“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200093 |
Resumo: | Resumo O movimento das ocupações das escolas públicas no estado de São Paulo, realizado por jovens estudantes no final de 2015, marcou mais uma série de protestos reivindicatórios por melhores condições de ensino no Brasil. Nestes eventos, os adolescentes participantes ganharam voz ao utilizar as mídias como espaço de mobilização, criando conteúdos que serão analisados neste artigo à luz do conceito de política participativa (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) e sua interface com juventude e tecnologias. Tal proposta engloba a análise sistemática da produção dos ativistas (textos, imagens e vídeos) em 42 páginas da rede social Facebook, com objetivo de perceber o uso das mídias e seu papel no contexto mobilizatório. A intersecção entre cultura popular, engajamento afetivo e luta política, evidenciada pelas análises, foi um dos principais resultados do trabalho. |
id |
INTERCOM-1_6dfd789198b99998a224f36d1f6bf482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442017000200093 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no BrasilJuventudeMobilizaçãoEngajamentoMidiativismoPolítica ParticipativaResumo O movimento das ocupações das escolas públicas no estado de São Paulo, realizado por jovens estudantes no final de 2015, marcou mais uma série de protestos reivindicatórios por melhores condições de ensino no Brasil. Nestes eventos, os adolescentes participantes ganharam voz ao utilizar as mídias como espaço de mobilização, criando conteúdos que serão analisados neste artigo à luz do conceito de política participativa (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) e sua interface com juventude e tecnologias. Tal proposta engloba a análise sistemática da produção dos ativistas (textos, imagens e vídeos) em 42 páginas da rede social Facebook, com objetivo de perceber o uso das mídias e seu papel no contexto mobilizatório. A intersecção entre cultura popular, engajamento afetivo e luta política, evidenciada pelas análises, foi um dos principais resultados do trabalho.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200093Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.40 n.2 2017reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201726info:eu-repo/semantics/openAccessRomancini,RichardCastilho,Fernandapor2017-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442017000200093Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2017-08-23T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil |
title |
“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil |
spellingShingle |
“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil Romancini,Richard Juventude Mobilização Engajamento Midiativismo Política Participativa |
title_short |
“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil |
title_full |
“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil |
title_fullStr |
“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil |
title_full_unstemmed |
“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil |
title_sort |
“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil |
author |
Romancini,Richard |
author_facet |
Romancini,Richard Castilho,Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Castilho,Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romancini,Richard Castilho,Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude Mobilização Engajamento Midiativismo Política Participativa |
topic |
Juventude Mobilização Engajamento Midiativismo Política Participativa |
description |
Resumo O movimento das ocupações das escolas públicas no estado de São Paulo, realizado por jovens estudantes no final de 2015, marcou mais uma série de protestos reivindicatórios por melhores condições de ensino no Brasil. Nestes eventos, os adolescentes participantes ganharam voz ao utilizar as mídias como espaço de mobilização, criando conteúdos que serão analisados neste artigo à luz do conceito de política participativa (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) e sua interface com juventude e tecnologias. Tal proposta engloba a análise sistemática da produção dos ativistas (textos, imagens e vídeos) em 42 páginas da rede social Facebook, com objetivo de perceber o uso das mídias e seu papel no contexto mobilizatório. A intersecção entre cultura popular, engajamento afetivo e luta política, evidenciada pelas análises, foi um dos principais resultados do trabalho. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200093 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1809-5844201726 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.40 n.2 2017 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129759764021248 |