SilveiraAlves, Bernardo da Silveira2015-07-20T13:01:21Z2021-09-13T02:25:45Z2015-07-202015-07-20T13:01:21Z2021-09-13T02:25:45Z20092009bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion37 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/644São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T15:39:01Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T15:39:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileira
title Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileira
spellingShingle Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileira
Alves, Bernardo da Silveira
Intangíveis
Avaliação financeira
Estratégia
title_short Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileira
title_full Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileira
title_fullStr Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileira
title_full_unstemmed Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileira
title_sort Avaliação dos ativos intangíveis no setor de bens de consumo da economia brasileira
author Alves, Bernardo da Silveira
author_facet Alves, Bernardo da Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Ricardo José de
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Bernardo da Silveira
Alves, Bernardo da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Intangíveis
Avaliação financeira
Estratégia
topic Intangíveis
Avaliação financeira
Estratégia
description Motivado pelo crescente reconhecimento da importância dos ativos intangíveis, este trabalho tem como objetivo definir o que é um ativo intangível e a partir disso, analisar sua importância na gestão das empresas e as técnicas que vem sendo utilizadas para valorá-los. Mais do que simplesmente olhar para as técnicas existentes este trabalho se propõe a estabelecer uma metodologia de valoração de ativos intangíveis de uma empresa frente a seus concorrentes e estabelecer se de fato há uma correlação entre uma maior quantidade de ativos intangíveis e uma melhoria no valor da empresa. Para atingir tais objetivos, o trabalho inicialmente recorre a literatura sobre o assunto para abordar as diversas definições de intangíveis e as técnicas de avaliação existentes, formando um referencial teórico que permite a construção e aplicação de um índice capaz de estabelecer uma medida relativa dos ativos intangíveis das empresas atuantes no setor de bens de consumo brasileiro.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2015-07-20T13:01:21Z
2015-07-20
2015-07-20T13:01:21Z
2021-09-13T02:25:45Z
2021-09-13T02:25:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/644
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986265138823169