Economia comportamental e os tipos psicológicos de Jung

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galbetti, Alessandra Lima
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/49
Resumo: Os últimos anos foram marcados por diversos fenômenos econômicos que surpreenderam o mundo. Uma série de crises financeiras estouraram internacionalmente deixando os economistas sem pistas do que fazer. Sabendo que as previsões do cenário econômico são baseadas em suposições das tomadas de decisão dos agentes, indaga-se se o modo como essas previsões são feitas tradicionalmente é realmente o mais adequado. Este trabalho procura mostrar, por meio de uma pesquisa exploratória, a essencialidade da introdução dos conceitos da Economia Comportamental na previsão de modelos econômicos. A partir da Psicologia Analítica de Jung e seus Tipos Psicológicos, elucida-se a importância da consideração de fatores do inconsciente na análise do comportamento humano, possibilitando refutar a maneira como o modelo econômico neoclássico prevê a escolha dos agentes - com racionalidade perfeita.
id INSP_aa5fc05e5c4b73851edcaf8baefc09cf
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/49
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Economia comportamental e os tipos psicológicos de JungRacionalidade perfeitaEconomia comportamentalPsicologia analíticaTipos psicológicosOs últimos anos foram marcados por diversos fenômenos econômicos que surpreenderam o mundo. Uma série de crises financeiras estouraram internacionalmente deixando os economistas sem pistas do que fazer. Sabendo que as previsões do cenário econômico são baseadas em suposições das tomadas de decisão dos agentes, indaga-se se o modo como essas previsões são feitas tradicionalmente é realmente o mais adequado. Este trabalho procura mostrar, por meio de uma pesquisa exploratória, a essencialidade da introdução dos conceitos da Economia Comportamental na previsão de modelos econômicos. A partir da Psicologia Analítica de Jung e seus Tipos Psicológicos, elucida-se a importância da consideração de fatores do inconsciente na análise do comportamento humano, possibilitando refutar a maneira como o modelo econômico neoclássico prevê a escolha dos agentes - com racionalidade perfeita.The last few years have been marked by several economic phenomena that have surprised the world. A series of economic crises have unraveled leaving economists clueless on what to do. Knowing that predictions in the financial arena are made based on suppositions of decisions made by agents, the question is raised of whether the way in which these predictions are traditionally made is really the most adequate. This study aims to show, through exploratory research, the essentiality of the introduction of Behavioral Economics concepts into the predictions of economic models. Based on Jung's Analytical Psychology and its Psychological Types, the importance of the consideration of inconscient factors in the analysis of human behavior is highlighted making it possible to refute the way in which the neoclassical economic model predicts agents' choices — with perfect rationality.Arellano, Eliete BernalGalbetti, Alessandra LimaGalbetti, Alessandra Lima2014-06-16T13:46:56Z2021-09-13T02:22:24Z201220122021-09-13T02:22:24Z20122012bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion27 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/49São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T15:34:28Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/49Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T15:34:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Economia comportamental e os tipos psicológicos de Jung
title Economia comportamental e os tipos psicológicos de Jung
spellingShingle Economia comportamental e os tipos psicológicos de Jung
Galbetti, Alessandra Lima
Racionalidade perfeita
Economia comportamental
Psicologia analítica
Tipos psicológicos
title_short Economia comportamental e os tipos psicológicos de Jung
title_full Economia comportamental e os tipos psicológicos de Jung
title_fullStr Economia comportamental e os tipos psicológicos de Jung
title_full_unstemmed Economia comportamental e os tipos psicológicos de Jung
title_sort Economia comportamental e os tipos psicológicos de Jung
author Galbetti, Alessandra Lima
author_facet Galbetti, Alessandra Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arellano, Eliete Bernal
dc.contributor.author.fl_str_mv Galbetti, Alessandra Lima
Galbetti, Alessandra Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Racionalidade perfeita
Economia comportamental
Psicologia analítica
Tipos psicológicos
topic Racionalidade perfeita
Economia comportamental
Psicologia analítica
Tipos psicológicos
description Os últimos anos foram marcados por diversos fenômenos econômicos que surpreenderam o mundo. Uma série de crises financeiras estouraram internacionalmente deixando os economistas sem pistas do que fazer. Sabendo que as previsões do cenário econômico são baseadas em suposições das tomadas de decisão dos agentes, indaga-se se o modo como essas previsões são feitas tradicionalmente é realmente o mais adequado. Este trabalho procura mostrar, por meio de uma pesquisa exploratória, a essencialidade da introdução dos conceitos da Economia Comportamental na previsão de modelos econômicos. A partir da Psicologia Analítica de Jung e seus Tipos Psicológicos, elucida-se a importância da consideração de fatores do inconsciente na análise do comportamento humano, possibilitando refutar a maneira como o modelo econômico neoclássico prevê a escolha dos agentes - com racionalidade perfeita.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012
2012
2014-06-16T13:46:56Z
2021-09-13T02:22:24Z
2021-09-13T02:22:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/49
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986253548912640