A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alison Pablo de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6262
Resumo: Este artigo quantifica o papel da educação na queda recente da desigualdade da renda familiar per capita no Brasil. Para tanto, analisamos a evolução dos componentes que formam a renda familiar per capita entre 1992 e 2009 para décimos selecionados da distribuição de renda. Em seguida, utilizamos simulações para estimar a contribuição da renda do trabalho e de outras fontes, como as transferências de renda, para a queda na desigualdade da renda per capita. Por fim, estimamos a contribuição da educação descontando, do crescimento observado da renda do trabalho, os resíduos de regressões mincerianas estimadas com dados individuais agrupados ao longo do tempo, para cada décimo da distribuição de renda. Os resultados mostram que a educação contribuiu com cerca de 40% e 25% para as quedas dos índices de Gini observadas, entre 2001 e 2009, no mercado de trabalho e na renda familiar per capita, respectivamente.
id INSP_d49d7df0fcba1f15f638cb1958692ea5
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/6262
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no BrasilEste artigo quantifica o papel da educação na queda recente da desigualdade da renda familiar per capita no Brasil. Para tanto, analisamos a evolução dos componentes que formam a renda familiar per capita entre 1992 e 2009 para décimos selecionados da distribuição de renda. Em seguida, utilizamos simulações para estimar a contribuição da renda do trabalho e de outras fontes, como as transferências de renda, para a queda na desigualdade da renda per capita. Por fim, estimamos a contribuição da educação descontando, do crescimento observado da renda do trabalho, os resíduos de regressões mincerianas estimadas com dados individuais agrupados ao longo do tempo, para cada décimo da distribuição de renda. Os resultados mostram que a educação contribuiu com cerca de 40% e 25% para as quedas dos índices de Gini observadas, entre 2001 e 2009, no mercado de trabalho e na renda familiar per capita, respectivamente.The aim of this paper is to quantify the role of education in the recent fall of inequality in Brazil. We first examine the behavior of the different components that make up the per capital family income between 1992 and 2009 for selected deciles of income distribution. We then use simulations to assess the contribution of labor income and of other income, including transfers, to the fall in income inequality. Finally, we estimate the contribution of education by discounting from the observed growth in labor income, the residuals from mincerean regressions estimated using individual data pooled over time for each decile of income distribution. We find that education explains about 40% of the fall in the Gini coefficient concerning the labor market and about 25% concerning the per capital family income between 2001 and 2009.Produção vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paper2023-12-20T15:26:09Z2023-12-20T15:26:09Z2014Policy Paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion29 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6262Policy PaperBrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Alison Pablo deNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOOliveira, Alison Pablo deporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-08-02T18:52:17Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-08-02T18:52:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil
title A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil
spellingShingle A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil
Oliveira, Alison Pablo de
title_short A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil
title_full A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil
title_fullStr A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil
title_full_unstemmed A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil
title_sort A Contribuição da Educação para a Queda na Desigualdade de Renda per Capita no Brasil
author Oliveira, Alison Pablo de
author_facet Oliveira, Alison Pablo de
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author_role author
author2 NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alison Pablo de
NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Oliveira, Alison Pablo de
description Este artigo quantifica o papel da educação na queda recente da desigualdade da renda familiar per capita no Brasil. Para tanto, analisamos a evolução dos componentes que formam a renda familiar per capita entre 1992 e 2009 para décimos selecionados da distribuição de renda. Em seguida, utilizamos simulações para estimar a contribuição da renda do trabalho e de outras fontes, como as transferências de renda, para a queda na desigualdade da renda per capita. Por fim, estimamos a contribuição da educação descontando, do crescimento observado da renda do trabalho, os resíduos de regressões mincerianas estimadas com dados individuais agrupados ao longo do tempo, para cada décimo da distribuição de renda. Os resultados mostram que a educação contribuiu com cerca de 40% e 25% para as quedas dos índices de Gini observadas, entre 2001 e 2009, no mercado de trabalho e na renda familiar per capita, respectivamente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2023-12-20T15:26:09Z
2023-12-20T15:26:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Policy Paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6262
url https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Policy Paper
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 29 p.
Digital
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986254887944192