Ação jovem: avaliando o impacto de um programa de transferência de renda condicional em São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4628 |
Resumo: | Este trabalho avalia economicamente o programa Ação Jovem, um programa de transferência de renda condicionado à freqüência escolar, implementado pelo governo de Estado de São Paulo a partir de 2004. Através de métodos de emparelhamento, comparamos uma amostra de jovens beneficiários do programa com um grupo de controle, construído a partir dos dados da Pesquisa Mensal de Emprego. Os resultados indicam que os recipientes da bolsa tiveram em média uma freqüência escolar 14% maior do que o grupo de controle, sendo este resultado mais alto para os que estavam fora da escola. Além disto, o programa reduziu a porcentagem de jovens trabalhando em 22%, principalmente entre os jovens que já estavam na escola. O retorno econômico do programa, abstraindo-se os seus custos administrativos, foi de 13% a 15% ao ano, dependendo das hipóteses utilizadas. |
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Ação jovem: avaliando o impacto de um programa de transferência de renda condicional em São PauloEducaçãoAvaliação de política públicaProgramas sociaisEducationPolicy evaluationSocial programsEste trabalho avalia economicamente o programa Ação Jovem, um programa de transferência de renda condicionado à freqüência escolar, implementado pelo governo de Estado de São Paulo a partir de 2004. Através de métodos de emparelhamento, comparamos uma amostra de jovens beneficiários do programa com um grupo de controle, construído a partir dos dados da Pesquisa Mensal de Emprego. Os resultados indicam que os recipientes da bolsa tiveram em média uma freqüência escolar 14% maior do que o grupo de controle, sendo este resultado mais alto para os que estavam fora da escola. Além disto, o programa reduziu a porcentagem de jovens trabalhando em 22%, principalmente entre os jovens que já estavam na escola. O retorno econômico do programa, abstraindo-se os seus custos administrativos, foi de 13% a 15% ao ano, dependendo das hipóteses utilizadas. This paper evaluates the program Ação Jovem, a conditional cash transfer program implemented by the State of São Paulo in 2004. We compare, using propensity score matching, a sample of beneficiaries with a control group, constructed using data from the Pesquisa Mensal de Emprego. The results indicate that school attendance was 14% higher in the treatment group, mainly due to the individuals that were initially out of school. Moreover, the share of individuals working was 22% lower in the treatment group, mainly due to the sample of youngsters that were initially in school. The economic return of the program, abstracting from its administrative costs, ranged from 13% to 15% a year, depending on the assumptions we make.TODOS OSNão informado2022-11-04T17:32:52Z2022-11-04T17:32:52Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22 p.Digitalapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4628Não informadoNão informadoNão informadoBrasilNão informadoO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos, LígiaNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOVasconcellos, Lígiaporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-10-12T03:00:35Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/4628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-10-12T03:00:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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