A Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Arthur Henrique Geraldi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2556
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar como se dão as preferências do consumidor em relação a serviços financeiros no que diz respeito às instituições financeiras tradicionais e as fintechs (empresas de tecnologia em serviços financeiros) bem como as causas dessas preferências. Outro objetivo deste trabalho é estudar os efeitos dessas instituições no mercado e as consequências para a sociedade/economia. O fenômeno das fintechs vem ocorrendo em todo o mundo, e as inovações geradas vem afetando o setor bancário e financeiro. O tema deste estudo é muito relevante, dado que ao entender como se dão as preferências e o comportamento do consumidor, pode-se especular melhor sobre o futuro dos serviços financeiros e estudar o que pode mudar e como pode afetar a economia e a vida das pessoas. Para realização deste estudo, foi utilizado um questionário com 226 pessoas, bem como o desenvolvimento de um modelo econométrico que neste estudo foi uma regressão linear múltipla. A revisão da literatura apresentou um panorama atual do mercado e suas estruturas, assim como a evolução, as tecnologias e a situação atual das fintechs. Com os dados coletados e o modelo econométrico estimado, verificou-se que os fatores que mais influenciem as preferências do consumidor foram a qualidade e o preço do serviço, enquanto os que preferem as startups costumam ser os mais jovens. Quanto às implicações, espera-se que os players tradicionais deste mercado se desenvolvam na direção das fintechs e eles ofereçam os mesmos serviços, aumentando a competição e beneficiando o consumidor com uma melhor oferta de serviços a uma maior quantidade de pessoas a um custo mais baixo.
id INSP_ff5804283572933827892e7ff5648747
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2556
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.info:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Arthur Henrique GeraldiRocha, Ricardo HumbertoSão Paulo2020-02-27T19:05:00Z2021-09-13T03:04:35Z20192020-02-27T19:05:00Z2021-09-13T03:04:35Z20192019https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2556Este trabalho tem como objetivo estudar como se dão as preferências do consumidor em relação a serviços financeiros no que diz respeito às instituições financeiras tradicionais e as fintechs (empresas de tecnologia em serviços financeiros) bem como as causas dessas preferências. Outro objetivo deste trabalho é estudar os efeitos dessas instituições no mercado e as consequências para a sociedade/economia. O fenômeno das fintechs vem ocorrendo em todo o mundo, e as inovações geradas vem afetando o setor bancário e financeiro. O tema deste estudo é muito relevante, dado que ao entender como se dão as preferências e o comportamento do consumidor, pode-se especular melhor sobre o futuro dos serviços financeiros e estudar o que pode mudar e como pode afetar a economia e a vida das pessoas. Para realização deste estudo, foi utilizado um questionário com 226 pessoas, bem como o desenvolvimento de um modelo econométrico que neste estudo foi uma regressão linear múltipla. A revisão da literatura apresentou um panorama atual do mercado e suas estruturas, assim como a evolução, as tecnologias e a situação atual das fintechs. Com os dados coletados e o modelo econométrico estimado, verificou-se que os fatores que mais influenciem as preferências do consumidor foram a qualidade e o preço do serviço, enquanto os que preferem as startups costumam ser os mais jovens. Quanto às implicações, espera-se que os players tradicionais deste mercado se desenvolvam na direção das fintechs e eles ofereçam os mesmos serviços, aumentando a competição e beneficiando o consumidor com uma melhor oferta de serviços a uma maior quantidade de pessoas a um custo mais baixo.23 f.Bancos tradicionais, Fintechs, serviços financeiros, startupA Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTARTHUR HENRIQUE GERALDI LEITE_trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain26386https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/1/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_trabalho.pdf.txt0dc6a39c27ab89bee1aab364a451d34dMD51ARTHUR HENRIQUE GERALDI LEITE_termo.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/2/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_termo.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD52LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALARTHUR HENRIQUE GERALDI LEITE_trabalho.pdfapplication/pdf1272247https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/4/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_trabalho.pdfb264f529ff9ea9748f26ca78838b3d0cMD54ARTHUR HENRIQUE GERALDI LEITE_termo.