Alfa-Omega: o pensamento crítico em livro
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000100169 |
Resumo: | ResumoEste artigo apresenta a síntese de uma pesquisa que, por meio de fontes bibliográficas, análise documental e entrevistas, buscou traçar a história da Editora Alfa-Omega e compreender seu espaço e sua especificidade na complexa indústria do livro no Brasil. Fundada em São Paulo, em 1973, por Fernando e Claudete Mangarielo, a editora Alfa-Omega vem desde então “publicando o pensamento crítico brasileiro”. Em seus quatro primeiros anos de atividade, de 1973 a 1976, a editora publicou 44 títulos, sendo 16 deles livros de autoria de docentes da USP, época em que o meio universitário era um importante setor de oposição ao regime. A Editora, atualmente (2014), conta com mais de 200 títulos em catálogo. Nos últimos 14 anos, a Alfa-Omega, que na década de 1990 conheceu um grande rebaixamento de vendas, investe fortemente na internet e nos recursos digitais como ferramentas de produção e comercialização de livros. A editora mantém inalterados os princípios de sua linha editorial há mais de 40 anos. Conclui-se observando a dificuldade de manutenção de editoras de porte médio segmentadas no campo político da esquerda e a importância dessas editoras na promoção e manutenção da bibliodiversidade. |
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Alfa-Omega: o pensamento crítico em livroEditora Alfa-OmegaFernando e Claudete MangarieloEdiçãoLivrosResumoEste artigo apresenta a síntese de uma pesquisa que, por meio de fontes bibliográficas, análise documental e entrevistas, buscou traçar a história da Editora Alfa-Omega e compreender seu espaço e sua especificidade na complexa indústria do livro no Brasil. Fundada em São Paulo, em 1973, por Fernando e Claudete Mangarielo, a editora Alfa-Omega vem desde então “publicando o pensamento crítico brasileiro”. Em seus quatro primeiros anos de atividade, de 1973 a 1976, a editora publicou 44 títulos, sendo 16 deles livros de autoria de docentes da USP, época em que o meio universitário era um importante setor de oposição ao regime. A Editora, atualmente (2014), conta com mais de 200 títulos em catálogo. Nos últimos 14 anos, a Alfa-Omega, que na década de 1990 conheceu um grande rebaixamento de vendas, investe fortemente na internet e nos recursos digitais como ferramentas de produção e comercialização de livros. A editora mantém inalterados os princípios de sua linha editorial há mais de 40 anos. Conclui-se observando a dificuldade de manutenção de editoras de porte médio segmentadas no campo político da esquerda e a importância dessas editoras na promoção e manutenção da bibliodiversidade.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000100169Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.38 n.1 2015reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201518info:eu-repo/semantics/openAccessReimão,SandraMaués,FlamarionNery,João Eliaspor2015-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442015000100169Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2015-10-27T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
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