A Google, o sistema de media e a agregação de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cádima,Francisco Rui
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442013000100002
Resumo: A complexidade do modelo de convergência entre os media tradicionais e os novos media passa por um tempo de provação em torno do confronto que se tem verificado entre a Google e os editores de imprensa. A proposta é dirimir algumas questões que têm sido fracturantes para o actual modelo de migração para o digital, a saber: economia interconectada versus sistema tradicional de propriedade intelectual; sistemas de intermediação do acesso à informação (motores, agregadores, social media) versus sites de notícias dos media tradicional. A solução que se venha a encontrar para este contencioso poderá, no entanto, não resolver uma outra questão que não é de menor relevância e que integra o dispositivo técnico e algorítmico dos novos intermediários digitais: o condicionamento da matéria noticiosa e, portanto, do pluralismo e diversidade da informação.
id INTERCOM-1_0d48fbe6374a23ee94b42861e9481f15
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442013000100002
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling A Google, o sistema de media e a agregação de informaçãoMediaInformaçãoConvergênciaAgregação de notíciasIntermediários digitaisA complexidade do modelo de convergência entre os media tradicionais e os novos media passa por um tempo de provação em torno do confronto que se tem verificado entre a Google e os editores de imprensa. A proposta é dirimir algumas questões que têm sido fracturantes para o actual modelo de migração para o digital, a saber: economia interconectada versus sistema tradicional de propriedade intelectual; sistemas de intermediação do acesso à informação (motores, agregadores, social media) versus sites de notícias dos media tradicional. A solução que se venha a encontrar para este contencioso poderá, no entanto, não resolver uma outra questão que não é de menor relevância e que integra o dispositivo técnico e algorítmico dos novos intermediários digitais: o condicionamento da matéria noticiosa e, portanto, do pluralismo e diversidade da informação.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442013000100002Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.36 n.1 2013reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442013000100002info:eu-repo/semantics/openAccessCádima,Francisco Ruipor2013-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442013000100002Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2013-06-24T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Google, o sistema de media e a agregação de informação
title A Google, o sistema de media e a agregação de informação
spellingShingle A Google, o sistema de media e a agregação de informação
Cádima,Francisco Rui
Media
Informação
Convergência
Agregação de notícias
Intermediários digitais
title_short A Google, o sistema de media e a agregação de informação
title_full A Google, o sistema de media e a agregação de informação
title_fullStr A Google, o sistema de media e a agregação de informação
title_full_unstemmed A Google, o sistema de media e a agregação de informação
title_sort A Google, o sistema de media e a agregação de informação
author Cádima,Francisco Rui
author_facet Cádima,Francisco Rui
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cádima,Francisco Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Media
Informação
Convergência
Agregação de notícias
Intermediários digitais
topic Media
Informação
Convergência
Agregação de notícias
Intermediários digitais
description A complexidade do modelo de convergência entre os media tradicionais e os novos media passa por um tempo de provação em torno do confronto que se tem verificado entre a Google e os editores de imprensa. A proposta é dirimir algumas questões que têm sido fracturantes para o actual modelo de migração para o digital, a saber: economia interconectada versus sistema tradicional de propriedade intelectual; sistemas de intermediação do acesso à informação (motores, agregadores, social media) versus sites de notícias dos media tradicional. A solução que se venha a encontrar para este contencioso poderá, no entanto, não resolver uma outra questão que não é de menor relevância e que integra o dispositivo técnico e algorítmico dos novos intermediários digitais: o condicionamento da matéria noticiosa e, portanto, do pluralismo e diversidade da informação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442013000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442013000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-58442013000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.36 n.1 2013
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759040503808