Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintela,Guilherme Pedrosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira,Ivone de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100212
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é estudar a transmidialidade no Cartola refletindo sobre como o jogo é utilizado estrategicamente para o engajamento de torcedores com o Campeonato Brasileiro de Futebol. O jogo consiste em uma disputa fictícia na qual usuários montam seus times com jogadores reais para competir com times de outros usuários. Para isso, será utilizado o conceito de narrativa transmídia, que pode ser entendida como a dispersão de elementos em várias plataformas gerando a expansão de conteúdo de forma coordenada. Como corpus de análise foi coletado conteúdo veiculado na TV nas rodadas do mês de outubro de 2019, além das redes sociais, especificamente o Twitter, site oficial e aplicativo do Cartola. A partir do material analisado, percebeu-se que o jogo contribui não apenas para aumentar o engajamento dos torcedores com o campeonato nacional, mas também alterou lógicas vigentes nas práticas do torcer e nas interações comunicacionais e sociais relativas ao futebol.
id INTERCOM-1_01bef92c88960968d8499c7a56336f16
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442022000100212
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de FutebolCartolaGamificaçãoNarrativa transmídiaFutebolInteraçãoResumo O objetivo deste artigo é estudar a transmidialidade no Cartola refletindo sobre como o jogo é utilizado estrategicamente para o engajamento de torcedores com o Campeonato Brasileiro de Futebol. O jogo consiste em uma disputa fictícia na qual usuários montam seus times com jogadores reais para competir com times de outros usuários. Para isso, será utilizado o conceito de narrativa transmídia, que pode ser entendida como a dispersão de elementos em várias plataformas gerando a expansão de conteúdo de forma coordenada. Como corpus de análise foi coletado conteúdo veiculado na TV nas rodadas do mês de outubro de 2019, além das redes sociais, especificamente o Twitter, site oficial e aplicativo do Cartola. A partir do material analisado, percebeu-se que o jogo contribui não apenas para aumentar o engajamento dos torcedores com o campeonato nacional, mas também alterou lógicas vigentes nas práticas do torcer e nas interações comunicacionais e sociais relativas ao futebol.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100212Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.45 2022reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-58442022113ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuintela,Guilherme PedrosaOliveira,Ivone de Lourdespor2022-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442022000100212Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2022-12-01T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol
title Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol
spellingShingle Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol
Quintela,Guilherme Pedrosa
Cartola
Gamificação
Narrativa transmídia
Futebol
Interação
title_short Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol
title_full Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol
title_fullStr Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol
title_full_unstemmed Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol
title_sort Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol
author Quintela,Guilherme Pedrosa
author_facet Quintela,Guilherme Pedrosa
Oliveira,Ivone de Lourdes
author_role author
author2 Oliveira,Ivone de Lourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintela,Guilherme Pedrosa
Oliveira,Ivone de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Cartola
Gamificação
Narrativa transmídia
Futebol
Interação
topic Cartola
Gamificação
Narrativa transmídia
Futebol
Interação
description Resumo O objetivo deste artigo é estudar a transmidialidade no Cartola refletindo sobre como o jogo é utilizado estrategicamente para o engajamento de torcedores com o Campeonato Brasileiro de Futebol. O jogo consiste em uma disputa fictícia na qual usuários montam seus times com jogadores reais para competir com times de outros usuários. Para isso, será utilizado o conceito de narrativa transmídia, que pode ser entendida como a dispersão de elementos em várias plataformas gerando a expansão de conteúdo de forma coordenada. Como corpus de análise foi coletado conteúdo veiculado na TV nas rodadas do mês de outubro de 2019, além das redes sociais, especificamente o Twitter, site oficial e aplicativo do Cartola. A partir do material analisado, percebeu-se que o jogo contribui não apenas para aumentar o engajamento dos torcedores com o campeonato nacional, mas também alterou lógicas vigentes nas práticas do torcer e nas interações comunicacionais e sociais relativas ao futebol.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100212
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-58442022113pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.45 2022
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129760328155136