A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes , Giovanna Missaka
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3786
Resumo: Este projeto tem como propósito analisar o impacto das constantes quedas da taxa de juros no índice Bovespa, índice este que melhor retrata a fuga dos investimentos de renda fixa conservadores para o mercado de ações e a valorização dos papéis que nela são comercializados. O estudo analisará a evolução do índice Bovespa nos últimos 3 anos, isto é, entre 2015 e 2019. Analisará se a contínua queda da taxa de juros, desde 2015, impactou esse índice e em qual magnitude, com o intuito de obter um melhor entendimento sobre as oscilações do Ibovespa, em um cenário de queda de juros frequente. Em suma, pode-se enunciar que, uma menor taxa de juros facilita o acesso ao crédito no mercado, impulsionando a operação das empresas e as valorizando na bolsa de valores. Além disso, esse ajuste de preços das ações na bolsa ocorre de acordo com a expectativa de desempenho do mercado, fato esse que ocorreu no período de quedas constantes, que será analisado neste estudo. O estudo utiliza como metodologia a estimação de uma regressão múltipla, estimada por Mínimos Quadrados Ordinários em 2 Estágios (MLS2S), para melhor fundamentar a análise das oscilações do Ibovespa e estudar se esses movimentos podem ser explicados, certa parte, pelas recentes quedas da taxa de juros.
id INSP_ce19f1a7ecf825b5a536abe22b210225
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/3786
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anosNão informadoNão informadoEste projeto tem como propósito analisar o impacto das constantes quedas da taxa de juros no índice Bovespa, índice este que melhor retrata a fuga dos investimentos de renda fixa conservadores para o mercado de ações e a valorização dos papéis que nela são comercializados. O estudo analisará a evolução do índice Bovespa nos últimos 3 anos, isto é, entre 2015 e 2019. Analisará se a contínua queda da taxa de juros, desde 2015, impactou esse índice e em qual magnitude, com o intuito de obter um melhor entendimento sobre as oscilações do Ibovespa, em um cenário de queda de juros frequente. Em suma, pode-se enunciar que, uma menor taxa de juros facilita o acesso ao crédito no mercado, impulsionando a operação das empresas e as valorizando na bolsa de valores. Além disso, esse ajuste de preços das ações na bolsa ocorre de acordo com a expectativa de desempenho do mercado, fato esse que ocorreu no período de quedas constantes, que será analisado neste estudo. O estudo utiliza como metodologia a estimação de uma regressão múltipla, estimada por Mínimos Quadrados Ordinários em 2 Estágios (MLS2S), para melhor fundamentar a análise das oscilações do Ibovespa e estudar se esses movimentos podem ser explicados, certa parte, pelas recentes quedas da taxa de juros.Não informadoGraduaçãoMartins, Sérgio RicardoMendes , Giovanna MissakaMendes , Giovanna Missaka2022-07-22T19:12:11Z2022-07-22T19:12:11Z2019bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion56 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3786BrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2023-07-11T04:10:32Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/3786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-07-11T04:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anos
title A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anos
spellingShingle A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anos
Mendes , Giovanna Missaka
Não informado
Não informado
title_short A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anos
title_full A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anos
title_fullStr A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anos
title_full_unstemmed A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anos
title_sort A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anos
author Mendes , Giovanna Missaka
author_facet Mendes , Giovanna Missaka
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Sérgio Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes , Giovanna Missaka
Mendes , Giovanna Missaka
dc.subject.por.fl_str_mv Não informado
Não informado
topic Não informado
Não informado
description Este projeto tem como propósito analisar o impacto das constantes quedas da taxa de juros no índice Bovespa, índice este que melhor retrata a fuga dos investimentos de renda fixa conservadores para o mercado de ações e a valorização dos papéis que nela são comercializados. O estudo analisará a evolução do índice Bovespa nos últimos 3 anos, isto é, entre 2015 e 2019. Analisará se a contínua queda da taxa de juros, desde 2015, impactou esse índice e em qual magnitude, com o intuito de obter um melhor entendimento sobre as oscilações do Ibovespa, em um cenário de queda de juros frequente. Em suma, pode-se enunciar que, uma menor taxa de juros facilita o acesso ao crédito no mercado, impulsionando a operação das empresas e as valorizando na bolsa de valores. Além disso, esse ajuste de preços das ações na bolsa ocorre de acordo com a expectativa de desempenho do mercado, fato esse que ocorreu no período de quedas constantes, que será analisado neste estudo. O estudo utiliza como metodologia a estimação de uma regressão múltipla, estimada por Mínimos Quadrados Ordinários em 2 Estágios (MLS2S), para melhor fundamentar a análise das oscilações do Ibovespa e estudar se esses movimentos podem ser explicados, certa parte, pelas recentes quedas da taxa de juros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-07-22T19:12:11Z
2022-07-22T19:12:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3786
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 p.
Digital
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986264875630592