Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200008 |
Resumo: | O artigo discute algumas formas específicas de hierarquização entre brancos(as) e negros(as) observadas em publicidade divulgada em jornais paranaenses. A partir de banco de dados sobre o negro em três jornais impressos de Curitiba, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, entre os anos de 2005 e 2007, foram realizadas uma série de análises sobre aspectos específicos, entre as quais análises de amostras das peças publicitárias dos jornais. Tais peças foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo e de análise crítica de discurso, analisando as relações entre personagens brancas(os) e negras(os). Os resultados apontam: presença e valorização de certos aspectos de personagens negros; permanência da sub-representação destes e da "branquidade normativa", o branco como norma de humanidade; vinculado a essa a expressão de uma "estética ariana"; a manutenção de velhas e novas formas de hierarquização entre brancos e negros e de estereotipia em relação a personagens negros. |
id |
INTERCOM-1_19facda801ac7a3056cbe2c1024c99e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442012000200008 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaensesRelações raciaisRacismoPublicidadeJornaisMídiaO artigo discute algumas formas específicas de hierarquização entre brancos(as) e negros(as) observadas em publicidade divulgada em jornais paranaenses. A partir de banco de dados sobre o negro em três jornais impressos de Curitiba, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, entre os anos de 2005 e 2007, foram realizadas uma série de análises sobre aspectos específicos, entre as quais análises de amostras das peças publicitárias dos jornais. Tais peças foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo e de análise crítica de discurso, analisando as relações entre personagens brancas(os) e negras(os). Os resultados apontam: presença e valorização de certos aspectos de personagens negros; permanência da sub-representação destes e da "branquidade normativa", o branco como norma de humanidade; vinculado a essa a expressão de uma "estética ariana"; a manutenção de velhas e novas formas de hierarquização entre brancos e negros e de estereotipia em relação a personagens negros.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200008Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442012000200008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Paulo Vinícius Baptista daRocha,Neli Gomes daSantos,Wellington Oliveira dospor2013-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442012000200008Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2013-01-09T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses |
title |
Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses |
spellingShingle |
Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses Silva,Paulo Vinícius Baptista da Relações raciais Racismo Publicidade Jornais Mídia |
title_short |
Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses |
title_full |
Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses |
title_fullStr |
Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses |
title_full_unstemmed |
Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses |
title_sort |
Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses |
author |
Silva,Paulo Vinícius Baptista da |
author_facet |
Silva,Paulo Vinícius Baptista da Rocha,Neli Gomes da Santos,Wellington Oliveira dos |
author_role |
author |
author2 |
Rocha,Neli Gomes da Santos,Wellington Oliveira dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Paulo Vinícius Baptista da Rocha,Neli Gomes da Santos,Wellington Oliveira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações raciais Racismo Publicidade Jornais Mídia |
topic |
Relações raciais Racismo Publicidade Jornais Mídia |
description |
O artigo discute algumas formas específicas de hierarquização entre brancos(as) e negros(as) observadas em publicidade divulgada em jornais paranaenses. A partir de banco de dados sobre o negro em três jornais impressos de Curitiba, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, entre os anos de 2005 e 2007, foram realizadas uma série de análises sobre aspectos específicos, entre as quais análises de amostras das peças publicitárias dos jornais. Tais peças foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo e de análise crítica de discurso, analisando as relações entre personagens brancas(os) e negras(os). Os resultados apontam: presença e valorização de certos aspectos de personagens negros; permanência da sub-representação destes e da "branquidade normativa", o branco como norma de humanidade; vinculado a essa a expressão de uma "estética ariana"; a manutenção de velhas e novas formas de hierarquização entre brancos e negros e de estereotipia em relação a personagens negros. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1809-58442012000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129759018483712 |