Aplicação de modelo LOGIT na estimação de demanda por passagens aéreas.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/786 |
Resumo: | São muitos os desafios no setor de aviação civil no mundo, no Brasil ainda mais, já que os custos são vinculados a duas principais commodities dólar e Petróleo, de forma que oscilações nessas podem gerar prejuízos letais às empresas. Além desses fatores, restrições associadas à infraestrutura limitam o crescimento do setor, de forma que as empresas têm de disputar acirradamente os mercados existentes. Entender as variáveis que os consumidores levam em conta para a escolha da companhia aérea é uma necessidade para manter-se no mercado. Este trabalho desenvolve uma proposta de modelagem de escolha do consumidor, analisando a sensibilidade a preço, qualidade da oferta, pontualidade e eventuais preferências por marca. A maior parte dos trabalhos desse gênero mantém foco específico em um mercado ou em uma variável. Este trabalho, no entanto, tem como principal característica a amplitude da base de dados utilizada, contando com 36 mercados brasileiros, ao longo de 22 meses e com uma trajetória de preços composta por três observações. O modelo proposto permite identificar a sensibilidade que o consumidor tem simultaneamente, às variáveis citadas acima para diferentes agrupamentos de mercados. O modelo permite também observar a perda de bem estar social quando há assimetria de share. |
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Aplicação de modelo LOGIT na estimação de demanda por passagens aéreas.Industrial organizationDemand estimationCivil aviationLOGITOrganização industrialEstimação de demandaAviação civilLOGITSão muitos os desafios no setor de aviação civil no mundo, no Brasil ainda mais, já que os custos são vinculados a duas principais commodities dólar e Petróleo, de forma que oscilações nessas podem gerar prejuízos letais às empresas. Além desses fatores, restrições associadas à infraestrutura limitam o crescimento do setor, de forma que as empresas têm de disputar acirradamente os mercados existentes. Entender as variáveis que os consumidores levam em conta para a escolha da companhia aérea é uma necessidade para manter-se no mercado. Este trabalho desenvolve uma proposta de modelagem de escolha do consumidor, analisando a sensibilidade a preço, qualidade da oferta, pontualidade e eventuais preferências por marca. A maior parte dos trabalhos desse gênero mantém foco específico em um mercado ou em uma variável. Este trabalho, no entanto, tem como principal característica a amplitude da base de dados utilizada, contando com 36 mercados brasileiros, ao longo de 22 meses e com uma trajetória de preços composta por três observações. O modelo proposto permite identificar a sensibilidade que o consumidor tem simultaneamente, às variáveis citadas acima para diferentes agrupamentos de mercados. O modelo permite também observar a perda de bem estar social quando há assimetria de share.Challenges on civil aviation in Brazil are huge, the costs are tied with two main commodities dollar and oil, so any fluctuation on these may generate lethal losses. Besides these factors, restrictions on infra-structure inhibit the sector´s growth, pushing the companies to strongly compete on the existing markets. In this environment, knowing the customers’ behavior and understanding the variables taken into consideration when choosing an airline is a major need to be competitive in the market. Therefore this study develops a consumer choice model, analyzing its elasticity to prices, supply quality, flight punctuality and eventual elasticity to brand. The majority of the papers related to this subject focus on one specific market or on one single variable. But, this study analyses 36 Brazilian markets over 22 months. The proposed model identifies the customer´s sensibility to the variables mentioned above, also showing the loss of social welfare when there is no perfect competition.Moita, Rodrigo Menon SimoesMartin, Eduardo RamosMartin, Eduardo Ramos2021-09-13T03:17:32Z2015-09-29T21:34:33Z2021-09-13T03:17:32Z2015-09-29T21:34:33Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis48 p.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/786São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:27:57Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:27:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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