Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200013 |
Resumo: | Estudo teórico a cerca do Bullying e o Ciberbullying na escola e sua relação com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos nesta prática. O objetivo é refletir sobre a potencialização do Bullying na escola por meio dos ambientes virtuais e das redes de computadores, bem como relacionar estas questões com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos. Dentro desta perspectiva, pergunta-se: qual é a relação existente a potencialização do Bullying na escola com o aumento de convivência no ciberespaço? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Constata-se que vivemos na era da informação, de rápidas mudanças nas estruturas sociais e em suas relações. Portanto, há ressignificação dos papéis e a reconstrução dos parâmetros exercidos pela apropriação da convivência diária, não mais fechados e inertes. Poder acessar em tempo real toda sorte de informação de qualquer lugar do mundo, bem como suas principais fontes, representa uma forte mudança de paradigma social e proporciona um futuro cheio de possibilidades e fluidez. Tais fatos, com facilidade do ciberespaço e nas tendências trazidas por ele, são espraiadas pela virtualização das relações nas Redes Sociais. |
id |
INTERCOM-1_03e86134beec21e59ccf1bb56a273dcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442012000200013 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escolaBullyingRedes SociaisPsicanáliseCiberbullyingEstruturas psíquicasEstudo teórico a cerca do Bullying e o Ciberbullying na escola e sua relação com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos nesta prática. O objetivo é refletir sobre a potencialização do Bullying na escola por meio dos ambientes virtuais e das redes de computadores, bem como relacionar estas questões com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos. Dentro desta perspectiva, pergunta-se: qual é a relação existente a potencialização do Bullying na escola com o aumento de convivência no ciberespaço? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Constata-se que vivemos na era da informação, de rápidas mudanças nas estruturas sociais e em suas relações. Portanto, há ressignificação dos papéis e a reconstrução dos parâmetros exercidos pela apropriação da convivência diária, não mais fechados e inertes. Poder acessar em tempo real toda sorte de informação de qualquer lugar do mundo, bem como suas principais fontes, representa uma forte mudança de paradigma social e proporciona um futuro cheio de possibilidades e fluidez. Tais fatos, com facilidade do ciberespaço e nas tendências trazidas por ele, são espraiadas pela virtualização das relações nas Redes Sociais.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200013Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442012000200013info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo,Jefferson CabralMiranda,Fabiana Aguiar deSouza,Carlos Henrique Medeiros depor2013-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442012000200013Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2013-01-09T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola |
title |
Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola |
spellingShingle |
Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola Azevedo,Jefferson Cabral Bullying Redes Sociais Psicanálise Ciberbullying Estruturas psíquicas |
title_short |
Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola |
title_full |
Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola |
title_fullStr |
Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola |
title_full_unstemmed |
Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola |
title_sort |
Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola |
author |
Azevedo,Jefferson Cabral |
author_facet |
Azevedo,Jefferson Cabral Miranda,Fabiana Aguiar de Souza,Carlos Henrique Medeiros de |
author_role |
author |
author2 |
Miranda,Fabiana Aguiar de Souza,Carlos Henrique Medeiros de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo,Jefferson Cabral Miranda,Fabiana Aguiar de Souza,Carlos Henrique Medeiros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Redes Sociais Psicanálise Ciberbullying Estruturas psíquicas |
topic |
Bullying Redes Sociais Psicanálise Ciberbullying Estruturas psíquicas |
description |
Estudo teórico a cerca do Bullying e o Ciberbullying na escola e sua relação com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos nesta prática. O objetivo é refletir sobre a potencialização do Bullying na escola por meio dos ambientes virtuais e das redes de computadores, bem como relacionar estas questões com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos. Dentro desta perspectiva, pergunta-se: qual é a relação existente a potencialização do Bullying na escola com o aumento de convivência no ciberespaço? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Constata-se que vivemos na era da informação, de rápidas mudanças nas estruturas sociais e em suas relações. Portanto, há ressignificação dos papéis e a reconstrução dos parâmetros exercidos pela apropriação da convivência diária, não mais fechados e inertes. Poder acessar em tempo real toda sorte de informação de qualquer lugar do mundo, bem como suas principais fontes, representa uma forte mudança de paradigma social e proporciona um futuro cheio de possibilidades e fluidez. Tais fatos, com facilidade do ciberespaço e nas tendências trazidas por ele, são espraiadas pela virtualização das relações nas Redes Sociais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1809-58442012000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129759024775168 |