“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romancini,Richard
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Castilho,Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200093
Resumo: Resumo O movimento das ocupações das escolas públicas no estado de São Paulo, realizado por jovens estudantes no final de 2015, marcou mais uma série de protestos reivindicatórios por melhores condições de ensino no Brasil. Nestes eventos, os adolescentes participantes ganharam voz ao utilizar as mídias como espaço de mobilização, criando conteúdos que serão analisados neste artigo à luz do conceito de política participativa (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) e sua interface com juventude e tecnologias. Tal proposta engloba a análise sistemática da produção dos ativistas (textos, imagens e vídeos) em 42 páginas da rede social Facebook, com objetivo de perceber o uso das mídias e seu papel no contexto mobilizatório. A intersecção entre cultura popular, engajamento afetivo e luta política, evidenciada pelas análises, foi um dos principais resultados do trabalho.
id INTERCOM-1_6dfd789198b99998a224f36d1f6bf482
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442017000200093
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling “Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no BrasilJuventudeMobilizaçãoEngajamentoMidiativismoPolítica ParticipativaResumo O movimento das ocupações das escolas públicas no estado de São Paulo, realizado por jovens estudantes no final de 2015, marcou mais uma série de protestos reivindicatórios por melhores condições de ensino no Brasil. Nestes eventos, os adolescentes participantes ganharam voz ao utilizar as mídias como espaço de mobilização, criando conteúdos que serão analisados neste artigo à luz do conceito de política participativa (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) e sua interface com juventude e tecnologias. Tal proposta engloba a análise sistemática da produção dos ativistas (textos, imagens e vídeos) em 42 páginas da rede social Facebook, com objetivo de perceber o uso das mídias e seu papel no contexto mobilizatório. A intersecção entre cultura popular, engajamento afetivo e luta política, evidenciada pelas análises, foi um dos principais resultados do trabalho.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200093Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.40 n.2 2017reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201726info:eu-repo/semantics/openAccessRomancini,RichardCastilho,Fernandapor2017-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442017000200093Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2017-08-23T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv “Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil
title “Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil
spellingShingle “Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil
Romancini,Richard
Juventude
Mobilização
Engajamento
Midiativismo
Política Participativa
title_short “Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil
title_full “Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil
title_fullStr “Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil
title_full_unstemmed “Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil
title_sort “Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil
author Romancini,Richard
author_facet Romancini,Richard
Castilho,Fernanda
author_role author
author2 Castilho,Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romancini,Richard
Castilho,Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Mobilização
Engajamento
Midiativismo
Política Participativa
topic Juventude
Mobilização
Engajamento
Midiativismo
Política Participativa
description Resumo O movimento das ocupações das escolas públicas no estado de São Paulo, realizado por jovens estudantes no final de 2015, marcou mais uma série de protestos reivindicatórios por melhores condições de ensino no Brasil. Nestes eventos, os adolescentes participantes ganharam voz ao utilizar as mídias como espaço de mobilização, criando conteúdos que serão analisados neste artigo à luz do conceito de política participativa (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) e sua interface com juventude e tecnologias. Tal proposta engloba a análise sistemática da produção dos ativistas (textos, imagens e vídeos) em 42 páginas da rede social Facebook, com objetivo de perceber o uso das mídias e seu papel no contexto mobilizatório. A intersecção entre cultura popular, engajamento afetivo e luta política, evidenciada pelas análises, foi um dos principais resultados do trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200093
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442017000200093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-5844201726
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.40 n.2 2017
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759764021248