Glauber e os signos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Alexandre Rocha da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araujo,André Corrêa da Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000100004
Resumo: Este artigo busca identificar, na obra de Glauber Rocha, elementos ainda em dispersão de um projeto de teoria semiótica do Terceiro Mundo. Para isso, foram selecionados três tipos de signos que podem caracterizar os termos dessa semiótica: os signos do cinema, do transe e da revolução. Sob a influência de Peirce e de Deleuze acerca da semiótica e do cinema, a obra de Glauber pode ser pensada como um projeto cujo propósito principal é o de engendrar novos processos de significação que tenham a capacidade de significar o Terceiro Mundo em sua singularidade. A partir das semioses que engendra, Glauber se aproxima dos conceitos de opsignos e sonsignos propostos por Deleuze à luz de Peirce e que também caracterizam, sob determinados aspectos, a primeiridade: primazia da imagem pura e dos aspectos qualitativos da significação.
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