O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100131 |
Resumo: | Resumo A partir dos postulados dos Estudos do Imaginário referentes à permanência dos mitos na contemporaneidade e da inerência do sagrado à situação humana, investigamos as formas de expressão que esse sagrado pode tomar na cultura midiática. Escolhemos, como material de estudo, fotografias publicadas no Instagram marcadas com a hashtag “sagrado”. Utilizamos a leitura simbólica seguida de uma leitura dos elementos contextuais de cada publicação para inferir as possíveis associações que os usuários fazem com a noção de sagrado, contrastando-as com possíveis hierofanias. Concluímos que as fotografias examinadas podem indicar processos simultâneos de sacralizações, ressacralizações e dessacralizações. |
id |
INTERCOM-1_236258401da26b01a5ecba71308b1f0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442019000100131 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiáticaComunicaçãoImaginárioInstagramSagradoDessacralizaçãoResumo A partir dos postulados dos Estudos do Imaginário referentes à permanência dos mitos na contemporaneidade e da inerência do sagrado à situação humana, investigamos as formas de expressão que esse sagrado pode tomar na cultura midiática. Escolhemos, como material de estudo, fotografias publicadas no Instagram marcadas com a hashtag “sagrado”. Utilizamos a leitura simbólica seguida de uma leitura dos elementos contextuais de cada publicação para inferir as possíveis associações que os usuários fazem com a noção de sagrado, contrastando-as com possíveis hierofanias. Concluímos que as fotografias examinadas podem indicar processos simultâneos de sacralizações, ressacralizações e dessacralizações.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100131Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.42 n.1 2019reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201917info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Ana Taís Martins Portanovapor2019-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442019000100131Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2019-04-10T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática |
title |
O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática |
spellingShingle |
O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática Barros,Ana Taís Martins Portanova Comunicação Imaginário Sagrado Dessacralização |
title_short |
O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática |
title_full |
O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática |
title_fullStr |
O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática |
title_full_unstemmed |
O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática |
title_sort |
O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática |
author |
Barros,Ana Taís Martins Portanova |
author_facet |
Barros,Ana Taís Martins Portanova |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros,Ana Taís Martins Portanova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Imaginário Sagrado Dessacralização |
topic |
Comunicação Imaginário Sagrado Dessacralização |
description |
Resumo A partir dos postulados dos Estudos do Imaginário referentes à permanência dos mitos na contemporaneidade e da inerência do sagrado à situação humana, investigamos as formas de expressão que esse sagrado pode tomar na cultura midiática. Escolhemos, como material de estudo, fotografias publicadas no Instagram marcadas com a hashtag “sagrado”. Utilizamos a leitura simbólica seguida de uma leitura dos elementos contextuais de cada publicação para inferir as possíveis associações que os usuários fazem com a noção de sagrado, contrastando-as com possíveis hierofanias. Concluímos que as fotografias examinadas podem indicar processos simultâneos de sacralizações, ressacralizações e dessacralizações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100131 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1809-5844201917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.42 n.1 2019 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129759855247360 |