O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros,Ana Taís Martins Portanova
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100131
Resumo: Resumo A partir dos postulados dos Estudos do Imaginário referentes à permanência dos mitos na contemporaneidade e da inerência do sagrado à situação humana, investigamos as formas de expressão que esse sagrado pode tomar na cultura midiática. Escolhemos, como material de estudo, fotografias publicadas no Instagram marcadas com a hashtag “sagrado”. Utilizamos a leitura simbólica seguida de uma leitura dos elementos contextuais de cada publicação para inferir as possíveis associações que os usuários fazem com a noção de sagrado, contrastando-as com possíveis hierofanias. Concluímos que as fotografias examinadas podem indicar processos simultâneos de sacralizações, ressacralizações e dessacralizações.
id INTERCOM-1_236258401da26b01a5ecba71308b1f0c
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442019000100131
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiáticaComunicaçãoImaginárioInstagramSagradoDessacralizaçãoResumo A partir dos postulados dos Estudos do Imaginário referentes à permanência dos mitos na contemporaneidade e da inerência do sagrado à situação humana, investigamos as formas de expressão que esse sagrado pode tomar na cultura midiática. Escolhemos, como material de estudo, fotografias publicadas no Instagram marcadas com a hashtag “sagrado”. Utilizamos a leitura simbólica seguida de uma leitura dos elementos contextuais de cada publicação para inferir as possíveis associações que os usuários fazem com a noção de sagrado, contrastando-as com possíveis hierofanias. Concluímos que as fotografias examinadas podem indicar processos simultâneos de sacralizações, ressacralizações e dessacralizações.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100131Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.42 n.1 2019reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201917info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Ana Taís Martins Portanovapor2019-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442019000100131Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2019-04-10T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática
title O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática
spellingShingle O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática
Barros,Ana Taís Martins Portanova
Comunicação
Imaginário
Instagram
Sagrado
Dessacralização
title_short O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática
title_full O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática
title_fullStr O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática
title_full_unstemmed O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática
title_sort O que é o sagrado no Instagram? Sacralização, dessacralização e ressacralização na cultura midiática
author Barros,Ana Taís Martins Portanova
author_facet Barros,Ana Taís Martins Portanova
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros,Ana Taís Martins Portanova
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Imaginário
Instagram
Sagrado
Dessacralização
topic Comunicação
Imaginário
Instagram
Sagrado
Dessacralização
description Resumo A partir dos postulados dos Estudos do Imaginário referentes à permanência dos mitos na contemporaneidade e da inerência do sagrado à situação humana, investigamos as formas de expressão que esse sagrado pode tomar na cultura midiática. Escolhemos, como material de estudo, fotografias publicadas no Instagram marcadas com a hashtag “sagrado”. Utilizamos a leitura simbólica seguida de uma leitura dos elementos contextuais de cada publicação para inferir as possíveis associações que os usuários fazem com a noção de sagrado, contrastando-as com possíveis hierofanias. Concluímos que as fotografias examinadas podem indicar processos simultâneos de sacralizações, ressacralizações e dessacralizações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100131
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-5844201917
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.42 n.1 2019
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759855247360