Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100212 |
Resumo: | Resumo O objetivo deste artigo é estudar a transmidialidade no Cartola refletindo sobre como o jogo é utilizado estrategicamente para o engajamento de torcedores com o Campeonato Brasileiro de Futebol. O jogo consiste em uma disputa fictícia na qual usuários montam seus times com jogadores reais para competir com times de outros usuários. Para isso, será utilizado o conceito de narrativa transmídia, que pode ser entendida como a dispersão de elementos em várias plataformas gerando a expansão de conteúdo de forma coordenada. Como corpus de análise foi coletado conteúdo veiculado na TV nas rodadas do mês de outubro de 2019, além das redes sociais, especificamente o Twitter, site oficial e aplicativo do Cartola. A partir do material analisado, percebeu-se que o jogo contribui não apenas para aumentar o engajamento dos torcedores com o campeonato nacional, mas também alterou lógicas vigentes nas práticas do torcer e nas interações comunicacionais e sociais relativas ao futebol. |
id |
INTERCOM-1_01bef92c88960968d8499c7a56336f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442022000100212 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de FutebolCartolaGamificaçãoNarrativa transmídiaFutebolInteraçãoResumo O objetivo deste artigo é estudar a transmidialidade no Cartola refletindo sobre como o jogo é utilizado estrategicamente para o engajamento de torcedores com o Campeonato Brasileiro de Futebol. O jogo consiste em uma disputa fictícia na qual usuários montam seus times com jogadores reais para competir com times de outros usuários. Para isso, será utilizado o conceito de narrativa transmídia, que pode ser entendida como a dispersão de elementos em várias plataformas gerando a expansão de conteúdo de forma coordenada. Como corpus de análise foi coletado conteúdo veiculado na TV nas rodadas do mês de outubro de 2019, além das redes sociais, especificamente o Twitter, site oficial e aplicativo do Cartola. A partir do material analisado, percebeu-se que o jogo contribui não apenas para aumentar o engajamento dos torcedores com o campeonato nacional, mas também alterou lógicas vigentes nas práticas do torcer e nas interações comunicacionais e sociais relativas ao futebol.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100212Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.45 2022reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-58442022113ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuintela,Guilherme PedrosaOliveira,Ivone de Lourdespor2022-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442022000100212Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2022-12-01T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol |
title |
Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol |
spellingShingle |
Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol Quintela,Guilherme Pedrosa Cartola Gamificação Narrativa transmídia Futebol Interação |
title_short |
Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol |
title_full |
Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol |
title_fullStr |
Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol |
title_full_unstemmed |
Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol |
title_sort |
Esporte transmídia: o Cartola e as novas práticas do torcer no Campeonato Brasileiro de Futebol |
author |
Quintela,Guilherme Pedrosa |
author_facet |
Quintela,Guilherme Pedrosa Oliveira,Ivone de Lourdes |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Ivone de Lourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintela,Guilherme Pedrosa Oliveira,Ivone de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartola Gamificação Narrativa transmídia Futebol Interação |
topic |
Cartola Gamificação Narrativa transmídia Futebol Interação |
description |
Resumo O objetivo deste artigo é estudar a transmidialidade no Cartola refletindo sobre como o jogo é utilizado estrategicamente para o engajamento de torcedores com o Campeonato Brasileiro de Futebol. O jogo consiste em uma disputa fictícia na qual usuários montam seus times com jogadores reais para competir com times de outros usuários. Para isso, será utilizado o conceito de narrativa transmídia, que pode ser entendida como a dispersão de elementos em várias plataformas gerando a expansão de conteúdo de forma coordenada. Como corpus de análise foi coletado conteúdo veiculado na TV nas rodadas do mês de outubro de 2019, além das redes sociais, especificamente o Twitter, site oficial e aplicativo do Cartola. A partir do material analisado, percebeu-se que o jogo contribui não apenas para aumentar o engajamento dos torcedores com o campeonato nacional, mas também alterou lógicas vigentes nas práticas do torcer e nas interações comunicacionais e sociais relativas ao futebol. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100212 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1809-58442022113pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.45 2022 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129760328155136 |