Os fatores determinantes para entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/492 |
Resumo: | Este trabalho examina os fatores determinantes para a entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileiro. Aliado às análises descritivas sobre as variáveis encontradas na literatura, principalmente no trabalho de Hsieh & Urquiola (2003), estima-se um modelo de resposta binária para avaliar quais são os fatores significantes em nível municipal que explicam a presença de instituições privadas. Além disso, determinam-se quais variáveis tem maior impacto na tomada de decisão das escolas privadas. Para tanto, utlizam-se dados do Censo Escolar 2009, Censo Demográfico 2000 e Ipeadata. Conclui-se que os principais determinantes são o tamanho do mercado educacional (população em idade escolar), a renda per capita, a desigualdade de renda, desigualdade educacional e o rendimento dos professores do ensino público. Ainda, observa-se que o maior impacto positivo na probabilidade de haver uma escola privada vem do tamanho do mercado, seguido pela desigualdade de renda, a renda per capita e a desigualdade educacional. Por outro lado, verificou-se que o rendimento dos professores das escolas privadas exerce impacto negativo sobre a probabilidade de interesse. |
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Os fatores determinantes para entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileiroEnsino privadoProbitTomada de decisãoEste trabalho examina os fatores determinantes para a entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileiro. Aliado às análises descritivas sobre as variáveis encontradas na literatura, principalmente no trabalho de Hsieh & Urquiola (2003), estima-se um modelo de resposta binária para avaliar quais são os fatores significantes em nível municipal que explicam a presença de instituições privadas. Além disso, determinam-se quais variáveis tem maior impacto na tomada de decisão das escolas privadas. Para tanto, utlizam-se dados do Censo Escolar 2009, Censo Demográfico 2000 e Ipeadata. Conclui-se que os principais determinantes são o tamanho do mercado educacional (população em idade escolar), a renda per capita, a desigualdade de renda, desigualdade educacional e o rendimento dos professores do ensino público. Ainda, observa-se que o maior impacto positivo na probabilidade de haver uma escola privada vem do tamanho do mercado, seguido pela desigualdade de renda, a renda per capita e a desigualdade educacional. Por outro lado, verificou-se que o rendimento dos professores das escolas privadas exerce impacto negativo sobre a probabilidade de interesse.This paper examines the determinants for the entry of private schools in the education market in Brazil. In conjunction with the descriptive analysis of the variables found in the literature, especially in the work of Hsieh & Urquiola (2003), a binary response model is estimated to assess which factors are significant at the municipal level to explain the presence of private institutions. In addition, the variables which the greatest impact on decision making of private schools are determined. The work utilizes data from the Censo Escolar 2009, Censo Demográfico 2000 and Ipeadata. It is concluded that the main determinants are the size of the education market (school-age population), income per capita, income inequality, educational inequality and income of public school teachers. Still, it is concluded that the greatest positive impact on the likelihood of observing a private school is the size of the market, followed by income inequality, per capita income and educational inequality. On the other hand, it was found that the performance of teachers in private schools has a negative impact on the probability of interest.Menezes Filho, Naercio AquinoBarbosa, Felipe CondadoBarbosa, Felipe Condado2015-03-04T12:08:55Z2021-09-13T02:21:25Z2015-03-042015-03-04T12:08:55Z2021-09-13T02:21:25Z20112011bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion36 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/492São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:25:32Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/492Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:25:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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