O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montardo,Sandra Portella
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Peters,Vitor Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200018
Resumo: Este artigo tem por tema a produção de música no século 21. Mais especificamente, objetiva analisar como suportes de distribuição Web afetam o negócio da música do ponto de vista de quem a produz. A partir de levantamento bibliográfico sobre a Escola Austríaca de Economia, sobre as reconfigurações do negócio da música em função das plataformas de distribuição Web e sobre os modelos de propriedade intelectual (copyleft e copyright), pergunta-se: que modelo se torna mais vantajoso para o músico? Em que sentido? Para tanto, os objetos do estudo comparativo são os sites Jamendo e iTunes. Percebe-se que nenhum dos modelos analisados supera o modelo tradicional em termos de compensação financeira, apesar da quantidade inferior de intermediários envolvida. No entanto, a questão criativa fica favorecida.
id INTERCOM-1_9d3fe1161dc421faecb36a63be26e9e6
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442012000200018
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunesEscola Austríaca de EconomiaNegócio de produção da músicaDireitos autoraisiTunesJamendoEste artigo tem por tema a produção de música no século 21. Mais especificamente, objetiva analisar como suportes de distribuição Web afetam o negócio da música do ponto de vista de quem a produz. A partir de levantamento bibliográfico sobre a Escola Austríaca de Economia, sobre as reconfigurações do negócio da música em função das plataformas de distribuição Web e sobre os modelos de propriedade intelectual (copyleft e copyright), pergunta-se: que modelo se torna mais vantajoso para o músico? Em que sentido? Para tanto, os objetos do estudo comparativo são os sites Jamendo e iTunes. Percebe-se que nenhum dos modelos analisados supera o modelo tradicional em termos de compensação financeira, apesar da quantidade inferior de intermediários envolvida. No entanto, a questão criativa fica favorecida.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200018Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/S1809-58442012000200018info:eu-repo/semantics/openAccessMontardo,Sandra PortellaPeters,Vitor Ribeiropor2013-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442012000200018Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2013-01-09T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes
title O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes
spellingShingle O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes
Montardo,Sandra Portella
Escola Austríaca de Economia
Negócio de produção da música
Direitos autorais
iTunes
Jamendo
title_short O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes
title_full O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes
title_fullStr O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes
title_full_unstemmed O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes
title_sort O negócio da produção de música no século 21: estudo comparativo do Jamendo e do iTunes
author Montardo,Sandra Portella
author_facet Montardo,Sandra Portella
Peters,Vitor Ribeiro
author_role author
author2 Peters,Vitor Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montardo,Sandra Portella
Peters,Vitor Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Austríaca de Economia
Negócio de produção da música
Direitos autorais
iTunes
Jamendo
topic Escola Austríaca de Economia
Negócio de produção da música
Direitos autorais
iTunes
Jamendo
description Este artigo tem por tema a produção de música no século 21. Mais especificamente, objetiva analisar como suportes de distribuição Web afetam o negócio da música do ponto de vista de quem a produz. A partir de levantamento bibliográfico sobre a Escola Austríaca de Economia, sobre as reconfigurações do negócio da música em função das plataformas de distribuição Web e sobre os modelos de propriedade intelectual (copyleft e copyright), pergunta-se: que modelo se torna mais vantajoso para o músico? Em que sentido? Para tanto, os objetos do estudo comparativo são os sites Jamendo e iTunes. Percebe-se que nenhum dos modelos analisados supera o modelo tradicional em termos de compensação financeira, apesar da quantidade inferior de intermediários envolvida. No entanto, a questão criativa fica favorecida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442012000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1809-58442012000200018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.35 n.2 2012
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759032115200