Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gustavo H. A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Artes, Rinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5975
Resumo: Modelos de behavioural scoring são geralmente utilizados para estimar a probabilidade de um cliente de uma instituição financeira que já possui um determinado produto de crédito se tornar inadimplente neste produto em um horizonte de tempo pré-fixado. Porém, frequentemente, um mesmo cliente tem diversos produtos de crédito em uma única instituiçãoo e os modelos de behavioural scoring geralmente tratam cada um deles de forma independente. Para facilitar e tornar mais eficiente o gerenciamento do risco de crédito, é interessante o desenvolvimento de modelos de customer default scoring. Esses modelos buscam estimar a probabilidade de um cliente de uma instituição financeira se tornar inadimplente em pelo menos um produto em um horizonte de tempo pré-fixado. Neste trabalho, são descritas três estratégias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de modelos de customer default scoring. Uma das estratégias é usualmente utilizada por instituições financeiras e as duas outras são propostas neste trabalho. As performances dessas estratégias são comparadas utilizando um banco de dados real fornecido por uma instituição financeira e um estudo de simulação de Monte Carlo.
id INSP_b77388cc4c0e3bab9f4cb8680dfa487e
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/5975
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reaiscredt scoringcustomer scoringequações de estimação generalizadasregressão logísticarisco de créditoModelos de behavioural scoring são geralmente utilizados para estimar a probabilidade de um cliente de uma instituição financeira que já possui um determinado produto de crédito se tornar inadimplente neste produto em um horizonte de tempo pré-fixado. Porém, frequentemente, um mesmo cliente tem diversos produtos de crédito em uma única instituiçãoo e os modelos de behavioural scoring geralmente tratam cada um deles de forma independente. Para facilitar e tornar mais eficiente o gerenciamento do risco de crédito, é interessante o desenvolvimento de modelos de customer default scoring. Esses modelos buscam estimar a probabilidade de um cliente de uma instituição financeira se tornar inadimplente em pelo menos um produto em um horizonte de tempo pré-fixado. Neste trabalho, são descritas três estratégias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de modelos de customer default scoring. Uma das estratégias é usualmente utilizada por instituições financeiras e as duas outras são propostas neste trabalho. As performances dessas estratégias são comparadas utilizando um banco de dados real fornecido por uma instituição financeira e um estudo de simulação de Monte Carlo.Insper2023-07-26T13:23:46Z2023-07-26T13:23:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article26 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5975WPE 338/2014Insper Working PaperBrasilSão PauloO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Gustavo H. A.Artes, RinaldoPereira, Gustavo H. A.Artes, Rinaldoporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:28:54Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/5975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:28:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reais
title Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reais
spellingShingle Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reais
Pereira, Gustavo H. A.
credt scoring
customer scoring
equações de estimação generalizadas
regressão logística
risco de crédito
title_short Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reais
title_full Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reais
title_fullStr Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reais
title_full_unstemmed Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reais
title_sort Modelos de Risco de Crédito de Clientes: Uma aplicação a Dados Reais
author Pereira, Gustavo H. A.
author_facet Pereira, Gustavo H. A.
Artes, Rinaldo
author_role author
author2 Artes, Rinaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gustavo H. A.
Artes, Rinaldo
Pereira, Gustavo H. A.
Artes, Rinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv credt scoring
customer scoring
equações de estimação generalizadas
regressão logística
risco de crédito
topic credt scoring
customer scoring
equações de estimação generalizadas
regressão logística
risco de crédito
description Modelos de behavioural scoring são geralmente utilizados para estimar a probabilidade de um cliente de uma instituição financeira que já possui um determinado produto de crédito se tornar inadimplente neste produto em um horizonte de tempo pré-fixado. Porém, frequentemente, um mesmo cliente tem diversos produtos de crédito em uma única instituiçãoo e os modelos de behavioural scoring geralmente tratam cada um deles de forma independente. Para facilitar e tornar mais eficiente o gerenciamento do risco de crédito, é interessante o desenvolvimento de modelos de customer default scoring. Esses modelos buscam estimar a probabilidade de um cliente de uma instituição financeira se tornar inadimplente em pelo menos um produto em um horizonte de tempo pré-fixado. Neste trabalho, são descritas três estratégias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de modelos de customer default scoring. Uma das estratégias é usualmente utilizada por instituições financeiras e as duas outras são propostas neste trabalho. As performances dessas estratégias são comparadas utilizando um banco de dados real fornecido por uma instituição financeira e um estudo de simulação de Monte Carlo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2023-07-26T13:23:46Z
2023-07-26T13:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5975
WPE 338/2014
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5975
identifier_str_mv WPE 338/2014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Insper Working Paper
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26 p.
Digital
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Insper
publisher.none.fl_str_mv Insper
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986270421549056