A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Papadimitriou, Alexandros Petridis
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1292
Resumo: Considerada a pior crise dentre os países da União Europeia, a crise da dívida pública da Grécia teve início publicamente em 23 de abril de 2010, quando o governo grego anunciou uma dívida de mais de 200 bilhões de euros. O crescente aumento de dívidas do país com seu alto índice de endividamento por PIB refletem diversos problemas internos e externos que o país tem de lidar, com os gastos excessivos para a realização das Olimpíadas e seu mau funcionamento público junto com as questões políticas entrelaçadas com as da zona do euro. Este trabalho tem como objetivo analisar os principais fatores que levaram a Grécia a entrar nessa crise em virtude do seu funcionamento e das condições que foram surgindo. Para entrar na zona do euro, o país teve que ceder parte de sua autonomia sobre a produção e sobre a política monetária, em troca de outros benefícios, porém, junto com seu problema de evasão fiscal mais a falta de responsabilidade do governo em manter suas contas superavitárias, levaram a economia para uma recessão. A análise, então, se baseia em observar o cenário econômico que a Grécia se situa e quais medidas do governo foram feitas para chegar nessa situação. No mais, observar as consequências da crise e a mudança do foco político-econômico do país.
id INSP_a860127d637675c961e65a52870ecfbe
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1292
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômicoCrise gregaDívida públicaZona do euroDívida sobre PIBConsiderada a pior crise dentre os países da União Europeia, a crise da dívida pública da Grécia teve início publicamente em 23 de abril de 2010, quando o governo grego anunciou uma dívida de mais de 200 bilhões de euros. O crescente aumento de dívidas do país com seu alto índice de endividamento por PIB refletem diversos problemas internos e externos que o país tem de lidar, com os gastos excessivos para a realização das Olimpíadas e seu mau funcionamento público junto com as questões políticas entrelaçadas com as da zona do euro. Este trabalho tem como objetivo analisar os principais fatores que levaram a Grécia a entrar nessa crise em virtude do seu funcionamento e das condições que foram surgindo. Para entrar na zona do euro, o país teve que ceder parte de sua autonomia sobre a produção e sobre a política monetária, em troca de outros benefícios, porém, junto com seu problema de evasão fiscal mais a falta de responsabilidade do governo em manter suas contas superavitárias, levaram a economia para uma recessão. A análise, então, se baseia em observar o cenário econômico que a Grécia se situa e quais medidas do governo foram feitas para chegar nessa situação. No mais, observar as consequências da crise e a mudança do foco político-econômico do país.Cantarino, Nelson MendesPapadimitriou, Alexandros PetridisPapadimitriou, Alexandros Petridis2016-03-16T16:12:59Z2021-09-13T02:34:58Z20152016-03-16T16:12:59Z2021-09-13T02:34:58Z20152015bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion31 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1292São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T15:40:10Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T15:40:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômico
title A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômico
spellingShingle A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômico
Papadimitriou, Alexandros Petridis
Crise grega
Dívida pública
Zona do euro
Dívida sobre PIB
title_short A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômico
title_full A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômico
title_fullStr A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômico
title_full_unstemmed A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômico
title_sort A crise da dívida da Grécia e o contexto político-macroeconômico
author Papadimitriou, Alexandros Petridis
author_facet Papadimitriou, Alexandros Petridis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cantarino, Nelson Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Papadimitriou, Alexandros Petridis
Papadimitriou, Alexandros Petridis
dc.subject.por.fl_str_mv Crise grega
Dívida pública
Zona do euro
Dívida sobre PIB
topic Crise grega
Dívida pública
Zona do euro
Dívida sobre PIB
description Considerada a pior crise dentre os países da União Europeia, a crise da dívida pública da Grécia teve início publicamente em 23 de abril de 2010, quando o governo grego anunciou uma dívida de mais de 200 bilhões de euros. O crescente aumento de dívidas do país com seu alto índice de endividamento por PIB refletem diversos problemas internos e externos que o país tem de lidar, com os gastos excessivos para a realização das Olimpíadas e seu mau funcionamento público junto com as questões políticas entrelaçadas com as da zona do euro. Este trabalho tem como objetivo analisar os principais fatores que levaram a Grécia a entrar nessa crise em virtude do seu funcionamento e das condições que foram surgindo. Para entrar na zona do euro, o país teve que ceder parte de sua autonomia sobre a produção e sobre a política monetária, em troca de outros benefícios, porém, junto com seu problema de evasão fiscal mais a falta de responsabilidade do governo em manter suas contas superavitárias, levaram a economia para uma recessão. A análise, então, se baseia em observar o cenário econômico que a Grécia se situa e quais medidas do governo foram feitas para chegar nessa situação. No mais, observar as consequências da crise e a mudança do foco político-econômico do país.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015
2016-03-16T16:12:59Z
2016-03-16T16:12:59Z
2021-09-13T02:34:58Z
2021-09-13T02:34:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1292
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986253743947776