A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000300021 |
Resumo: | Resumo O estudo da Ética é relativamente comum nas pesquisas em Comunicação. No entanto, as abordagens geralmente se voltam para questões práticas e profissionais, delineando argumentos a partir de teorias normativas ou deontológicas. Este texto propõe, a partir da ética da alteridade em Lévinas, que o conceito de comunicação possui aspectos éticos, na medida de seu necessário direcionamento a outrem, tendo como pressuposto a abertura e a possibilidade de acolhimento da alteridade. Essa proposição é trabalhada em três eixos, de acordo com três condições principais para a ética da comunicação enquanto: (a) abertura e hospitalidade; (b) responsabilidade infinita diante do outro; (c) proximidade e interpelação do rosto como ponto inicial da comunicação. O objetivo não é propor outra “Ética da Comunicação”, mas entender a Comunicação enquanto ação ética. |
id |
INTERCOM-1_27aab44ac54a7692ef6897836cb23b97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442019000300021 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com LévinasÉticaComunicaçãoAlteridadeResumo O estudo da Ética é relativamente comum nas pesquisas em Comunicação. No entanto, as abordagens geralmente se voltam para questões práticas e profissionais, delineando argumentos a partir de teorias normativas ou deontológicas. Este texto propõe, a partir da ética da alteridade em Lévinas, que o conceito de comunicação possui aspectos éticos, na medida de seu necessário direcionamento a outrem, tendo como pressuposto a abertura e a possibilidade de acolhimento da alteridade. Essa proposição é trabalhada em três eixos, de acordo com três condições principais para a ética da comunicação enquanto: (a) abertura e hospitalidade; (b) responsabilidade infinita diante do outro; (c) proximidade e interpelação do rosto como ponto inicial da comunicação. O objetivo não é propor outra “Ética da Comunicação”, mas entender a Comunicação enquanto ação ética.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000300021Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.42 n.3 2019reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201931info:eu-repo/semantics/openAccessMartino,Luís Mauro SáMarques,Ângela Cristina Salgueiropor2019-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442019000300021Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2019-11-27T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas |
title |
A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas |
spellingShingle |
A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas Martino,Luís Mauro Sá Ética Comunicação Alteridade |
title_short |
A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas |
title_full |
A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas |
title_fullStr |
A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas |
title_full_unstemmed |
A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas |
title_sort |
A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas |
author |
Martino,Luís Mauro Sá |
author_facet |
Martino,Luís Mauro Sá Marques,Ângela Cristina Salgueiro |
author_role |
author |
author2 |
Marques,Ângela Cristina Salgueiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martino,Luís Mauro Sá Marques,Ângela Cristina Salgueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Comunicação Alteridade |
topic |
Ética Comunicação Alteridade |
description |
Resumo O estudo da Ética é relativamente comum nas pesquisas em Comunicação. No entanto, as abordagens geralmente se voltam para questões práticas e profissionais, delineando argumentos a partir de teorias normativas ou deontológicas. Este texto propõe, a partir da ética da alteridade em Lévinas, que o conceito de comunicação possui aspectos éticos, na medida de seu necessário direcionamento a outrem, tendo como pressuposto a abertura e a possibilidade de acolhimento da alteridade. Essa proposição é trabalhada em três eixos, de acordo com três condições principais para a ética da comunicação enquanto: (a) abertura e hospitalidade; (b) responsabilidade infinita diante do outro; (c) proximidade e interpelação do rosto como ponto inicial da comunicação. O objetivo não é propor outra “Ética da Comunicação”, mas entender a Comunicação enquanto ação ética. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000300021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000300021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1809-5844201931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.42 n.3 2019 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129760120537088 |