Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo,Jefferson Cabral
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Miranda,Fabiana Aguiar de, Souza,Carlos Henrique Medeiros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200013
Resumo: Estudo teórico a cerca do Bullying e o Ciberbullying na escola e sua relação com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos nesta prática. O objetivo é refletir sobre a potencialização do Bullying na escola por meio dos ambientes virtuais e das redes de computadores, bem como relacionar estas questões com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos. Dentro desta perspectiva, pergunta-se: qual é a relação existente a potencialização do Bullying na escola com o aumento de convivência no ciberespaço? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Constata-se que vivemos na era da informação, de rápidas mudanças nas estruturas sociais e em suas relações. Portanto, há ressignificação dos papéis e a reconstrução dos parâmetros exercidos pela apropriação da convivência diária, não mais fechados e inertes. Poder acessar em tempo real toda sorte de informação de qualquer lugar do mundo, bem como suas principais fontes, representa uma forte mudança de paradigma social e proporciona um futuro cheio de possibilidades e fluidez. Tais fatos, com facilidade do ciberespaço e nas tendências trazidas por ele, são espraiadas pela virtualização das relações nas Redes Sociais.
id INTERCOM-1_03e86134beec21e59ccf1bb56a273dcd
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442012000200013
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escolaBullyingRedes SociaisPsicanáliseCiberbullyingEstruturas psíquicasEstudo teórico a cerca do Bullying e o Ciberbullying na escola e sua relação com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos nesta prática. O objetivo é refletir sobre a potencialização do Bullying na escola por meio dos ambientes virtuais e das redes de computadores, bem como relacionar estas questões com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos. Dentro desta perspectiva, pergunta-se: qual é a relação existente a potencialização do Bullying na escola com o aumento de convivência no ciberespaço? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Constata-se que vivemos na era da informação, de rápidas mudanças nas estruturas sociais e em suas relações. Portanto, há ressignificação dos papéis e a reconstrução dos parâmetros exercidos pela apropriação da convivência diária, não mais fechados e inertes. Poder acessar em tempo real toda sorte de informação de qualquer lugar do mundo, bem como suas principais fontes, representa uma forte mudança de paradigma social e proporciona um futuro cheio de possibilidades e fluidez. Tais fatos, com facilidade do ciberespaço e nas tendências trazidas por ele, são espraiadas pela virtualização das relações nas Redes Sociais.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200013Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442012000200013info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo,Jefferson CabralMiranda,Fabiana Aguiar deSouza,Carlos Henrique Medeiros depor2013-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442012000200013Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2013-01-09T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola
title Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola
spellingShingle Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola
Azevedo,Jefferson Cabral
Bullying
Redes Sociais
Psicanálise
Ciberbullying
Estruturas psíquicas
title_short Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola
title_full Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola
title_fullStr Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola
title_full_unstemmed Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola
title_sort Reflexões a cerca das estruturas psíquicas e a prática do Ciberbullying no contexto da escola
author Azevedo,Jefferson Cabral
author_facet Azevedo,Jefferson Cabral
Miranda,Fabiana Aguiar de
Souza,Carlos Henrique Medeiros de
author_role author
author2 Miranda,Fabiana Aguiar de
Souza,Carlos Henrique Medeiros de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo,Jefferson Cabral
Miranda,Fabiana Aguiar de
Souza,Carlos Henrique Medeiros de
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Redes Sociais
Psicanálise
Ciberbullying
Estruturas psíquicas
topic Bullying
Redes Sociais
Psicanálise
Ciberbullying
Estruturas psíquicas
description Estudo teórico a cerca do Bullying e o Ciberbullying na escola e sua relação com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos nesta prática. O objetivo é refletir sobre a potencialização do Bullying na escola por meio dos ambientes virtuais e das redes de computadores, bem como relacionar estas questões com as estruturas psíquicas dos sujeitos envolvidos. Dentro desta perspectiva, pergunta-se: qual é a relação existente a potencialização do Bullying na escola com o aumento de convivência no ciberespaço? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Constata-se que vivemos na era da informação, de rápidas mudanças nas estruturas sociais e em suas relações. Portanto, há ressignificação dos papéis e a reconstrução dos parâmetros exercidos pela apropriação da convivência diária, não mais fechados e inertes. Poder acessar em tempo real toda sorte de informação de qualquer lugar do mundo, bem como suas principais fontes, representa uma forte mudança de paradigma social e proporciona um futuro cheio de possibilidades e fluidez. Tais fatos, com facilidade do ciberespaço e nas tendências trazidas por ele, são espraiadas pela virtualização das relações nas Redes Sociais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-58442012000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759024775168