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNOapplication/pdf780824https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/5/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_termo.pdf361651eccea135bf1b931e34c3de669eMD55THUMBNAILARTHUR HENRIQUE GERALDI LEITE_trabalho.pdf.jpgARTHUR HENRIQUE GERALDI LEITE_trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/6/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_trabalho.pdf.jpg1705c9789d4665deee3acdab6bd5acffMD56ARTHUR HENRIQUE GERALDI LEITE_termo.pdf.jpgARTHUR HENRIQUE GERALDI LEITE_termo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1710https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/7/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_termo.pdf.jpga4335d985ae72c58c37ff213a63eb264MD5711224/25562022-12-02 13:40:31.639oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2022-12-02T18:40:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechs
title A Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechs
spellingShingle A Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechs
Leite, Arthur Henrique Geraldi
Bancos tradicionais, Fintechs, serviços financeiros, startup
title_short A Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechs
title_full A Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechs
title_fullStr A Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechs
title_full_unstemmed A Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechs
title_sort A Preferência do Consumidor Entre Instituições Financeiras Tradicionais e Fintechs
author Leite, Arthur Henrique Geraldi
author_facet Leite, Arthur Henrique Geraldi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Arthur Henrique Geraldi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Ricardo Humberto
contributor_str_mv Rocha, Ricardo Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Bancos tradicionais, Fintechs, serviços financeiros, startup
topic Bancos tradicionais, Fintechs, serviços financeiros, startup
description Este trabalho tem como objetivo estudar como se dão as preferências do consumidor em relação a serviços financeiros no que diz respeito às instituições financeiras tradicionais e as fintechs (empresas de tecnologia em serviços financeiros) bem como as causas dessas preferências. Outro objetivo deste trabalho é estudar os efeitos dessas instituições no mercado e as consequências para a sociedade/economia. O fenômeno das fintechs vem ocorrendo em todo o mundo, e as inovações geradas vem afetando o setor bancário e financeiro. O tema deste estudo é muito relevante, dado que ao entender como se dão as preferências e o comportamento do consumidor, pode-se especular melhor sobre o futuro dos serviços financeiros e estudar o que pode mudar e como pode afetar a economia e a vida das pessoas. Para realização deste estudo, foi utilizado um questionário com 226 pessoas, bem como o desenvolvimento de um modelo econométrico que neste estudo foi uma regressão linear múltipla. A revisão da literatura apresentou um panorama atual do mercado e suas estruturas, assim como a evolução, as tecnologias e a situação atual das fintechs. Com os dados coletados e o modelo econométrico estimado, verificou-se que os fatores que mais influenciem as preferências do consumidor foram a qualidade e o preço do serviço, enquanto os que preferem as startups costumam ser os mais jovens. Quanto às implicações, espera-se que os players tradicionais deste mercado se desenvolvam na direção das fintechs e eles ofereçam os mesmos serviços, aumentando a competição e beneficiando o consumidor com uma melhor oferta de serviços a uma maior quantidade de pessoas a um custo mais baixo.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2020-02-27T19:05:00Z
2021-09-13T03:04:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-27T19:05:00Z
2021-09-13T03:04:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2556
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/1/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_trabalho.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/2/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_termo.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/3/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/4/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_trabalho.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/5/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_termo.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/6/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_trabalho.pdf.jpg
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2556/7/ARTHUR%20HENRIQUE%20GERALDI%20LEITE_termo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0dc6a39c27ab89bee1aab364a451d34d
e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b264f529ff9ea9748f26ca78838b3d0c
361651eccea135bf1b931e34c3de669e
1705c9789d4665deee3acdab6bd5acff
a4335d985ae72c58c37ff213a63eb264
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085950927896576