Dívida pública brasileira: uma análise do ciclo de endividamento da República Velha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilbert, Vinicius Santos
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/633
Resumo: O endividamento representa uma importante fonte de tomada de decisão para os agentes econômicos. Tal mecanismo permite que recursos sejam transferidos através do tempo. O estudo em questão foca no desenrolar do endividamento público brasileiro no período da República Velha (1889 – 1931) dando ênfase aos aspectos da dívida externa e os funding loans através de uma perspectiva de longo prazo. Para tanto, testes de cointegração foram conduzidos de forma a captar a relação entre receitas e despesas ao longo do período. A conclusão é a de que o endividamento público nacional foi sustentável nesse período, ou seja, as séries cointegram. Porém há evidencias de que tal fato não foi causado por uma política fiscal deliberadamente sustentável. A análise foi realizada através de dados de receitas e despesas do governo com periodicidades trimestrais obtidas através de técnicas de desagregação temporal, o que permite analisar o período com ganhos de graus de liberdade.
id INSP_f2a5365c8678d232c8a99c6ce4f56c01
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/633
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Dívida pública brasileira: uma análise do ciclo de endividamento da República VelhaSustentabilidade fiscalCointegraçãoRepública VelhaO endividamento representa uma importante fonte de tomada de decisão para os agentes econômicos. Tal mecanismo permite que recursos sejam transferidos através do tempo. O estudo em questão foca no desenrolar do endividamento público brasileiro no período da República Velha (1889 – 1931) dando ênfase aos aspectos da dívida externa e os funding loans através de uma perspectiva de longo prazo. Para tanto, testes de cointegração foram conduzidos de forma a captar a relação entre receitas e despesas ao longo do período. A conclusão é a de que o endividamento público nacional foi sustentável nesse período, ou seja, as séries cointegram. Porém há evidencias de que tal fato não foi causado por uma política fiscal deliberadamente sustentável. A análise foi realizada através de dados de receitas e despesas do governo com periodicidades trimestrais obtidas através de técnicas de desagregação temporal, o que permite analisar o período com ganhos de graus de liberdade.Debt represents an important resource for economic agents to take decisions. Such mechanism allows resources to be transferred through time. This study focuses in the Brazilian public debt during the period known as “República Velha” (1889 – 1931) emphasizing the aspects of the external debt and the funding loans through a long run perspective. To do this, cointegration tests will be conducted in such way to capture the relationship between income and expense. The conclusion is that the national public debt was sustainable during this period which means that the series cointegrate. Perhaps some evidences show that it was not caused by a deliberated sustainable fiscal policy. The analysis was conducted with government income an expense data using a quarterly frequency obtained from temporal desegregation methods which allow us to have gains of degrees of freedom.Vieira, Heleno PiazentiniHilbert, Vinicius SantosHilbert, Vinicius Santos2015-07-20T11:45:12Z2021-09-13T02:25:16Z2015-07-202015-07-20T11:45:12Z2021-09-13T02:25:16Z20102010bachelor thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion41 f.application/pdfapplication/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/633São PauloTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2022-12-02T15:43:56Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T15:43:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.none.fl_str_mv Dívida pública brasileira: uma análise do ciclo de endividamento da República Velha
title Dívida pública brasileira: uma análise do ciclo de endividamento da República Velha
spellingShingle Dívida pública brasileira: uma análise do ciclo de endividamento da República Velha
Hilbert, Vinicius Santos
Sustentabilidade fiscal
Cointegração
República Velha
title_short Dívida pública brasileira: uma análise do ciclo de endividamento da República Velha
title_full Dívida pública brasileira: uma análise do ciclo de endividamento da República Velha
title_fullStr Dívida pública brasileira: uma análise do ciclo de endividamento da República Velha
title_full_unstemmed Dívida pública brasileira: uma análise do ciclo de endividamento da República Velha
title_sort Dívida pública brasileira: uma análise do ciclo de endividamento da República Velha
author Hilbert, Vinicius Santos
author_facet Hilbert, Vinicius Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Heleno Piazentini
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilbert, Vinicius Santos
Hilbert, Vinicius Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade fiscal
Cointegração
República Velha
topic Sustentabilidade fiscal
Cointegração
República Velha
description O endividamento representa uma importante fonte de tomada de decisão para os agentes econômicos. Tal mecanismo permite que recursos sejam transferidos através do tempo. O estudo em questão foca no desenrolar do endividamento público brasileiro no período da República Velha (1889 – 1931) dando ênfase aos aspectos da dívida externa e os funding loans através de uma perspectiva de longo prazo. Para tanto, testes de cointegração foram conduzidos de forma a captar a relação entre receitas e despesas ao longo do período. A conclusão é a de que o endividamento público nacional foi sustentável nesse período, ou seja, as séries cointegram. Porém há evidencias de que tal fato não foi causado por uma política fiscal deliberadamente sustentável. A análise foi realizada através de dados de receitas e despesas do governo com periodicidades trimestrais obtidas através de técnicas de desagregação temporal, o que permite analisar o período com ganhos de graus de liberdade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2015-07-20T11:45:12Z
2015-07-20
2015-07-20T11:45:12Z
2021-09-13T02:25:16Z
2021-09-13T02:25:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv bachelor thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/633
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1814986253767016448