Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chen, Jonas Honchie
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/691
Resumo: Dada importância da educação para o desenvolvimento socioeconômico dos países, este estudo identifica e analisa os determinantes do desempenho escolar no contexto brasileiro. Utilizando dados da Prova Brasil de 2011, foram analisadas as características de escolas, alunos e professores associadas as notas de alunos do quinto ano do ensino fundamental da rede pública. Aplicando o método de regressões quantílicas e através da análise específica das regiões do país, foram abordados os fatores relacionados ao desempenho dos alunos procurando destacar os distintos impactos ao longo da distribuição das notas. Alguns resultados obtidos estão alinhados com a literatura relacionada ao tema, como a relação do gênero. Porém, variáveis como a cor dos alunos, apresentaram efeitos específicos como a associação negativa ou não significante nas regiões norte e nordeste. Em relação as características das escolas, destaca-se o impacto significativo da gestão administrativa ao qual as intituições estão sujeitas. Para os professores foram encontradas relações positivas de docentes com pós-graduação com a notas dos alunos, evidenciando a importância do incentivo a qualificação dado seu efeito semelhante em todos quantis.
id INSP_abdeb89d6b374a8cc9d73880b39a3bbd
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/691
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílicaEducaçãoRegressões quantílicasDesempenho escolarEnsino públicoBrasilEducationQuantile regressionSchool performancePublic schoolBrazilDada importância da educação para o desenvolvimento socioeconômico dos países, este estudo identifica e analisa os determinantes do desempenho escolar no contexto brasileiro. Utilizando dados da Prova Brasil de 2011, foram analisadas as características de escolas, alunos e professores associadas as notas de alunos do quinto ano do ensino fundamental da rede pública. Aplicando o método de regressões quantílicas e através da análise específica das regiões do país, foram abordados os fatores relacionados ao desempenho dos alunos procurando destacar os distintos impactos ao longo da distribuição das notas. Alguns resultados obtidos estão alinhados com a literatura relacionada ao tema, como a relação do gênero. Porém, variáveis como a cor dos alunos, apresentaram efeitos específicos como a associação negativa ou não significante nas regiões norte e nordeste. Em relação as características das escolas, destaca-se o impacto significativo da gestão administrativa ao qual as intituições estão sujeitas. Para os professores foram encontradas relações positivas de docentes com pós-graduação com a notas dos alunos, evidenciando a importância do incentivo a qualificação dado seu efeito semelhante em todos quantis.Given the importance of education for countries socio-economic development, this study identifies and analyzes the determinants of school performance in the Brazilian context. Using data from Prova Brasil 2011, the characteristics of schools, students and teachers associated with the fifth graders of elementary education score in public schools were analyzed. Applying the method of quantile regressions and through analysis of specific regions of the country, the factors related to the performance of students were studied seeking to highlight the different impacts across the distribution of the scores. Some results are aligned with the past studies related to the theme, as the effects of the gender in students. However, variables such as the color of the students skin had specific effects as negative or not significant in north and northeast region. In respect of the schools characteristics, we highlight the significant impact of administrative management which the institutions are subject. For teachers were found a positive relationships with teachers graduate with the students score, indicating the importance of encouraging the qualification given its has similar effect on all quantiles studied.Madalozzo, Regina CarlaChen, Jonas HonchieChen, Jonas Honchie2021-09-13T03:15:09Z2015-09-16T13:37:39Z2021-09-13T03:15:09Z20132015-09-16T13:37:39Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis88 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/691São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:26:24Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/691Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:26:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
title Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
spellingShingle Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
Chen, Jonas Honchie
Educação
Regressões quantílicas
Desempenho escolar
Ensino público
Brasil
Education
Quantile regression
School performance
Public school
Brazil
title_short Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
title_full Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
title_fullStr Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
title_full_unstemmed Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
title_sort Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
author Chen, Jonas Honchie
author_facet Chen, Jonas Honchie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madalozzo, Regina Carla
dc.contributor.author.fl_str_mv Chen, Jonas Honchie
Chen, Jonas Honchie
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Regressões quantílicas
Desempenho escolar
Ensino público
Brasil
Education
Quantile regression
School performance
Public school
Brazil
topic Educação
Regressões quantílicas
Desempenho escolar
Ensino público
Brasil
Education
Quantile regression
School performance
Public school
Brazil
description Dada importância da educação para o desenvolvimento socioeconômico dos países, este estudo identifica e analisa os determinantes do desempenho escolar no contexto brasileiro. Utilizando dados da Prova Brasil de 2011, foram analisadas as características de escolas, alunos e professores associadas as notas de alunos do quinto ano do ensino fundamental da rede pública. Aplicando o método de regressões quantílicas e através da análise específica das regiões do país, foram abordados os fatores relacionados ao desempenho dos alunos procurando destacar os distintos impactos ao longo da distribuição das notas. Alguns resultados obtidos estão alinhados com a literatura relacionada ao tema, como a relação do gênero. Porém, variáveis como a cor dos alunos, apresentaram efeitos específicos como a associação negativa ou não significante nas regiões norte e nordeste. Em relação as características das escolas, destaca-se o impacto significativo da gestão administrativa ao qual as intituições estão sujeitas. Para os professores foram encontradas relações positivas de docentes com pós-graduação com a notas dos alunos, evidenciando a importância do incentivo a qualificação dado seu efeito semelhante em todos quantis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013
2015-09-16T13:37:39Z
2015-09-16T13:37:39Z
2021-09-13T03:15:09Z
2021-09-13T03:15:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/691
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 p.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986259910623232