Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Paulo Vinícius Baptista da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rocha,Neli Gomes da, Santos,Wellington Oliveira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200008
Resumo: O artigo discute algumas formas específicas de hierarquização entre brancos(as) e negros(as) observadas em publicidade divulgada em jornais paranaenses. A partir de banco de dados sobre o negro em três jornais impressos de Curitiba, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, entre os anos de 2005 e 2007, foram realizadas uma série de análises sobre aspectos específicos, entre as quais análises de amostras das peças publicitárias dos jornais. Tais peças foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo e de análise crítica de discurso, analisando as relações entre personagens brancas(os) e negras(os). Os resultados apontam: presença e valorização de certos aspectos de personagens negros; permanência da sub-representação destes e da "branquidade normativa", o branco como norma de humanidade; vinculado a essa a expressão de uma "estética ariana"; a manutenção de velhas e novas formas de hierarquização entre brancos e negros e de estereotipia em relação a personagens negros.
id INTERCOM-1_19facda801ac7a3056cbe2c1024c99e5
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442012000200008
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaensesRelações raciaisRacismoPublicidadeJornaisMídiaO artigo discute algumas formas específicas de hierarquização entre brancos(as) e negros(as) observadas em publicidade divulgada em jornais paranaenses. A partir de banco de dados sobre o negro em três jornais impressos de Curitiba, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, entre os anos de 2005 e 2007, foram realizadas uma série de análises sobre aspectos específicos, entre as quais análises de amostras das peças publicitárias dos jornais. Tais peças foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo e de análise crítica de discurso, analisando as relações entre personagens brancas(os) e negras(os). Os resultados apontam: presença e valorização de certos aspectos de personagens negros; permanência da sub-representação destes e da "branquidade normativa", o branco como norma de humanidade; vinculado a essa a expressão de uma "estética ariana"; a manutenção de velhas e novas formas de hierarquização entre brancos e negros e de estereotipia em relação a personagens negros.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200008Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442012000200008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Paulo Vinícius Baptista daRocha,Neli Gomes daSantos,Wellington Oliveira dospor2013-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442012000200008Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2013-01-09T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses
title Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses
spellingShingle Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses
Silva,Paulo Vinícius Baptista da
Relações raciais
Racismo
Publicidade
Jornais
Mídia
title_short Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses
title_full Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses
title_fullStr Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses
title_full_unstemmed Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses
title_sort Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses
author Silva,Paulo Vinícius Baptista da
author_facet Silva,Paulo Vinícius Baptista da
Rocha,Neli Gomes da
Santos,Wellington Oliveira dos
author_role author
author2 Rocha,Neli Gomes da
Santos,Wellington Oliveira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Paulo Vinícius Baptista da
Rocha,Neli Gomes da
Santos,Wellington Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Relações raciais
Racismo
Publicidade
Jornais
Mídia
topic Relações raciais
Racismo
Publicidade
Jornais
Mídia
description O artigo discute algumas formas específicas de hierarquização entre brancos(as) e negros(as) observadas em publicidade divulgada em jornais paranaenses. A partir de banco de dados sobre o negro em três jornais impressos de Curitiba, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, entre os anos de 2005 e 2007, foram realizadas uma série de análises sobre aspectos específicos, entre as quais análises de amostras das peças publicitárias dos jornais. Tais peças foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo e de análise crítica de discurso, analisando as relações entre personagens brancas(os) e negras(os). Os resultados apontam: presença e valorização de certos aspectos de personagens negros; permanência da sub-representação destes e da "branquidade normativa", o branco como norma de humanidade; vinculado a essa a expressão de uma "estética ariana"; a manutenção de velhas e novas formas de hierarquização entre brancos e negros e de estereotipia em relação a personagens negros.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-58442012000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759018483712